Como fazer minha primeira venda online? Veja 7 estratégias certeiras!

A primeira venda online é um grande desafio para quem está iniciando as operações e já conta com um canal digital de […]

A primeira venda online é um grande desafio para quem está iniciando as operações e já conta com um canal digital de venda. As expectativas estão altas, mas mesmo após todos os esforços realizados para tirar a ideia do papel, ainda não existe nenhum comprador.

Esse é o primeiro desafio de quem começa a comercializar produtos em canais digitais. Logo, é preciso conhecer algumas técnicas para otimizar os primeiros passos.

Quer saber como fazer a primeira venda online? Então, não deixe de conferir este artigo. É sobre isso que falaremos nas próximas linhas. Vamos lá!

1. Defina um nicho

Para quem está iniciando, vender diversos produtos em busca de alcançar todos os nichos de mercado pode ser um grande erro. Além de colocar em dúvida a qualidade dos produtos, é muito mais difícil ter um bom conhecimento do mercado e entender muito bem os desejos e as necessidades do público-alvo.

Foque em escolher um nicho de mercado e entenda tudo sobre ele. É preciso conhecer os consumidores, concorrentes, fornecedores e as maneiras de entregar os produtos. Alguns nichos são bastante atrativos, mas contam com um nível de concorrência muito maior.

2. Direcione o tráfego

As vendas realizadas em canais digitais e e-commerces são extremamente vantajosas por proporcionarem uma gama de clientes muito vasta. Afinal, é possível divulgar e vender para pessoas em qualquer parte do mundo. Onde houver consumidores interessados no seu produto, é possível realizar boas vendas.

Contudo, assim como existem milhares de potenciais clientes, existem milhares de marcas concorrentes lutando pela atenção dos mesmos consumidores. É preciso ser bastante eficaz nas ações de promoção para que você consiga despertar o interesse e gerar o desejo dos potenciais consumidores.

A ideia é atrair o maior número de possível de compradores para o seu principal canal de vendas para, então, apresentar produtos atrativos e de qualidade. As vendas não ocorrem da noite para o dia, é preciso dedicação e constância para alcançar os resultados.

3. Capriche nas fotos e vídeos

As fotos e vídeos são essenciais para que uma loja virtual tenha um impacto positivo nos clientes. Portanto, nada de amadorismo. Invista em conteúdos de qualidade com imagens nítidas, cenário clean, boa iluminação e uma montagem que mostre a identidade da marca e o valor dos produtos.

Os vídeos devem ser feitos com os mesmos cuidados, lembrando que o áudio é fundamental para um bom entendimento. Um roteiro e uma história bem contada, mesmo para cenas curtas, ajuda a mostrar o caminho para que o cliente tome uma ação. Não há a necessidade de uma equipe de profissionais, mas sim de dedicação na produção dos vídeos e das fotos.

4. Invista em anúncios pagos

Fazer a primeira venda online não é uma tarefa fácil, uma vez que no mundo digital existem milhares de marcas competindo pela atenção e predileção dos clientes. As marcas que já estão estabelecidas há mais tempo no mercado tendem a conhecer mais sobre os seus clientes e conseguem entregar conteúdos e produtos que realmente despertem o interesse.

Uma marca que está iniciando irá competir a atenção e o interesse dos mesmos consumidores das marcas maiores ou mais antigas. Logo, é preciso criar ofertas interessantes, produtos de qualidade e investir em divulgação. Esse investimento deve ser feito por meio de anúncios pagos nas redes sociais, no Google e em marketplaces. Com isso, a sua marca consegue:

  • segmentar o público;
  • entender a performance da divulgação;
  • fazer alterações sem custos.

5. Facilite a compra

Atrair a atenção dos consumidores em um mundo onde existem milhões de informações na palma das mãos é uma tarefa árdua. Quando os clientes percebem a sua divulgação e vão até o seu site ou e-commerce, é preciso que tudo esteja apresentado de maneira objetiva, atraente e descomplicada.

O momento das vendas deve ser totalmente descomplicado para que, em poucos cliques, tudo possa ser concretizado. Caso contrário, se o consumidor tiver que enfrentar obstáculos, ele deixará de efetivar a compra e irá recorrer ao seu concorrente. Logo, ofereça formas de pagamento atualizadas e eficientes, tenha um bom canal de vendas e facilite o processo de compras no seu canal digital.

6. Faça ofertas atraentes

De nada adianta uma boa divulgação e uma loja online bem estruturada se não houver ofertas que sejam atraentes e façam com que os consumidores realizem uma ação. Então, invista em ofertas que sejam realmente atraentes e possam chamar a atenção do público.

O objetivo é mostrar que os produtos apresentam um diferencial competitivo e que os consumidores estarão fazendo um bom negócio ao consumir da sua marca, e não a do concorrente.

Existem algumas técnicas que podem potencializar as suas ofertas e fazer com que elas se tornem mais atrativas. Veja algumas delas:

  • vendas casadas;
  • cupons de desconto;
  • preços mais competitivos;
  • brindes;
  • facilidades de pagamento;
  • frete grátis.

7. Divulgue nas redes sociais

As redes sociais são uma importante maneira de atrair potenciais clientes para o seu canal de vendas. Não deixe de repostar os seus materiais nas principais redes sociais do seu negócio. Além de poder criar um branding da sua marca, nesses canais já existem muitos usuários em busca de produtos.

Portanto, ofereça conteúdos autênticos e que conversem com o seu público. Esses canais digitais costumam oferecer uma ferramenta de anúncio pago bastante eficaz. É importante lembrar que, no início, fica muito difícil estar presente em todas as redes sociais. Logo, invista na rede social que os seus clientes realmente estejam e gostem de consumir conteúdos e produtos.

Estruture o processo para as vendas online

Todo o processo deve ser estruturado para que as vendas online sejam feitas de maneira estratégica. As dicas apresentadas neste artigo ajudam bastante a contar com uma boa estrutura de vendas. Contudo, é fundamental saber aplicá-las nas etapas que envolvem qualquer venda.

Existe o momento que antecede a venda, o momento em que a venda está sendo realizada e o momento do pós-venda. Todas as etapas devem ser configuradas para que a experiência do consumidor seja otimizada e ele seja conduzido por uma jornada de compras bem definida.

Para fazer a primeira venda online, é importante que a empresa saiba se posicionar, tenha um nicho bem definido, faça uma boa divulgação, tenha ofertas atraentes, invista em anúncios e divulgue nas redes sociais. Assim, as chances de sucesso serão muito mais altas e a empresa terá um diferencial competitivo garantido.

Se você gostou deste artigo, curta nossa página no Facebook e tenha acesso a mais conteúdos!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário