Como trabalhar a retenção de clientes no meu e-commerce?
Quais são as vantagens de vender artigos de festa em uma loja virtual?

Você sabe o que é redesign dentro de um e-commerce?

Publicado em: • Última Atualização:

Depois de algum tempo é preciso parar e avaliar alguns pontos dentro do seu e-commerce, reavaliar o design, as integrações, operações e processos. Conforme o tempo passa, as tendências mudam, assim como o comportamento dos usuários e suas necessidades. Seguindo a linha da mudança, você deve ficar atento e acompanhá-las para não ficar desatualizado. 

A necessidade de um redesign nasce de todas essas observações. Reformular, refazer e redesenhar são maneiras de recriar algo que precisa ser mudado e atualizado. 

O que é redesign na prática?

Refazer o design de um site não é alterar tudo que tem nele. O redesign pode implicar em mudanças grandes ou reformulações menores como otimizações, adaptações e modernizações. 

A intenção é manter a essência da loja, porém atendendo toda as necessidades do e-commerce e do usuário. O objetivo deve ser sempre otimizar e melhorar a experiência para que os resultados sejam cada vez melhores. 

Qual é o momento certo para fazer o redesign da minha loja?

Algumas situações podem deixar claro que seu site precisa de uma reformulação completa ou parcial. 

A experiência do usuário

Se algo compromete a experiência do usuário, isso deve ser notado e resolvido o quanto antes. Quem mais importa para o seu site, são os seus usuários e é nele que você deve pensar quando for tomar decisões referentes a usabilidade.

Lentidão no carregamento das páginas, links sem funcionalidade ou quebrados, falta de usabilidade dos botões, informações confusas, imagens de baixa qualidade, são inúmeros os problemas de usabilidade que um site pode ter.

Isso afeta totalmente a experiência do usuário e pode levar você a perder muitos cliques e vendas. Quando um site é criado alguns erros iniciais ficam de lado para que a loja possa ir para o ar e começar a vender, mas com o passar do tempo a empresa vai crescendo e esses erros começam a atrapalhar a loja.

A usabilidade de um site, a hierarquia das informações e a experiência do usuário precisam ser testadas constantemente. Qualquer falha ou dificuldade de navegação, juntamente com outros aspectos são motivos suficientes para pensar no redesign da loja.

Ranqueamento do Google

Esse fator em conjunto com os outros, diz tudo sobre o sucesso da sua loja virtual e é uma das evidências mais fortes para avaliar se está tudo certo com a loja como um todo. 

O Google leva em consideração algumas questões para ranquear as lojas virtuais e a principal delas é o SEO. As técnicas de SEO consistem na otimização do site: Tag title e meta tag description para os resultados no Google, título dos produtos dentro das páginas, descrição do produto, palavras-chave em todo o site, links internos e externos. Além de cuidados com o conteúdo, o ranqueamento do Google avalia o layout, o código da sua loja e a usabilidade.

Se a sua loja não aparece nas pesquisas ou não ocupar a posição desejada, você precisa repensar e reavaliar quesitos da sua loja que podem necessitar de um redesign. 

Layout responsivo

Seu layout é responsivo? Se a resposta é não, já adianto que sem dúvidas é hora de refazer seu site. 

O algoritmo do Google desconsidera sites que não são amigáveis com a versão mobile e dificilmente estes ocuparão as primeiras páginas. A prioridade é para aqueles que além de serem otimizados, possuem a versão responsiva. 

Para ser encontrado nos motores de busca e ter relevância para o e-commerce é essencial buscar por atender a demanda e hoje o acesso através dos dispositivos móveis já corresponde a aproximadamente metade das vendas das lojas virtuais.

Ferramentas e integrações desatualizadas

O que acontece bastante e é um pontapé inicial para buscar uma reformulação do design, é utilizar de uma plataforma que não atende mais às necessidades atuais da sua loja. Assim como plataformas que não fazem as integrações que é preciso. Não tem como crescer se a plataforma não permite.

Nestes casos é recomendado a migração da plataforma e consequentemente um redesign.  

Marketing digital  

O marketing digital está cada vez mais presente nas lojas virtuais como estratégia para buscar relacionamento com o público. Dessa forma, algumas das ações determinadas pelo marketing implicam no layout da loja e suas configurações de forma geral. 

Um bom exemplo é trabalhar com marketing de conteúdo, a necessidade da criação de um blog para essa vertente do marketing é excepcional. O que pode acabar gerando um redesign para adequar a loja com a produção de conteúdo. 

Além disso, a própria criação da estratégia de marketing pode colocar em pauta o design da identidade visual da loja. A reformulação completa pode incluir a identidade visual da loja virtual que também inclui o logotipo. 

Conclusão 

Manter um site atualizado e consistente é o que os clientes esperam encontrar quando vão a procura de escolher a melhor loja para comprar. Isso é primordial para quem quer espaço neste tão concorrido universo digital. 

Você pode refazer o design completo ou aplicá-lo apenas na página inicial, partes separadas, páginas de produtos, check out e onde mais for necessário. 

Se o seu e-commerce preenche alguns desses requisitos é o momento de repensar como está a qualidade do design e como está sendo a experiência do usuário. 

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Você sabe o que é redesign dentro de um e-commerce?
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.