O Que é o Duplo ‘E’ do E-Commerce e Como Ele Pode Te Ajudar a Vender Mais
Mercado Livre Lança Serviço de Assinatura Recorrente

Saiba como criar um perfil comercial no Instagram em 4 passos

Publicado em: • Última Atualização:

Já conhecemos o potencial que as redes sociais têm na divulgação de uma empresa, produtos e serviços. Além disso, sabemos que elas ajudam a criar um bom relacionamento com os clientes — tornando o contato mais próximo.

O Instagram, especificamente, é uma plataforma voltada para a publicação de fotos, o que ajuda a chamar a atenção para os itens oferecidos. Porém, para que ele contribua para o alcance de resultados ainda mais satisfatórios, o ideal é criar uma conta exclusiva para negócios.

Quer saber como isso funciona e de que maneira pode favorecer a sua estratégia de marketing? No post de hoje vamos explicar todos esses pontos acerca de um perfil comercial no Instagram. Confira!

Por que é importante ter um perfil comercial no Instagram?

Quando você cria um perfil no Instagram voltado para negócios, já mostra para o público que sua empresa tem uma postura profissional e busca oferecer o melhor tipo de atendimento — com todos os recursos disponíveis na ferramenta.

Isso ajuda a transmitir mais confiança e credibilidade para os clientes, pois eles notam que a ação não se trata de algo informal ou até mesmo amador. Com essa segurança, as chances de as pessoas resolverem comprar na sua loja são bem maiores.

Qual é o passo a passo para criar uma conta comercial?

A criação de uma conta comercial é bem simples e leva apenas alguns minutos. Nos tópicos a seguir, listamos 4 passos que devem ser adotados para isso.

1. Baixar o aplicativo

O primeiro passo é baixar o aplicativo no smartphone. Ele está disponível na Play Store (para celulares com Android), na App Store (para iPhone) e na Windows Phone Store (para celulares da Microsoft).

Assim que ele for instalado, clique sobre o ícone no menu para abri-lo e dar início às configurações da conta.

2. Criar uma conta

Existem duas formas para criar uma conta no Instagram. A primeira delas, e a mais fácil, é por meio do login com um perfil do Facebook. Se você já tem cadastro nessa plataforma, pode seguir essa opção.

A segunda requer um novo registro. Para isso, clique em “cadastre-se”. O próximo passo será digitar um endereço de e-mail e pressionar o botão “avançar”.

3. Configurar o perfil

Agora, no seu perfil, clique sobre os três pontinhos localizados no canto superior direito da tela e vá em “configurações”, “conta”, “alterar para conta comercial”.

Feito isso, é o momento de personalizar o seu perfil, adicionando uma foto de identificação (de preferência o seu logo).

Depois, é necessário incluir outras informações, como o site, endereço, telefone para contato, horário de funcionamento, entre outras coisas.

4. Dar início à utilização da conta

Esse último passo não está relacionado à criação da sua conta, mas vale a pena fazer essa indicação. Comece a usar o seu perfil e aproveitar as funcionalidades da ferramenta postando fotos e vídeos curtos.

Também é interessante seguir outras contas — clientes em potencial, perfis semelhantes etc.

Aprenda mais com o quadro Escola Responde:

 

Quais são as vantagens e recursos que podem ser explorados?

Há alguns artifícios que podem ser utilizados para otimizar os resultados do seu empreendimento no Instagram. A seguir, listamos alguns deles e explicamos como funcionam.

Notificações de publicação

Em muitos casos, os seguidores não chegam a visualizar todas as suas postagens, e isso está relacionado ao que chamamos de alcance.

Quando o alcance das publicações não ocorre como o esperado, significa que menos pessoas estão acompanhando o seu trabalho.

Para evitar que isso aconteça, peça para seus seguidores clicarem nos três pontinhos localizados próximo à imagem do seu perfil. Em seguida, eles devem selecionar a opção “ativar notificações de publicação”.

Feito isso, assim que um conteúdo for postado, eles receberão uma notificação.

Interação com os seguidores

As curtidas e os comentários são excelentes recursos para interagir com os seus seguidores de forma rápida e prática.

Por meio deles, você pode realizar um atendimento de qualidade, enquanto se aproxima ainda mais dos clientes.

Mensagens diretas

Esse recurso permite enviar mensagens de modo privado para as pessoas.

Por meio dele, seus clientes podem entrar em contato para esclarecer dúvidas mais complexas ou iniciar uma conversa particular, por exemplo.

Hashtags

As hashtags têm como objetivo aumentar o alcance das suas publicações, fazendo com que mais usuários vejam as postagens.

Elas consistem em palavras-chave que viram uma espécie de hiperlink para facilitar buscas no aplicativo.

Stories

Stories são publicações que ficam no ar por 24 horas.

Com esse recurso, fotos e vídeos são exibidos como se fossem uma apresentação de slides. E, se o perfil tiver mais de 10 mil seguidores, é possível inserir links.

Lives

Lives são vídeos ao vivo que podem ser acessados pelos seguidores. Esses, por sua vez, podem interagir com curtidas e comentários.

Uma boa ideia é usar esse recurso para anunciar novos produtos.

Anúncios

O Instagram também permite a criação de anúncios e publicações patrocinadas por meio de fotos, vídeos e stories.

Como melhorar as estratégias de marketing no Instagram?

Existem boas práticas que podem ser aplicadas para obter resultados mais promissores com o marketing no Instagram. Conheça algumas delas a seguir.

Mantenha o foco na hora de anunciar

Escolher um ponto para focar é a melhor maneira de fazer com o que o seu objetivo fique evidente para o público.

Crie anúncios notáveis

Elabore os seus anúncios pensando em atrair a atenção dos usuários. Aqui, a ideia é que eles interrompam a navegação no feed para visualizar a publicação.

Transmita personalidade

Use a identidade da sua marca para se tornar reconhecido e explore isso nos seus anúncios. Insira sempre o logo e as cores da empresa nas fotos publicadas.

Desperte o interesse do público

Em primeiro lugar, é preciso garantir que os produtos ou serviços vão interessar às pessoas. Em seguida, deve-se pensar em formas de se conectar com o público de forma mais emocional.

Dependendo do perfil do seu consumidor, vale a pena investir no humor e em uma linguagem mais próxima.

Explore a chamada para ação (CTA)

O CTA é usado no final das publicações, quando você convida o leitor a tomar alguma atitude.

Se o seu objetivo é aumentar as vendas, invista em um CTA convincente, que faça as pessoas entrarem no seu site, por exemplo.

Analise os resultados

Monitore as interações dos seus seguidores — principalmente nos anúncios — e faça testes para encontrar o formato que proporciona os melhores resultados.

Criar um perfil comercial no Instagram é uma tarefa bem simples. Gerenciar a conta e conseguir um desempenho satisfatório já é algo que demanda um pouco mais de cuidado e planejamento. No entanto, não é nenhum bicho de sete cabeças, como você pode ver.

Gostou das nossas sugestões? Então compartilhe este post em suas redes sociais e leve as informações apresentadas aqui para mais pessoas.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Saiba como criar um perfil comercial no Instagram em 4 passos
3.7 (73.33%) 6 votos

2 Comentários em: Saiba como criar um perfil comercial no Instagram em 4 passos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.