Carrinho abandonado: Porque os Clientes Desistem das Compras?
Um novo e-commerce por minuto durante a quarentena

O que é, qual a importância e como fazer um diagnóstico de marketing?

Publicado em: • Última Atualização:

De acordo com um estudo realizado pela Startup Farm, 74% das startups brasileiras acabam falindo antes de completar cinco anos. O motivo? Bem, entre diferentes razões, podemos citar a falta de planejamento. O diagnóstico de marketing é, desse modo, muito relevante para que uma empresa consiga entender quais caminhos deve seguir.

Tal tática funciona da mesma forma quando vamos a um médico: primeiro são investigados os principais sintomas, depois realizamos alguns exames (estudos) para se chegar a um diagnóstico. Assim, é possível traçar as melhores estratégias, de acordo com a orientação do profissional para seguir o tratamento.

Resultados prontos e genéricos não tratam os resultados que você busca. Por isso, criamos este artigo para você entender tudo a respeito do diagnóstico de marketing e qual a importância de fazê-lo antes de começar o seu negócio. Prossiga com a leitura e vamos nessa!

Saiba o que é, de fato, um diagnóstico de marketing

O diagnóstico de marketing é uma maneira de mapear a empresa no geral, para, então, criar as melhores estratégias. Ou seja, para implantar medidas que possam melhorar resultados, é necessário entender o que pode ser melhorado. Isso quer dizer que em um diagnóstico é relevante estudar as dificuldades, queixas, principais dores do negócio etc.

Entenda quais são os benefícios de um diagnóstico de marketing para o seu negócio

A partir do momento em que você cria um diagnóstico para o seu negócio, elabora estratégias muito mais direcionadas e personalizadas de acordo com seu nicho, personas, tipo de produto/serviço e outros pontos de relevância. Portanto, as vantagens de realizar tal diagnóstico são:

  • entender os principais problemas e saber exatamente como solucioná-los;
  • conhecer quais estratégias já estão sendo feitas e quais seus resultados;
  • como a concorrência está se destacando no mercado;
  • descrever ações palpáveis a serem feitas;
  • saber quais ações devem ser prioridade;
  • quais os objetivos reais de cada projeto;
  • melhora nos processos e eficiência de projetos;
  • melhora na experiência do cliente;
  • melhora nos resultados financeiros.

Veja quais são os passos para construir um bom diagnóstico de marketing

Separamos algumas dicas essenciais para que sua análise seja a mais completa possível. Acompanhe.

Entenda a identidade da empresa

O primeiro passo para quem está começando uma empresa é colocar no papel todos os elementos que definem a identidade da organização. Quando falamos sobre esse ponto, estamos nos referindo à visão, missão, valores, logotipo, slogan e posicionamento. Tais pontos são de extrema relevância para começar o seu negócio com a “cara” certa.

Caso você já tenha iniciado o seu projeto, reveja tudo, a fim de avaliar se algo pode ser alterado para melhor. Inclusive, uma boa forma de avaliar isso é fazer uma pesquisa com seus clientes e entender se eles se identificam ou conseguem entender tudo com clareza.

Analise os objetivos da empresa

Tal ponto é muito relevante se você ainda vai começar sua empresa ou se ela já está em funcionamento. Os objetivos devem ser fixos, mas sempre avaliados para entender se realmente fazem sentido em relação ao momento em que o negócio está.

Por exemplo, se você está no início de sua empreitada, com certeza, seus objetivos serão diferentes daqueles que já têm um tempo de mercado, não é mesmo? Além disso, lembre-se sempre de criar objetivos palpáveis, isto é, que possam ser analisados.

Quando falamos de análise, estamos nos referindo a números. Um objetivo alcançado só poderá ser de fato comprovado, se puder ser medido. Por isso, tenha tudo bastante claro e utilize KPIs.

Por exemplo, se o seu objetivo de marketing digital é conseguir engajamento de 100 pessoas por publicação em suas redes sociais nos primeiros três meses, é necessário que tome nota de tudo.

Desse modo, será muito mais fácil entender se a meta foi alcançada e, se não foi, onde foi o maior problema. Saiba também quais são as expectativas de sua persona.

Levante as principais tendências do mercado

Para começar com o pé direito, você precisa entender que o mercado está cada vez mais movimentado, graças às tecnologias presentes — que, inclusive, facilitam a entrada de novos concorrentes.

Por isso, esteja atento às principais tendências, sejam elas em relação à produção, às estratégias de marketing ou às vendas. Isso fará com que você seja reconhecido por lançar novidades, e não por acompanhar as empresas que fazem.

Pesquise

Este tópico será bastante amplo, pois uma empresa que quer oferecer o melhor para os seus funcionários, clientes e sociedade deve se lembrar da importância de realizar pesquisas continuamente. Isso significa que deve ouvir todos os stakeholders envolvidos, a fim de que sua experiência seja a melhor possível.

Dessa forma, tente desenvolver internamente tais análises:

  • satisfação de colaboradores, o que os motiva, taxa de rotatividade, como reter talentos e entender se o endomarketing está funcionando;
  • como seus clientes enxergam sua marca, se estão satisfeitos com seus produtos (ou o que esperam, caso ainda estejam planejando começar), suas necessidades/dores e qual preço estão dispostos a pagar;
  • observar como o mercado está se posicionando e como a concorrência está lidando com isso.

Agora que você anotou os principais passos para uma análise completa, não tem como deixar para começar depois, não é mesmo? Por meio de nossas dicas, você conseguirá criar o melhor planejamento para a sua empresa, evitando fechar as portas por falta de organização. Além disso, caso você já tenha começado as suas atividades, tais conselhos também serão de grande valia para reavaliar se o que está fazendo segue o que esperava.

Viu como é muito importante que você faça um bom e estruturado diagnóstico de marketing para o seu negócio? Além de entender pontos super importantes, como as principais dores e necessidades, por meio dessa técnica, você conseguirá desenhar as principais ações a serem feitas e anotar seus resultados. Portanto, para isso, lembre-se de entender bem a identidade de sua empresa, analisar com clareza os objetivos do negócio, levantar as principais tendências de mercado e realizar pesquisas.

Não perca outros conteúdos riquíssimos a respeito de e-commerce para turbinar ainda mais a sua loja. Para isso, curta nossa página no Facebook e continue recebendo dicas e novidades para alavancar as suas vendas.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

O que é, qual a importância e como fazer um diagnóstico de marketing?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *