Como melhorar a reputação no Mercado Livre? Entenda aqui!

A reputação no Mercado Livre é o principal segredo para ter sucesso na plataforma. Primeiramente, é um dos diferenciais do algoritmo que […]

A reputação no Mercado Livre é o principal segredo para ter sucesso na plataforma. Primeiramente, é um dos diferenciais do algoritmo que a empresa usa para organizar os produtos. Então, se você quer garantir que vai ficar nas primeiras posições, precisa priorizar a reputação, o que, consequentemente, aumenta a visualização e o potencial de vendas. Mas como melhorar esse aspecto?

É isso que vamos apresentar neste post. Descubra como conquistar uma boa reputação e trazer mais segurança para o comprador ao visualizar seus produtos. Continue lendo o post até o final e aprenda as principais dicas para manter ou recuperar uma boa posição.

Como melhorar a reputação no Mercado Livre?

As dicas a seguir ajudarão você a ter uma ótima reputação no Mercado Livre. Porém, na dúvida, o principal é sempre pensar na experiência do cliente. Priorize sempre entregar uma boa experiência para o público, em todos os aspectos, e a sua reputação será positiva. Agora, vamos às dicas mais específicas.

Tenha um nível de reclamação abaixo dos 3%

As reclamações são uma grande variável para sua reputação. O ideal é manter o volume abaixo do patamar dos 3%. Resumidamente, o objetivo é trazer um serviço primoroso em todos os momentos, inclusive no pós-venda. Confira os principais tipos de reclamações e como evitá-las:

  • produto diferente do combinado — geralmente acontece por falta de comunicação. O cliente pensa que o produto está incompleto, ou faltando itens. Para garantir que isso não aconteça, tenha descrições detalhadas e as fotos ilustrando o produto exatamente como ele é;
  • produtos com cor ou tamanho diferentes — se o produto tem múltiplas variações, você deve adicionar cada uma delas, de modo que o cliente possa escolher claramente o que ele quer;
  • produtos com defeito de fábrica — nesse caso, não tem muito a ser feito. Peça desculpas para o cliente e entre em contato com o fornecedor. Também vale a pena ter instruções completas de como usar o produto, só por garantia;
  • produtos com defeito por conta da embalagem — pode ser que o processo de embalagem quebre ou risque os produtos. Nesse caso, revise o seu processo;
  • o cliente entrou em contato e não teve resposta — é a reclamação mais comum e mais simples de evitar. Responder sempre com clareza e rapidamente não somente diminui as reclamações, mas permite vender mais. Caso isso ocorra no pós-venda, é praticamente garantia de reclamação;
  • falta de produto no estoque — a gestão de estoque eficiente é a principal forma de resolver esse problema.

Agilize o envio de produtos

O envio dos produtos pode ser uma força ou uma fraqueza. Quando rápido, ele traz uma ótima experiência e uma boa surpresa para o cliente. Quando lento, leva à reclamação. Por ambos os motivos, diminuir o tempo de envio vale muito a pena. Se você usa o Mercado Envios, o sistema compara o seu desempenho com outros vendedores. O resultado da comparação de atrasos não pode passar dos 15%.

Essa é mais uma forma como o controle de estoque é importante. Ter tudo organizado e processos claros significa processar os pedidos rapidamente, o que impacta diretamente o tempo de envio.

Não cancele vendas e tenha um bom fluxo

Outro ponto crucial é que você não pode ter mais de 3% de vendas canceladas. Isso ocorre quando você cancela a compra, ou quando devolve o dinheiro a partir de uma reclamação em aberto. De qualquer forma, vendas canceladas são uma péssima experiência para o cliente. Se for ele quem cancela, você não é punido, desde que a culpa não seja sua.

Por outro lado, manter um fluxo de vendas é um ótimo sinal. Inclusive, a quantidade de vendas em determinado período é critério para ser Mercado Líder. Portanto, procure ter uma boa frequência de vendas.

Implemente as melhores práticas de venda

Existem diversas boas práticas que você pode implementar para vender mais enquanto otimiza sua reputação. Por exemplo, o título do produto é um fator para que os clientes cliquem. É importante que ele contenha a palavra-chave do produto e tenha um equilíbrio entre informativo e convincente. O mesmo se aplica à descrição.

A categoria do produto também é outro fator importante. Existem milhares de categorias e subcategorias na plataforma. Ser o mais específico possível ajuda os clientes a comprarem o seu produto e também evita erros e reclamações, pois ele já está comprando no local adequado.

Fotos são essenciais para vender mais, mas, como vimos, elas podem ser uma armadilha. Imagens autênticas ajudam a trazer mais cliques, sendo que é obrigatório ser muito claro sobre qual é o produto que você está vendendo e o que faz parte dele.

Por fim, fique sempre atento à origem da reclamação. Se um anúncio ou produto específico for a origem em muitos casos, vale a pena pausar ou até cancelar o anúncio até que você corrija. É preciso ficar atento e agir rapidamente — caso contrário, sua reputação pode descer muito rapidamente

O que fazer se você estiver no vermelho?

Se a sua recuperação estiver baixa, e você quiser recuperá-la, o processo é muito semelhante. O problema é que os erros para quem já não tem a melhor reputação custam mais caro. Portanto, você precisa trabalhar com o dobro de cuidados para não cometê-los. Além disso, não adianta procurar fórmulas mágicas para sair do vermelho e chegar ao verde. É preciso ter calma e dar um passo de cada vez.

Por outro lado, você pode usar o preço como estratégia de venda e para recuperar a sua reputação. Baixar os preços significa aumentar o volume de vendas. Ou seja, você sacrifica a margem para melhorar sua reputação. Mas é preciso garantir que você está preparado para esse crescimento no fluxo, para não acumular novas reclamações.

O processo para alcançar uma boa reputação no Mercado Livre nunca acaba. É necessário sempre estudar para adotar novas medidas para otimizar as vendas na plataforma. Afinal, a tecnologia, o Mercado Livre e o próprio cliente estão sempre evoluindo. Assim, você consegue ter uma satisfação mais positiva no longo prazo.

Gostou do post? Então assine a nossa newsletter para não perder nenhuma dica e vender mais no Mercado Livre e em outras plataformas!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário