Saiba como ter sucesso nas vendas nos primeiros dias de loja online
O que o meu e-commerce deve saber sobre substituição tributária?

Saiba como ganhar dinheiro trabalhando em casa e fazendo o que gosta

Publicado em: • Última Atualização:

Um dos maiores benefícios que a tecnologia trouxe para muita gente foi a possibilidade de ganhar dinheiro trabalhando em casa. Pense na sua própria rotina: quantas vezes você já procurou a internet para comprar algo que não encontra por perto? Ou melhor: quantas vezes a internet foi sua primeira opção de compra?

Assim como aumentou o número de pessoas que compra pela internet, também cresceu a quantidade de vendedores online. Até mesmo as grandes lojas de varejo entraram para esse mercado, agregando valor com a praticidade da loja virtual, por meio da qual é possível comprar sem sair de casa! E um dos lados positivos de tudo isso é a possibilidade de se realizar profissionalmente trabalhando sem sair de casa.

Nesse cenário, o profissional se ocupa mantendo um e-commerce em pleno funcionamento e organizando suas vendas no conforto do próprio lar. O resultado? Trabalha-se com prazer! Quer entender melhor alguns dos diversos benefícios de optar por esse sistema de trabalho? Continue acompanhando nosso post de hoje!

Por que é importante gostar do que se faz?

Vamos supor que você trabalhe em um emprego com jornada de 8 horas diárias. Se leva 30 minutos para se deslocar para o trabalho e mais 30 para voltar para casa, além de ter 60 minutos de almoço, já são 10 horas do dia voltadas somente para sua profissão. Isso corresponde a mais de 40% do seu dia dedicado exclusivamente a isso! Sem contar que você passa cerca de 8 das 14 horas restantes dormindo. A parcela de dia livre só diminui.

Assim fica óbvio: se você não tem prazer no seu trabalho, vai dedicar a maior parte do seu tempo a uma atividade que só traz estresse e desgastes — emocional e físico. E você já notou que, quando faz algo de que não gosta, sente mais cansaço? Por outro lado, quando gasta seu tempo com algo que lhe dá prazer, nem vê as horas passarem, certo?

Por tudo isso e muito mais, as chances de alcançar o sucesso profissional são muito maiores quando você foca seu talento e suas habilidades naquilo que traz realização profissional. Portanto, dedicar-se a uma rotina que traga lucro e dê prazer pode ser uma excelente escolha. Afinal, assim você terá mais tempo livre para investir em si mesmo!

Como ganhar dinheiro trabalhando em casa?

Mas a pergunta que não quer calar é: como conseguir ganhar dinheiro sem sair de casa? Pense bem: hoje em dia, graças à quebra de fronteiras que a tecnologia proporciona, você pode negociar com pessoas de praticamente qualquer lugar do mundo. É preciso, claro, estabelecer o alcance disso, definindo até onde vale a pena ir.

Como são diversas as formas de oferecer produtos e serviços pela web, é bom saber o que realmente importa. No caso, você deve:

  • conhecer a si mesmo e entender o que lhe traz satisfação e realização profissional;
  • avaliar o mercado, analisando as possibilidades a que você pode se dedicar;
  • analisar as opções e unir o que for mais promissor ao que você gosta de fazer.

Obviamente, apenas boa vontade não basta. Assim como em qualquer outro negócio próprio, para trabalhar de casa com um e-commerce é preciso ter dedicação, estudar e investir. Lembre-se de que, como empreendedor, você deve se capacitar constantemente!

Como alcançar satisfação e sucesso profissional?

A partir de agora, fique de olho nos passos mais importantes para escolher o melhor ramo para investir e conseguir alcançar sucesso!

Faça uma lista de afinidades

Como já mencionamos brevemente, comece conhecendo a si mesmo. Se você gosta de trabalhos manuais, por exemplo, pode trabalhar com marchetaria, patchwork e assim por diante. Diversos profissionais que escolhem oferecer produtos exclusivos pela internet conseguem vender bastante por alcançarem um mercado bem maior. Tem mais afinidade com tecnologia ou cuidados pessoais? Sem problema! O importante é analisar todas as possibilidades e separar aquelas com que teria mais prazer de trabalhar.

Estude o mercado e entenda os nichos em alta

Sejamos sinceros: de nada adianta gostar de algo (e fazer isso bem) se simplesmente não há demanda! Entenda desde já: o mercado é o termômetro que vai indicar qual das suas afinidades é mais promissora. Procure informações sobre os nichos mais atraentes e case essa lista com suas preferências. No fim das contas, você terá uma boa ideia do que pode fazer para ganhar dinheiro trabalhando em casa!

Precisando de ideias? Leia nosso artigo:
Produtos mais vendidos na internet – 10 categorias para você explorar

Levante as demandas do público

A essa altura do processo, você certamente já terá algumas opções mais claras em mente. Então parta para a pesquisa! Em sites voltados para o e-commerce, no SEBRAE ou em outras fontes de informação confiáveis, confira como está o mercado para as ideias que restaram na sua listinha. Avalie, por exemplo:

  • os índices de busca por esses produtos ou serviços na internet;
  • o tráfego nas páginas de empresas que oferecem esses itens;
  • a quantidade de concorrentes que você vai encontrar na área;
  • quem são os maiores concorrentes e o que eles oferecem;
  • como você pode aproveitar demandas não atendidas.

Escolha um local para vender suas mercadorias

Se você encontrou algo de que realmente gosta e que tem demanda, agora precisa escolher onde vai oferecer esses produtos. Na internet, claro! Essa é a resposta mais óbvia, já que estamos falando de vendas online. No entanto, como são muitas as possibilidades, é preciso ser mais específico. Você pode, por exemplo:

  • montar uma loja virtual, criando seu próprio e-commerce;
  • inscrever-se em sites como o Elo7, voltado para artesãos, e o Mercado Livre;
  • criar uma loja nas redes sociais — hoje, o próprio Facebook oferece a possibilidade de vender produtos dentro da plataforma, na fan page da marca.

Estabeleça uma rotina de trabalho

Entenda desde já: trabalhar em casa não significa fazer as coisas de qualquer jeito. É muito importante, portanto, ser disciplinado. Não esqueça que, investindo em seu próprio negócio, o sucesso dele depende exclusivamente de você! Nesse contexto, é preciso tomar certos cuidados, como:

  • registrar-se como MEI ou microempresa, dependendo do que for mais apropriado, para começar já focando no crescimento;
  • abrir uma conta para os negócios separada da sua conta pessoal para se organizar financeiramente;
  • definir as horas que serão destinadas à criação de novos produtos e o tempo gasto com as vendas, no caso de você fabricar o que vende;
  • criar canais de contato separados, com WhatsApp, e-mail e telefone exclusivos para o negócio;
  • pensar no seu horário de trabalho, estabelecendo uma rotina para responder contatos nas redes sociais, atender seus clientes e divulgar sua loja.

Como acaba ficando mais fácil perder a atenção e se desorganizar ao trabalhar em casa, talvez uma boa ideia seja agir como se fosse um emprego tradicional — pelo menos no começo.

Seguindo essas dicas, você tem todas as ferramentas necessárias para ganhar dinheiro trabalhando em casa, com algo capaz de lhe proporcionar prazer e sucesso. Que tal mais uma dica final? Compartilhe este post em suas redes sociais para trocar ideias com seus amigos! Assim você pode ter mais insights para abrir seu próprio negócio!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Saiba como ganhar dinheiro trabalhando em casa e fazendo o que gosta
5 (100%) 1 voto

2 Comentários em: Saiba como ganhar dinheiro trabalhando em casa e fazendo o que gosta


  1. Boa tarde, eu gostaria muito de montar uma loja virtual. Eu só não sei o que vender, qual produto está em alta, poderia me ajudar nesse sentido? Eu tive restaurante durante dez anos, vendi, estava muito cansada, agora estou tentando mudar de seguimento. Sei que não vai ser fácil!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *