Está preparado para as vendas no dia dos namorados?
Entenda o que é produto estrela e como utilizá-lo no e-commerce

Recompra: como aumentar as vendas vendendo para os mesmos clientes

Publicado em: • Última Atualização:

Aumentar as vendas de sua loja virtual pode não ser uma tarefa fácil.

Muitos negócios possuem grandes picos de crescimento e de repente estacionam. Quando isso acontece, o primeiro pensamento dos lojistas é: preciso conquistar novos clientes!

Mas você já pensou e se esse não for o caminho mais rápido?

Considere o CAC

CAC é o Custo de Aquisição de Clientes.

Para conquistar novos clientes, o investimento é grande: salários da equipe, comissões, treinamentos, eventos, ferramentas de marketing digital, investimento em mídia paga e cursos.

Para calcular seu CAC, use a fórmula:

CAC = Valor investido / Número de clientes

O resultado será o valor para conquistar cada novo cliente. Se esse valor para a sua loja estiver alto, é interessante traçar uma nova estratégia.

Vender mais sem precisar de novos clientes

Evidente que atrair e converter para novos consumidores é extremamente importante para o crescimento saudável de um e-commerce. Porém, você pode estar perdendo uma oportunidade de ouro quando foca apenas em converter para uma nova base de clientes.

Já pensou em vender para quem já comprou de você?

A recompra é essencial para aumentar sua taxa de conversão e, o melhor, pode ter o custo muito mais baixo do que vender para um novo cliente.

Fidelizar os clientes é o caminho

A fidelização de clientes é o sonho de qualquer lojista.

Sabe quando você sente vontade de comer uma bela pizza e sabe exatamente onde pedir? Essa é a fidelização.

Fidelizar o cliente garante que sua loja será a primeira opção dele dentro daquele segmento e pode ter certeza, mesmo que seu preço não seja o melhor, se ele confiar em sua loja, não tem para ninguém.

É garantia de boa performance a longo prazo!

Como garantir recompra?

Agora que você já sabe o quanto a recompra é importante e excelente para as finanças da loja, confira como conseguir:

E-mail e marketing de conteúdo

Você não irá vender novamente para o mesmo cliente logo depois da primeira compra.

Salvo algumas exceções onde a compra é recorrente, você terá alguns meses para garantir que aquele consumidor compre novamente em sua loja.

Nesse período, o ideal é alimentá-lo com conteúdo de qualidade. Notícias, dicas, qualquer bom conteúdo que tenha ligação com o produto adquirido, mas sem vender nada.

Por exemplo, se você vende maquiagens, pode enviar dicas de novas tendências de makes, cuidados com a pele e novidades do mundo da moda.

Aniversários também são ótimas oportunidades de fazer contato! Parabenize e (por que não?) ofereça um cupom de desconto.

São infinitas possibilidades para criar conteúdo relevante e se fixar na mente do cliente como uma loja confiável, que não está só interessada em vender!

E-mail marketing para converter

E-mails comerciais podem ser divididos em duas categorias: cross sell e up sell.

Cross sell: essa estratégia é conhecida por oferecer produtos que complementam aquele que já foi comprado. É o conhecido: recomendado para você ou você vai querer também.

Um bom exemplo é: uma loja de celulares recomendar a compra de capinha e película, alguns meses após a compra de um aparelho ou uma loja de roupas recomendar a compra de uma blusa que combine com uma saia que acabou de ser comprada.

Seja depois de alguns meses ou após a compra, cross sell é uma excelente estratégia para trazer o cliente de volta à loja.

Lembrando que os e-mails logo após a compra devem ser usados com cautela. O cliente acabou de comprar, provavelmente não está em seus planos fazer isso de novo tão cedo.

Up sell: essa é uma boa estratégia para meses ou até anos depois da compra. Up sell recomenda ao cliente um produto similar ao que foi comprado anteriormente, de acordo com as novidades de mercado.

Pode ser um produto de fácil aquisição, como um calçado similar ao adquirido, que pode ser enviado pouco tempo depois da primeira. Já para produtos mais caros, o ideal é aguardar um ano ou mais, como um novo modelo de celular.

Benefícios para a próxima compra

Logo após vender um produto, que tal oferecer um benefício para a próxima compra?

Ofereça uma porcentagem bacana de desconto através de um cupom, frete grátis, condição exclusiva de pagamento ou um item grátis. Vale a pena abrir mão de uma parte do lucro para garantir que a recompra seja realizada.

Imagine: em sã consciência o cliente optará por descartar um bom desconto e comprar na concorrência? Jamais!

O benefício especial pode ser disponibilizado por e-mail ou em uma carta criativa (no caso de um cupom) enviada junto com o produto.

Redes Sociais

Contato pelas redes sociais é essencial!

Seja pelo Facebook, Instagram ou até WhatsApp (cuidado para a última opção, só entre em contato pelo WhatsApp se o cliente der essa abertura, é uma rede social extremamente pessoal).

Produza conteúdo também para quem já comprou em sua loja. Dicas de como usar, manutenção dos produtos, vida útil, há muito o que informar para esse público. Diríamos, inclusive, que há mais assuntos para abordar com compradores do que com novos clientes.

Além disso, você pode perguntar sobre a experiência que ele teve com sua loja/produto, pessoalmente ou publicamente. Além do cliente sentir que sua opinião é importante, é uma oportunidade do lojista identificar pontos de melhoria.

Blog

Mas um blog? Exatamente!

Um blog é uma excelente ferramenta de conversão, para novos e antigos usuários.

Imagine que seu cliente tem uma dúvida sobre o produto comprado ou quer saber mais sobre ele, faz uma busca rápida na internet: pronto, a resposta está dentro de seu próprio blog! Em casos onde ele busque resenhas sobre produtos relacionado e… pronto, dentro de seu blog novamente.

O impacto sútil e de qualidade frequentemente é a receita para garantir a fixação da marca. Além de se tornar um cliente fiel, esse consumidor irá recomendar sua loja para seu círculo social.

Bônus: escolha uma boa plataforma de e-mail marketing

Você viu que falamos muito sobre e-mail marketing para a estratégia de recompra, certo?

Para garantir que tudo saia como o planejado, escolha com cuidado sua plataforma.

Verifique se ela atende sua necessidade e planejamento, além de estudar as funcionalidades disponíveis.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Recompra: como aumentar as vendas vendendo para os mesmos clientes
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *