10 redes sociais mais acessadas no Brasil em 2020

De fato, a pandemia da COVID-19 acelerou a transformação digital. Com isso, o acesso às redes sociais aumentou consideravelmente e conquistou novos […]

De fato, a pandemia da COVID-19 acelerou a transformação digital. Com isso, o acesso às redes sociais aumentou consideravelmente e conquistou novos usuários. 

Além de novas redes sociais serem “descobertas” durante a pandemia. 

Considerando o número mais recente, os brasileiros, em média, passam 3 horas e 31 minutos de seu dia conectados a internet usando as redes sociais. 

Agora vamos ao top 10 de redes sociais mais acessadas no Brasil em 2020

1. Facebook

Depois de um declínio, o Facebook recuperou o primeiro lugar de rede social mais acessada do país em 2020. Com 130 milhões de contas brasileiras e 2,7 bilhões de contas ativas no mundo.

Entretanto, mesmo estando em primeiro lugar, o número ficou estável no país. Assim, o Brasil caiu para quarto lugar em acessos no Facebook. Atrás de Índia, Estados Unidos e Indonésia.

2. WhatsApp

Sem dúvida, o WhatsApp estaria nessa lista. Afinal, alguém se lembra da vida com SMS? 

Sendo muito popular entre os brasileiros, muitas operadoras de internet permitem o uso ilimitado da rede social, o que colabora para esse lugar no ranking. A estimativa aproximada é que 120 milhões de brasileiros já estejam usando diariamente o WhatsApp.

3. YouTube

O YouTube havia ultrapassado o Facebook em número de acessos. 

Entretanto, sua queda no ranking é explicada pela exclusão de usuários menores de 18 anos e maiores de 65 anos. Deixando assim, o YouTube em terceiro lugar como a rede social mais acessada do país, com 105 milhões de brasileiros consumindo e postando conteúdo na plataforma. 

Por outro lado, o YouTube segue sendo a principal rede social de vídeos. Contabilizando mais de 2 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente. 

4. Instagram

Com 95 milhões de usuários no Brasil, embora tenha seu formato para desktop, o Instagram segue com sua maior popularidade em dispositivos móveis.  

Um bom motivo para essa usabilidade são os stories. Além de terem conquistado o brasileiro de forma rápida, ainda conta com recursos de maior interação, como: melhores amigos, perguntas, enquetes e votação. Além do recente formato Reels. 

5. Facebook Messenger

A ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook ficou com o quinto lugar. 

O Messenger acabou sendo separado do Facebook em 2011, tornando o download do app obrigatório para usuários que desejam trocar mensagens privadas com seus amigos do Facebook. 

A empresa Facebook não divulgou números oficiais da rede social. Entrando, contando com sua integração total com a rede social principal, a estimativa é que o Messenger tenha milhões de usuários no Brasil. 

6. LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social totalmente voltada para o uso profissional. Ao invés de amigos, os usuários possuem conexões e podem expor todos os detalhes de suas carreiras. Além de formações profissionais. 

Entretanto, o que impulsionou o uso do LinkedIn em 2020, foi um fator negativo. Com a pandemia, a taxa de desemprego aumentou muito no país, fazendo com que os brasileiros recorressem à rede social em busca de recolocação profissional. 

Assim, o LinkedIn passou para o sexto lugar do ranking, com 46 milhões de usuários ativos no Brasil.

7. Pinterest

O Pinterest pode ser definido como uma rede social de inspiração. 

Totalmente rico em fotos conceituais e ideias, pode substituir o próprio Google na busca de imagens. Além disso, os usuários conseguem guardar em pastas e compartilhar suas inspirações. 

Conta com URLs externas, que levam o usuário para conteúdos relacionados. 

O Pinterest conquistou 38 milhões de usuários e bombou durante a quarentena. Uma vez que, sobrou tempo para pesquisar ideias de customização de roupas, receitas e pequenas reformas de casa.

8. Twitter

O Twitter já esteve em melhor fase. Entretanto, conta com usuários fiéis e bem segmentados. 

Durante a pandemia a rede social voltou a crescer, devido à busca constante de informações rápidas. O que tem seus pontos positivos e negativos. Uma vez que, de fato, as informações são mais ágeis, mas também gera fake news. 

Considerando apenas usuários ativos, hoje são 16,6 milhões de contas

9. TikTok

A novidade de 2020 com certeza estaria nessa lista! 

Embora não tenha sido lançado em 2020, o TikTik foi febre também durante o período de quarentena. Fazendo sucesso no início, especialmente, entre os adolescentes. 

Com o passar dos meses, adultos, celebridades humoristas e empresas passaram a utilizar o TikTok. Entretanto, é difícil saber o número exato de usuários, uma vez que a empresa não os divulga oficialmente. A estimativa é entre 7 e 6 milhões de usuário brasileiros engajados na rede social.

Especialistas acreditam que o TikTok deve subir mais posições neste ranking. 

10. Snapchat

A origem do stories do Instagram começou aqui: Snapchat.

A rede social consiste no compartilhamento de fotos e vídeos, de forma pública ou privada. Além disso, o conteúdo é feito para desaparecer depois de algumas horas. 

Mais popular entre os jovens, mesmo com o sucesso dos stories do Instagram, o Snapchat entra para essa lista. São cerca de 11 milhões de usuários brasileiros

Quais dessas redes sociais sua empresa está presente? Cuidado para não ficar de fora de algumas que possam impulsionar suas vendas!

Fonte de dados: Resultados Digitais.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário