Rastreamento de mercadoria: qual é a importância e como fazê-lo?

O principal motivo pelo qual o e-commerce tem crescido recentemente é a tranquilidade e facilidade na compra de produtos online. No entanto, […]

O principal motivo pelo qual o e-commerce tem crescido recentemente é a tranquilidade e facilidade na compra de produtos online. No entanto, com o aumento das vendas, a entrega dos pedidos de maneira ágil e segura tornou-se um obstáculo para os lojistas. Além disso, muitos consumidores ainda se sentem inseguros quanto ao prazo das mercadorias. Segundo dados do ReclameAQUI, quase 100 mil reclamações sobre atraso ou não entrega de mercadorias foram registradas nos últimos anos.

Para garantir a qualidade na entrega do produto e aperfeiçoar a experiência do consumidor, além de escolher uma transportadora confiável, é necessário investir em ferramentas que auxiliem o rastreamento de mercadoria no comércio eletrônico. Em geral, os dispositivos integram os sistemas de informação das transportadoras, a fim de acompanhar todo o status do processo de logística.

Quer conhecer a importância do rastreamento de produto no e-commerce e como fazê-lo? Acompanhe o nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!

Qual é a importância de rastrear mercadorias no e-commerce?

O e-commerce tem uma organização para realizar o atendimento bem diferente da loja física, em razão de funcionar sem interrupção. Em vista disso, as empresas que atuam nesse setor devem aplicar a logística para facilitar os pedidos e a entrega. A logística consiste nas opções de rastreamento do produto desde o momento em que é escolhido até a entrega ao destinatário.

De modo geral, a automação da logística no e-commerce é essencial para manter a boa relação entre o consumidor e o lojista. Afinal, com o rastreamento de mercadoria online, os dois podem acompanhar em tempo real o prazo da entrega.

Esse processo evita a demanda pelo SAC (Serviço de Atendimento do Consumidor), diminui a logística reversa e a ansiedade do cliente, que está sempre de olho no status do produto. Sem ele, a pessoa fica esperando o produto, não consegue saber onde ele está e acaba frustrando-se com a demora, afetando a imagem da loja e reduzindo as chances de compras futuras.

É importante ressaltar que os dispositivos de integração, responsáveis pela automação, disponibilizam diversas informações e gráficos relevantes para a loja. Ao analisá-los, a loja virtual pode aperfeiçoar a logística de entrega de seus produtos, determinando alterações nos prazos para melhorar o atendimento aos clientes.

Como pode ser feito?

O processo do rastreamento inicia com a efetuação da compra e aprovação do pedido e continua na transportadora. Todo produto é etiquetado com um código de identificação e separado para que a empresa responsável faça o recolhimento.

Por meio da integração de sistemas entre a loja e a transportadora, é possível monitorar simultaneamente o status da entrega. A leitura da etiqueta de identificação é feita em pontos de controle. Esse processo exibe as informações sobre a entrega e automaticamente informa ao cliente, que pode acompanhar o pedido por meio do código de rastreamento.

Para que o rastreamento seja mais eficiente, são utilizadas algumas ferramentas no e-commerce que oferecem diversas vantagens ao negócio. A seguir, confira as principais!

Gateway de fretes

Em sua tradução livre, o gateway se refere a um “portal de acesso”, ou seja, um sistema que viabiliza uma gestão estratégica no processo de entrega das mercadorias, oferecendo opções de entregas e prazos mais interessantes para os clientes.

A ferramenta realiza, também, a integração dos sistemas do e-commerce e das transportadoras, estabelecendo a comunicação entre os dois sistemas e obtendo, assim, dados em tempo real sobre a situação da entrega.

A integração com a transportadora evita o atraso nas entregas e a reclamação do público. Esse método tem a finalidade de atender os clientes de todas regiões, já que muitas empresas trabalham com mais de uma transportadora.

ERP

A sigla ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning, ou seja, Planejamento de Recursos da Empresa. A ferramenta é basicamente um software que realiza a integração dos procedimentos do e-commerce em um único sistema, que conta com a funcionalidade de rastreamento de carga e possibilita o controle do processo de logística de modo integrado, nos mínimos detalhes.

Além disso, também é muito utilizado para ajudar na gestão dos negócios como um todo, oferecendo benefícios como: redução de custo do estoque, otimização da funcionalidade, emissão de relatórios financeiros, maior produtividade, economia de tempo, redução de erros de dados, alcance da satisfação, fidelização dos clientes, entre outros.

TMS

A TMS (Transportation Management Systems) significa Sistema de Gerenciamento de Transportes. Trata-se de um sistema operacional que controla o processo de distribuição. É uma solução que permite ao usuário visualizar e controlar toda a operação de forma integrada.

A ferramenta possui dados sobre a situação da entrega, oferece índices e informações para acompanhamento do desempenho da entrega e documentos importantes para o transporte. Esse acesso aos dados auxilia na tomada de decisões para otimizar as operações e os processos na loja virtual.

Portanto, essas ferramentas permitem que as lojas virtuais administrem todo o processo logístico do pós-venda, como também facilitam o trabalho dos colaboradores, identificando possíveis falhas e propondo soluções mais assertivas que garantam a satisfação do cliente.

Além disso, por meio delas, os gestores podem analisar o nível de serviço das transportadoras, que indicam o quanto o trabalho da prestadora é satisfatório. Esse índice leva em consideração atendimento e cumprimento de prazos e nível de satisfação do consumidor.

É importante ressaltar que o próprio Código de Defesa do Consumidor prevê a obrigatoriedade das informações de preços, prazos e eventuais taxas, sendo necessário manter o cliente a par da data e hora de entrega. Caso contrário, o consumidor pode exigir a devolução do dinheiro.

Por fim, nota-se a importância do rastreamento de mercadoria no comércio eletrônico. A eficiência desse serviço pode aumentar a experiência positiva do consumidor na sua loja, ampliando, consequentemente, as vendas e a credibilidade da empresa no mercado competitivo.

Agora que você já conhece o processo de rastreamento, que tal saber, também, o que é o Crossdocking? Leia agora mesmo o nosso artigo no blog e aprenda a vender seus produtos sem necessidade de estoque. Vamos lá!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário