Produtos mais vendidos na internet – 10 categorias para você explorar
Atendimento ao cliente: o que minha loja precisa oferecer?

Renda extra na internet: saiba como abrir uma loja virtual

Publicado em: • Última Atualização:

Crise? Existe, mas não é em todo setor do mercado. De acordo com os dados publicados pela Conversion, empresa especializada em otimização na web, no ano de 2016 a quantidade de vendas realizadas pelo setor de e-commerce no Brasil subiu cerca de 25% em relação a 2015. Ou seja: foram cerca de R$69 bilhões injetados na economia no ano passado!

E com números tão impressionantes, não é de se admirar que tanta gente queira aproveitar desta boa onda das lojas virtuais para fazer uma renda extra na internet. Mas como abrir uma loja desse tipo sem ter dor de cabeça?

É o que mostraremos aqui no post. Confira!

Não crie uma loja do zero: escolha uma plataforma pronta para o seu negócio

Antes de tudo, é bom saber que você não precisa começar nem um site e nem um sistema de vendas do zero para lucrar com a web. E optar por uma plataforma pronta pode resultar não só na economia de verba para o seu negócio, mas também de tempo.

Por ser um tipo de processo que envolve a segurança dos dados bancários dos clientes e também da empresa, a criação de um sistema de e-commerce costuma levar vários meses, passando por vários testes ao longo dos dias. O que não é nada bom para quem tem pressa de colocar um projeto no ar.

Mas como escolher a melhor plataforma para a sua loja virtual? Bem, basta ficar de olho em alguns pontos.

Personalização

A plataforma pode ser personalizada com a cara da sua empresa (por exemplo com o logo e as cores dela)? Se isso for possível, já temos um ponto favorável.

Layout responsivo

A plataforma funciona perfeitamente em qualquer tipo de aparelho, indo de computadores tradicionais até smartphones? Pois é bom que funcione!

Nós já explicamos qual é a importância de se ter um site responsivo, mas não custa nada lembrar: hoje em dia a maioria das pessoas acessa a internet por seus celulares — só no Brasil, 92% de quem acessa a web costuma fazer isso por meio de algum smartphone segundo o IBGE. Logo, se as suas páginas não estiverem preparadas para esse tipo de acesso, elas trarão uma navegação bastante fraca para o usuário e ainda sofrerão com uma lentidão no carregamento. Pontos que se não forem levados em conta, podem prejudicar o ranqueamento do seu site no Google.

Facilidade em cadastrar produtos e gerenciar as tarefas

É fácil cadastrar algum produto no seu sistema? E gerenciar as tarefas, é uma tarefa simples? Se a resposta for negativa para esses fatores, é melhor procurar outra plataforma.

Automatize os processos

Quem está começando agora a ganhar uma renda extra na internet costuma não ter tempo e nem pessoal suficiente para cuidar de todos os processos que envolvem a loja virtual (como o disparo de e-mails promocionais, a postagem de novidades nas redes sociais e até a cobrança de algum pedido que não foi realizada).

Nessa hora, entra em ação a necessidade de ter uma plataforma de vendas que também automatize os processos do seu negócio.

E-mail marketing

Quem pretende lucrar com a web e, principalmente, com lojas virtuais, deve saber de cor e salteado quais são as etapas do funil de vendas da sua empresa, certo? E quem conhece essas etapas sabe que existe um tipo de e-mail marketing para cada uma delas. Agora imagine disparar cada um manualmente e para cada usuário que comprou ou demonstrou interesse no seu e-commerce?

Para evitar essa dor de cabeça, é preciso escolher uma plataforma que automatize esse processo de envio de e-mails, principalmente aqueles com informações a respeito da compra dos clientes.

Cobranças e oportunidades

Um boleto ainda não foi pago ou alguém colocou um produto no carrinho, mas não concluiu a compra? Tudo isso pode ser observado por um sistema automatizado que também pode disparar e-mails avisando a respeito desses detalhes para os usuários (e possíveis clientes).

Escolha muito bem os seus fornecedores

Quem está abrindo agora a sua primeira loja virtual precisará contar bastante com bons fornecedores — principalmente para serviços como o de entrega. É preciso ficar de olho e escolher a dedo aquele que seja responsável e também na medida certa para te ajudar quando houver alguma necessidade especial, como o período do Natal e da Black Friday, quando as demandas costumam aumentar bastante.

Seja bem transparente com o seu prazo de resposta

Pense bem antes de responder: você consegue administrar sua loja virtual, negociar com fornecedores e ainda responder as dúvidas e reclamações dos usuários? Existe pessoal o suficiente para fazer isso por você?

Se a resposta for não, então pelo menos seja transparente com os usuários e deixe claro quanto tempo sua empresa leva para responder suas mensagens em cada um dos dos seus canais de atendimento. Além disso, deixe claro qual é o horário de funcionamento do SAC (no caso dos telefones), assim você evita dor de cabeça com aqueles clientes que não têm tempo de esperar por algum retorno.

Lembre-se que não existe almoço grátis na internet

É possível ter bons resultados com o Google sem precisar gastar uma boa parte da verba com isso? Sim, mas demora. E com o Facebook? Bem, nesse caso é melhor não contar com isso.

Ter uma boa otimização com os mecanismos de busca da web é um processo que pode levar meses ou até anos para acontecer. Já no caso dos resultados orgânicos do Facebook, estima-se que hoje apenas 6% da base de seguidores de uma fan page costuma receber os posts não impulsionados.

Em resumo: saiba que não existe almoço grátis na web e que se você vai investir em uma loja virtual, terá que investir também em ferramentas como o Google AdWords e Facebook Ads para levar o seu conteúdo e suas promoções para mais pessoas na rede.

Como você viu por aqui, existem bons motivos para tentar fazer uma renda extra na internet hoje em dia. No entanto, é preciso escolher muito bem a sua plataforma de vendas, seus fornecedores e investir no marketing digital e também nos canais de venda para que seu negócio aproveite a boa onda do mercado de e-commerce no Brasil.

Agora, se quiser deixar todo esse processo mais simples, basta entrar em contato com a gente aqui da Tray para saber o que podemos fazer por você.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Renda extra na internet: saiba como abrir uma loja virtual
Avalie esse artigo!

One thought on “Renda extra na internet: saiba como abrir uma loja virtual



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.