Promoção nas redes sociais: crie uma atrativa e que gere conversão

Provavelmente você já viu diversas promoções nas redes sociais de perfis comerciais que querem chamar a atenção do público. Essa estratégia tem uma razão de ser: se bem-feita, pode gerar ótimos resultados em vendas. Além disso, ela também contribui para que sua marca se torne ainda mais conhecida no mercado.

Agora, é possível que esteja se perguntado: devo mesmo investir nisso? Como fazer uma ação que gere retorno?

No artigo de hoje, responderemos essas questões e também falaremos das vantagens que uma campanha pode trazer. Continue conosco e confira!

Quais resultados podem ser obtidos com uma boa promoção nas redes sociais?

Uma ação bem planejada e bem executada pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Entre os principais, podemos citar:

  • expansão do alcance das publicações por meio dos anúncios;
  • melhora no relacionamento com o público;
  • aumento do ticket médio;
  • crescimento dos lucros;
  • possibilidade de aumentar a base de contatos para e-mail marketing;
  • ampliação do tráfego no site;
  • custo-benefício excelente.

Comparando as vantagens que podem ser conquistadas ao gasto que se tem com essa estratégia, podemos dizer que essa é uma das melhores opções de divulgação — principalmente, considerando a proximidade que essas ferramentas permitem ter com o público.

Afinal, como criar uma promoção de sucesso?

Existem alguns cuidados básicos que devem ser tomados no planejamento de uma promoção. Falaremos sobre alguns deles nos tópicos a seguir. Confira as nossas dicas e fique por dentro de quais ações não podem ser deixadas de lado.

Atente para as regras

Há uma diferença entre realizar uma promoção e um concurso nas redes sociais. No primeiro caso, é necessário obter autorização da Caixa Econômica Federal (CEF) ou da Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) — o que torna maior a burocracia e o tempo.

Já no caso dos concursos, o processo é mais simples, visto que não depende de autorização dos órgãos reguladores. Aqui, realiza-se ações (culturais, recreativas, artísticas ou desportivas) por meio da distribuição de prêmios. No entanto, é necessário lembrar de algumas regrinhas básicas, que são:

  • não é permitido vincular o nome da empresa ou os produtos diretamente ao concurso;
  • o critério de análise deve ser o mérito (não a sorte);
  • não pode haver cobrança de taxa ou exigência de compra de algum produto ou serviço para liberar a participação.

Além das questões já citadas, não se esqueça de consultar as regras que cada rede social impõe para a realização dessas ações. Lembre-se de verificar todos esses aspectos antes de iniciar qualquer procedimento.

Segmente o seu público

Não adianta elaborar uma estratégia que vá alcançar um público bem grande e diversificado, se as pessoas não são relevantes para o seu negócio ou compradores em potencial.

Realizar um trabalho de segmentação é fundamental para uma empresa por diversos aspectos, e um deles é a realização de anúncios mais direcionados nas redes sociais.

A partir das informações do perfil de compra dos seus consumidores, você consegue exibir essas publicações apenas para quem tem interesse nos seus produtos e serviços.

Assim, ao criar um anúncio, pode-se definir questões como idade, gênero, localização, assuntos mais buscados e interesses, por exemplo. Dessa forma, aumentam-se as chances de estreitar o relacionamento das pessoas com a marca e concretizar novas vendas.

Utilize uma linguagem adequada

Quando você tem o seu público segmentado, consegue elaborar um perfil para sua persona. Dessa forma, sabe-se, por exemplo, que a maioria dos consumidores são mulheres com idade entre 20 e 35 anos, localizadas em determinada região do Brasil e que costumam comprar regularmente.

A partir dessas informações, é possível determinar que o tom de voz usado nas publicações deve ser mais jovial e descontraído, passando a impressão de que é uma amiga conversando com outra e oferecendo bons conselhos.

Viu como, novamente, a segmentação faz a diferença e pode ajudar a aproximar ainda mais os seus cliente e sua empresa?

Crie uma hashtag exclusiva para a promoção

As hashtags são usadas para identificar o assunto de determinada postagem. Também podem ser usadas como um filtro para as publicações, permitindo que mais pessoas encontrem temas relacionados.

Além disso, podem ser usadas como um termômetro para saber sobre o que o seu público anda falando, o que pode servir como um direcionamento para suas estratégias de marketing.

Quando se trata da realização de alguma campanha, criar uma hashtag exclusiva da sua ação é essencial para que ela seja facilmente identificada. Quando combinada com outras de temas relacionados e que são muito usadas, mais pessoas poderão encontrar a sua publicação e, consequentemente, conhecer a sua marca.

Estimule a participação de mais pessoas

Você já deve ter visto ações no Facebook nas quais as empresas pedem para as pessoas marcarem amigos, compartilharem a página e a publicação, entre outras cosias.

Essa estratégia ajuda a aumentar suas curtidas, ao mesmo tempo em que torna a sua marca mais reconhecida. Ao passar esse comando, mais e mais pessoas vão interagir com a sua publicação, o que também contribui para que o alcance seja maior.

Portanto, invista nesse tipo de ação para atrair um público cada vez maior para o seu negócio.

Impulsione as publicações

As redes sociais, como Facebook e Instagram, oferecem a opção de impulsionar publicações. Isso quer dizer que, ao pagar determinado valor, elas podem alcançar um público maior que as postagens normais.

Vale lembrar que é nessa etapa que você seleciona o tipo de perfil que deseja atingir — definindo idade, localização, entre os outros aspectos que citamos acima.

Ainda que essa ação gere um gasto, ele é recompensado com diversas vantagens e, normalmente, os valores não são altos. Esse é um dos motivos pelos quais a promoção nas redes sociais apresenta um excelente custo-benefício.

Há um bom tempo, os gestores de diversas empresas notaram o potencial que a utilização de perfis comerciais tem para bons resultados em vendas. Isso quer dizer que realizar promoções nas redes sociais pode ser a estratégia que faltava para você ampliar a divulgação da sua marca e atrair cada vez mais pessoas.

Gostou das nossas sugestões? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e deixe que mais pessoas saibam como elas podem ajudar na divulgação de promoções.

Promoção nas redes sociais: crie uma atrativa e que gere conversão
Avalie esse artigo!

Curtiu? Compartilhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked