Prova social: como trabalhar essa estratégia no e-commerce?

A prova social é uma eficiente maneira de converter clientes indecisos em clientes efetivos. Isso porque em um universo tão competitivo como […]

A prova social é uma eficiente maneira de converter clientes indecisos em clientes efetivos. Isso porque em um universo tão competitivo como o digital, mostrar o valor da sua marca pode não ser tão fácil. Portanto, é preciso agregar o valor necessário ao seu produto para que ele tenha um diferencial competitivo no mercado.

Quando um cliente constata que outras pessoas consumiram de uma marca e estão satisfeitos a ponto de apresentar os benefícios desse produto, ou que a mesma conquistou resultados expressivos ao longo do tempo, é muito mais eficiente fechar negócios, correto?

Se você quer saber o que é e como utilizar a prova social para alavancar os resultados do seu negócio, este artigo é para você. Não deixe de conferir!

O que é a prova social

Para realizar vendas e fechar negócios, é preciso utilizar diversas técnicas que façam com que o consumidor entenda a necessidade e as vantagens de consumir um determinado produto ou serviço. A prova social é uma das técnicas necessárias para a concretização de bons negócios.

A prova social é a evidência de que o produto já foi experimentado por outros consumidores e que eles estão satisfeitos com o resultado. Esse é um importante fator que influencia consideravelmente a decisão de compras de pessoas em todos os nichos de mercado.

É preciso comprovar para o potencial cliente que um produto é útil, necessário e eficiente. Essas evidências de prova social se manifestam de diferentes maneiras, e é preciso conhecê-las para saber usá-las corretamente. Depoimentos, comentários, avaliações e indicações pessoais são provas sociais de que uma marca tem autoridade no mercado.

Qual a sua importância para o e-commerce

As empresas que atuam com negócios online, como os e-commerces, dependem bastante das provas sociais para poderem ganhar um diferencial competitivo. Afinal, existem inúmeras marcas tentando conquistar a atenção dos consumidores.

Logo, é preciso saber utilizar todos os benefícios possíveis para se destacar no mundo dos negócios. Deixar em evidência os benefícios que a suas soluções oferecem, por meio da prova social, faz com que a marca conquiste vários benefícios.

Veja alguns deles:

  • aumento da autoridade: quando as pessoas recomendam uma marca, isso gera um sentimento de confiança e transmite muito mais credibilidade do que uma propaganda tradicional;
  • maior transparência: quando uma pessoa consome um produto ou serviço e fala sobre ele, é muito mais nítido para outros consumidores;
  • aumento das avaliações: quanto mais pessoas estiverem falando sobre um assunto, mais encorajadas outras pessoas se sentirão para compartilhar a sua opinião.

Como usar a prova social nas suas estratégias

Para que você saiba como utilizar a prova social na sua empresa da maneira correta, separamos algumas ações para você colocar em prática. Existem diversas maneiras de provar, por meio de consumidores e resultados, que o seu empreendimento é o que os consumidores estão buscando.

Confira algumas dessas maneiras a seguir. Vamos lá!

Quadro de avaliação

Muito comuns nas lojas virtuais, em que é permitida uma avaliação citando as vantagens, as desvantagens e se a marca deveria ser indicada ou não. Alguns quadros de avaliação podem ser mais completos, abrindo espaço para maiores questionamentos, como a qualidade, a durabilidade e a beleza do produto.

Depoimento de clientes

Os depoimentos de clientes também são bastante utilizados e conferem resultados muito positivos. Afinal, são pessoas que já consumiram um serviço e estão depondo a favor da marca. Esses depoimentos podem ser realizados por vídeos gravados ou textos. O importante é que sejam verdadeiros e autênticos.

Número de seguidores

Esse indicador é bastante eficiente, pois mostra para o consumidor o número de seguidores que a marca tem nas redes sociais e a quantidade de curtidas. Como muitos clientes utilizam as redes sociais, essa prova social é bastante aceita no mercado e indica um grau de autoridade e satisfação dos consumidores.

Opinião de referência de peso

Essa prova social é extremamente importante, porque a opinião expressa deve ser feita por um especialista ou marca de extrema referência no mercado. Ela funciona como um guest post, em que uma pessoa ou empresa com bastante autoridade no assunto vai deixar um depoimento a favor da empresa.

Tamanho da base de clientes

Os consumidores são influenciados pelo comportamento de outros consumidores. Logo, deixar visível no blog, no site ou nas redes sociais que a base de clientes está sempre aumentando é uma boa maneira de mostrar autoridade e eficiência no produto ou serviço. Além de sempre atualizar o crescimento de clientes, caso a empresa esteja atendendo outras cidades e países, mostre isso para os seus consumidores.

Conquistas da empresa

Sempre que resultados importantes forem alcançados, compartilhar com seus consumidores fará com que eles tenham a certeza de que fizeram um bom negócio comprando de você. Essas conquistas incluem o tempo de funcionamento da empresa, aumento no número de seguidores, aumento de compradores, premiações, entrevistas e citações em publicações importantes.

Parcerias estratégicas

Os influenciadores digitais estão se tornando cada vez mais importantes formadores de opinião, e isso pode ser um forte aliado do seu e-commerce. Seja para comercializar produtos ou serviços, quando os formadores de opinião falam e recomendam o seu e-commerce, isso confere uma credibilidade muito mais autêntica e original do que a publicidade tradicional.

Contar histórias

O storytelling é uma poderosa ferramenta para aprimorar o depoimento dos clientes e fazer uma divulgação muito mais interessante sobre os benefícios de consumir do seu e-commerce. Utilizar essa ferramenta para aprimorar os depoimentos pode gerar resultados muito mais significativos do que apenas publicá-los.

Métricas

Todos os dados que revelam que o seu e-commerce é bastante procurado podem ser utilizados como prova social. Afinal, os dados apresentados indicaram o crescimento do negócio, boas avaliações, comentários positivos, seguidores engajados, entre outros benefícios. Isso pode ajudar a converter clientes indecisos e a atrair novos consumidores.

Os e-commerces que utilizarem a prova social como estratégia de vendas para potencializar o seu negócio conseguem resultados muito positivos. Afinal, eles mostrarão aos seus clientes que outras pessoas já consumiram da marca e ainda se deram ao trabalho de recomendá-la.

Para acessar mais conteúdos sobre o universo de e-commerce com dicas como essas, basta siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube, Instagram ou Spotify!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário