Propaganda de Produto: O que é, tipos e como fazer a melhor em 11 estratégias incríveis

A propaganda de um produto é uma forma de comunicação, onde seu principal objetivo é apresentar um produto para os clientes ou potenciais clientes de uma marca. É necessário também, que essa propaganda seja capaz de induzi-los a compra. Portanto, ela precisa despertar o desejo ou suprir a necessidade do seu público alvo.

A propaganda de produto é uma etapa fundamental para as lojas físicas e também virtuais.

Afinal, o e-commerce já está estruturado e os produtos já estão disponíveis para serem consumidos.

É preciso que os clientes se interessem por esses produtos, e façam suas compras.

A disputa fica ainda mais acirrada quando acontece justamente em um ambiente tão competitivo quanto o varejo digital.

Essa é uma prática muito antiga e que vem sofrendo mudanças com as inovações tecnológicas.

Tais mudanças geram muitas vantagens para os empreendedores, já que eles dispõe de mais ferramentas, canais e técnicas para comercializar as suas soluções.

No entanto, é preciso conhecer essas técnicas e saber como fazer propagandas da maneira certa. Quer saber como fazer propaganda de produtos? Então, este conteúdo é para você, confira!

A importância da propaganda de produto

A propaganda de produto, são formas de comunicação que têm como objetivo divulgar um determinado produto para que os clientes e potenciais clientes sintam desejo e/ou a necessidade de comprá-los.

Ela também tem como objetivo melhorar a percepção da marca, aumentar a visibilidade dos produtos e alcançar um grande número de potenciais consumidores interessados em fazer negócios com a marca.

Embora, essa prática acontecer há muito tempo, a grande mudança está nos canais de comunicação.

Antes eles eram restritos aos canais de televisão e rádio, outdoors, panfletos e afins. Atualmente, os principais canais de comunicação e divulgação são os digitais.

As redes sociais, os blogs, sites, podcasts, entre muitas outras ferramentas digitais são os principais impulsionadores dos negócios e se tornaram fundamentais para que os clientes conheçam e desejem produtos e serviços.

Como o mundo online é extremamente competitivo, já que existe um número enorme de empresas fortalecendo a sua presença ali no digital, é preciso conhecer e aplicar as técnicas certas para conquistar bons resultados com as propagandas.

Os diferentes tipos de propagandas de produto

Existem diferentes tipos de propaganda de produtos que já foram utilizadas ao longo do tempo e ainda são porque oferecem resultados significativos.

Separamos, neste tópico, alguns dos principais tipos. Confira!

Propaganda persuasiva

A propaganda persuasiva é muito utilizada em todos os canais digitais, justamente pelo forte potencial que têm de persuadir os consumidores e potenciais clientes.

Esse tipo de propaganda, ajuda as pessoas, a tomarem uma ação, mesmo que ela não seja fazer uma compra direta, por exemplo.

Ela é uma ferramenta de venda muito importante porque utiliza gatilhos mentais que mexem com o lado mais emocional do consumidor.

Ao lidar com esse lado mais emocional, uma oferta pode se tornar muito tentadora e esse potencial cliente fica muito mais propenso a fazer negócios com a sua marca.

Para que ela seja executada da maneira certa, é preciso ter um bom conhecimento sobre o público-alvo do seu negócio.

O ideal é que a marca trabalhe esse tipo de propaganda com base na persona.

Ou seja, no personagem semi fictício criado com base em dados e informações reais, que gera uma comunicação muito mais personalizada com os clientes da empresa.

Alguns dos principais gatilhos mentais usados na comunicação persuasiva, são:

  • reciprocidade;
  • urgência;
  • escassez;
  • prova social;
  • autoridade;
  • comunidade;
  • novidade.

Existem muitos outros gatilhos mentais que funcionam bem para as propagandas persuasivas.

Como já mencionado, é preciso conhecer muito bem o público consumidor do negócio para identificar quais desses gatilhos melhor interagem com a sua audiência.

Canais de venda: o que são, tipos, quais os principais e como utilizá-los em seu negócio!

Propaganda informativa

A propaganda informativa, como o próprio nome já sugere, é voltada para levar informação aos consumidores do negócio.

No mundo digital, os clientes percorrem um longo caminho para que se sintam confortáveis para consumir um determinado produto ou serviço.

Esse caminho percorrido é chamado de jornada de compras do consumidor.

Essa jornada é acompanhada por um funil de marketing e visa identificar os estágios de compra em que os clientes estão.

Pois, após essa identificação, é possível fornecer conteúdos que os ajudem a chegar ao momento decisivo de realizar uma compra.

As propagandas e os conteúdos informativos são uma parte essencial em um funil de marketing, porque é preciso educar os potenciais clientes sobre os produtos e sobre a marca para que eles se sintam confortáveis em fazer negócios com a empresa.

Logo, a propaganda de produto que gera informações relevantes e interessantes para a sua audiência é uma estratégia muito poderosa e necessária para aumentar as vendas e comercializar mais produtos.

Algumas maneiras de trabalhar com propagandas informativas, são:

  • falar sobre as tendências do mercado;
  • apresentar novidades e mudanças nos produtos;
  • informar sobre as mudanças na empresa;
  • apresentar novos colaboradores.

Propaganda de presença

A propaganda de presença tem como objetivo estar presente na vida dos consumidores e se manter ativa no pensamento deles.

Por meio de diferentes técnicas, é possível fazer com que um cliente se lembre da sua marca quando ele precisar de um produto ou serviço.

Essa percepção de marca, quando criada da forma certa, aumenta muito as chances de potenciais clientes fazerem negócios com a sua empresa.

Conteúdos que ajudam a resolverem problemas, por exemplo, funcionam muito bem nessa estratégia.

Isso porque ao disponibilizar postagens nas redes sociais e blogposts com conteúdos úteis, você mostrará aos potenciais clientes que entende do seu nicho de atuação.

Além disso, mostrará também, que não deseja apenas vender, mas, sim, ajudar esse consumidor a resolver um problema.

Com isso, quando esse cliente decidir que precisa realmente contratar um serviço especializado ou comprar um produto para resolver o seu problema, muito provavelmente ele vai se lembrar de você.

Ele vai preferir fazer negócios com que o ajudou no momento em que ele mais precisava.

As 11 estratégias para propaganda de produtos

Ao longo dos anos, a técnica de fazer propagandas eficientes foi cada vez mais aperfeiçoada por meio da prática e de estudos, até que chegasse ao nível em que está hoje.

Logo, como era de se esperar, foram desenvolvidas técnicas que ajudam muito na hora de otimizar os resultados dessas propagandas. Confira abaixo algumas das principais. Vamos lá!

1. Conheça a sua persona

Conhecer a persona do negócio, ou seja, conhecer a fundo o público-alvo do negócio é fundamental para qualquer estratégia de propaganda de produtos.

Não basta ter dados superficiais, é preciso saber os interesses, os desejos e as necessidades dos seus clientes.

Somente dessa maneira você saberá qual é o melhor tipo de propaganda e quais são os conteúdos que podem conduzir a sua audiência para fechar negócios.

Afinal, sem conhecer a persona do seu negócio, não seria possível saber quais são os conteúdos e as propagandas que vão impactá-la.

2. Estabeleça objetivos

Qualquer ação ou estratégia de marketing, como a propaganda de produto, feita sem um objetivo é sinônimo de desperdício de dinheiro e de tempo.

Pode até ser que a empresa tenha alguma sorte, mas será muito difícil mensurar os resultados para adaptar à estratégia.

Logo, é fundamental estipular objetivos que possam ser palpáveis.

Estabeleça aqueles que você deseja alcançar com a propaganda de produtos. Existem muitas possibilidades, como atingir um número grande de pessoas, converter vendas, anunciar uma novidade e muito mais.

3. Defina o tom e a linguagem

Com o conhecimento da persona, fica muito mais fácil saber como falar com ela para que a comunicação surta o efeito desejado e ajude a atingir o objetivo estipulado.

O tom e a linguagem dizem respeito à formalidade e à linguagem que será utilizada durante a veiculação da propaganda.

Ela deve estar completamente alinhada ao público-alvo do produto, por exemplo.

4. Faça benchmarketing

Uma boa estratégia antes de começar uma propaganda de produtos, principalmente se você ainda não tem uma persona definida, é analisar a concorrência para entender o que está dando certo para ela — e o que deve ser evitado.

Se o seu e-commerce comercializa infoprodutos, por exemplo, é muito importante que você monitore as empresas que são semelhantes ao seu negócio e tire informações relevantes que vão ajudar na escolha e no desenvolvimento da sua propaganda.

Nesse momento, é interessante ficar atento a como o seu concorrente está falando com os clientes, quais ações de marketing estão sendo realizadas etc.

análise de concorrentes

5. Invista nas redes socais

As redes sociais já são um dos principais canais onde potenciais clientes descobrem novas marcas e passam a fazer negócios com elas.

Essas plataformas, como Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn e muitas outras, são poderosas ferramentas de divulgação.

Portanto, é preciso conhecer as principais redes sociais para entender quais fazem mais sentido para o seu negócio e aplicar as estratégias certas para divulgar as soluções que a sua marca tem para oferecer.

6. Conte com influenciadores

Principalmente quando falamos em redes socais, os influenciadores são excelentes canais de propaganda, no modelo inbound, para divulgar produtos.

Muito provavelmente você já se deparou com algum influenciador apresentando ou usando um produto de determinada marca, correto?

Isso acontece porque esses usuários têm um elevado número de seguidores e têm um poder na decisão de compras e no comportamento dos seguidores muito grande.

É uma boa maneira de investir em boca a boca e no gatilho da autoridade de maneira menos apelativa.

Portanto, encontre o influenciador que melhor combina com os valores e ideias da sua empresa e invista em parcerias que podem gerar bons resultados para ambas as partes.

Por que fazer parcerias com os influenciadores digitais?

7. Invista em SEO

Qualquer negócio online, como os e-commerces, deve se preocupar com as otimizações para os motores de busca (SEO).

Afinal, gigantes de busca online, como o Google, oferecem a oportunidade de uma empresa ser vista por dezenas de milhares de usuários que buscam por soluções e produtos todos os dias.

Além da possibilidade de ser encontrado por meio das buscas orgânicas, essas plataformas ainda oferecem soluções de anúncios que potencializam qualquer propaganda ou conteúdo que seja relevante.

8. Libere descontos e promoções

Como em toda boa ação de propaganda, sempre que for possível, libere descontos especiais e promoções.

Os consumidores tendem a ficar mais estimulados quando se deparam com preços especiais e condições únicas.

Principalmente no lançamento de um produto ou serviço, afinal, todos gostam de uma novidade. Portanto, ofereça descontos que possam chamar a atenção de potenciais clientes.

Algumas estratégias complementares, como fornecer condições para clientes antigos e consumidores fiéis também são válidas.

Guia prático para criar promoções eficientes para lojas virtuais.

9. Faça e-mail marketing

Contar com uma lista de e-mail de clientes que interagem e são interessados no que a sua marca tem a dizer é uma estratégia muito poderosa.

Por mais que algumas pessoas possam pensar que o e-mail não é mais funcional, um canal direto de comunicação com os seus clientes é sempre vantajoso.

Isso porque para conseguir essa lista você precisa da autorização dos seus clientes — e quando eles disponibilizam o e-mail, você passa a ter uma relação mais pessoal com eles.

Assim, pode fazer a nutrição desses consumidores conforme o estágio de compras em que se encontram.

10. Mensure os seus resultados

Todas as ações de marketing e vendas devem ser possíveis de serem mensuradas. Ou seja, é preciso realizar um monitoramento constante dos resultados obtidos com as estratégias implementadas.

Somente assim você vai saber o que está dando certo e o que precisa ser alterado para alcançar o objetivo definido.

Para tanto, conte com ferramentas de monitoramento e interprete os relatórios de desempenho.

11. Faça eventos

As celebrações são sempre bem-vistas pelos clientes. Logo, sempre que houver oportunidade e ocasião invista em eventos.

Eles não precisam ser grandes, basta que estejam celebrando juntamente aos clientes uma ocasião especial.

Claro, aproveite para oferecer descontos e vantagens para aqueles que celebrarem com você.

Os exemplos de sucesso

Veja abaixo alguns exemplos de campanhas de marketing e propagandas de produto que geraram bons resultados e tiveram uma repercussão positiva no mercado!

Wi-fi do McDonalds

A gigante de fast food usou uma imagem onde o símbolo do Wi-fi foi feito com as tradicionais batatinhas da marca.

A ideia era comunicar, de maneira simplificada e visual, que as lojas da rede estariam disponibilizando wi-fi gratuito para os seus clientes.

Wi-fi do McDonalds

Nescafé

Em uma ação para divulgar o Nescafé, a marca usou uma imagem com o tradicional símbolo do sono “Z”, onde no final era substituído pela logo da marca.

Com isso, a ideia era entreter os clientes e mostrar, de maneira bem-humorada, que o Nescafé acaba com o sono, de fato.

Nescafé

Pedigree

Essa marca fez um conjunto de ações e propagandas focadas em passar uma mensagem para a sua audiência. Portanto, o viés era focado em incentivar os brasileiros a adotarem os seus pets.

Além disso, a propaganda foi voltada para o emocional dos clientes e, muito provavelmente, ficou na mente dos consumidores. Pontos positivos para a marca.

A propaganda de produto é uma maneira eficiente de divulgar e incentivar os potenciais clientes a fazerem negócios com a sua marca.

Pedigree

Existem muitos tipos de propagandas disponíveis e é preciso saber qual é o mais indicado para o momento do seu negócio e produto.

As técnicas e estratégias apresentadas neste artigo certamente ajudarão você a chegar nos seus resultados.

Dessa forma, busque pelas práticas que já fizeram sucesso no passado, e entenda como elas podem inspirar a sua marca a conquistar novos clientes no presente.

Agora que você já sabe tudo sobre Propaganda de produto, se quiser aprender mais sobre Produtos digitais e como criá-los e comercializá-los da maneira certa, confira nosso guia completo sobre o assunto!

Produtos Digitais: o que são e como criar o seu para vender na internet!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário