Segmentação de público-alvo: saiba como fazer em 9 passos
Custo de Aquisição de Cliente: 11 dicas para reduzi-lo

Primeira venda: saiba como fechar seu primeiro pedido na internet

Publicado em: • Última Atualização:

A primeira venda é um marco importantíssimo na vida do empreendedor de e-commerce. Afinal, alcançar esse objetivo eleva sua confiança e o motiva a se esforçar cada vez mais pela loja. Mas a pergunta que não quer calar é: como conseguir essa façanha rapidamente? Por sabermos que começar a vender on-line exige muito trabalho de quem ainda não tem experiência na área é que resolvemos listar aqui 10 ações importantes para fechar seu primeiro negócio na internet. Acompanhe e se prepare para alavancar seu negócio!

Promova seu produto

Para ganhar visibilidade, você precisa investir na propaganda adequada. Já usa o Facebook Ads ou o >Google AdWords? Quando bem empregadas, essas ferramentas de publicidade facilitam bastante a promoção de produtos e oferecem um ótimo custo-benefício. A Google conta com um assistente de prontidão que ajuda bastante na organização da campanha, assim como oferece um programa de certificação para AdWords. Já o Facebook possui o Facebook Blueprint, que ajuda na qualificação para promover seu negócio na plataforma.

Foque no público certo

Você realmente conhece seu público-alvo? Sabe em quais canais esses consumidores estão presentes? Se não, comece logo a pesquisar sobre seu nicho! Sua intenção é tentar atender ao maior número de pessoas possível? Corra dessa armadilha! Sem um público-alvo bem delimitado, fica difícil mensurar comportamentos de consumo — como quais redes sociais esses usuários mais visitam e por quais produtos estão dispostos a pagar. Além disso, a definição de uma audiência potencializa seus investimentos em publicidade, aumentando sua visibilidade e suas chances de conversão.

Melhore o SEO

Como você certamente sabe, o buscador da Google adiciona páginas relevantes no topo das pesquisas. Mas e sua página, por acaso tem relevância na internet? Para aumentar essa relevância, é preciso apostar no chamado SEO, sigla para Search Engine Optimization. Por mais que fazer um SEO 100% exija bastante conhecimento teórico, há algumas estratégias padrão. Para começar, foque em aparecer em outras páginas ou blogs do segmento, fazer um bom marketing de conteúdo e um trabalho adequado de relevância em mídias sociais. Só isso já tem potencial para aumentar bem as chances do seu e-commerce aparecer na primeira página de resultados.

Adote o marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma prática comum a empreendedores da internet. O objetivo dessa estratégia é atrair consumidores com informações específicas e conduzi-los a adquirir seu produto por meio dessas informações. Você já tem um blog? Se vende roupas e acessórios, por exemplo, crie um blog de moda e escreva posts a respeito do assunto para atrair consumidores. O mesmo vale para conteúdo em mídias sociais: publique posts que gerem compartilhamentos, curtidas e visualizações. E que tal criar um perfil no Instagram com fotos dos produtos ou vídeos curtos com curiosidades sobre sua confecção?

Acompanhe indicadores-chave

Os indicadores-chave (KPIs) são as medidas mais importantes para seu negócio, sabia? O ideal é focar em uma métrica de cada vez, para não se perder em meio a exageros. Se você tem uma página com um grande número de visitas, mas que não estão convertendo, por exemplo, tente medir em qual parte do site os consumidores deixam seu e-commerce. A partir daí, faça as alterações que julgar coerentes. Se você tem pouca ou nenhuma visibilidade, foque na qualidade dos seus anúncios ou observe quais canais são efetivos para trazer visitantes. É simples: a melhor métrica depende do seu objetivo.

Use o e-mail marketing

O e-mail é uma ferramenta ao mesmo tempo útil e barata para conversão. Que tal então conseguir o endereço eletrônico dos seus visitantes com algumas táticas? O e-mail pode ser requisitado no cadastro do formulário da loja, por exemplo, ou ser adquirido como uma troca, quando você oferece a assinatura das novidades do seu blog, acesso a um e-book ou dá um cupom de desconto. A contrapartida? O simples cadastro do e-mail do usuário! Para facilitar o trabalho e automatizar os processos de envio de e-mail marketing, use plataformas on-line como o MailChimp e o RD Station.

Faça alterações no site

Depois de descobrir em qual parte do site os consumidores estão deixando seu e-commerce, faça as alterações possíveis. Se não tiver esse dado, tente corrigir alguns dos erros mais comuns! Aí entram a falta de certificados de segurança, a extensão dos formulários de cadastro, a falta de opções para pagamento, o valor alto do frete e os preços elevados em comparação com a concorrência. Vários desses problemas, que impedem os comerciantes de realizarem sua primeira venda, são bem simples de se resolver. Estruture bem o seu site e não perca essas oportunidades!

Tente um marketplace

Abrir um e-commerce sozinho exige muito esforço e diversas habilidades técnicas. Também por isso, é comum que novos empreendedores participem de marketplaces para aumentar as chances de sucesso no começo. Essas plataformas funcionam mais ou menos como shoppings virtuais, com lojas diferentes dividindo o mesmo espaço. O formato possui uma relevância naturalmente maior devido ao número elevado de acessos que recebe por consumidores procurando marcas distintas. Por que não tirar proveito dessa união para fortalecer sua marca?

Abuse de ferramentas on-line

Já sugerimos aqui o RD Station e o MailChimp para organizar estratégias por e-mail, além do Facebook Ads e do Google AdWords para anúncios, certo? E tem mais! Há ferramentas disponíveis na internet para quem não tem qualquer conhecimento de programação, mas quer montar sua loja on-line. Existem modelos e serviços prontos para montar lojas a preços acessíveis ou até gratuitamente. Com um pouco de pesquisa, é possível encontrar diversas opções de ferramentas e serviços acessíveis para simplificar praticamente qualquer detalhe da montagem de uma loja virtual. Então abuse dessas oportunidades.

Seja paciente

Muitas vezes, os empreendedores ficam um pouco impacientes, pois desejam obter resultados o quanto antes. E por mais que esse sentimento seja completamente compreensível, é importante entender que os frutos desses esforços demoram um pouco para surgir. Liste suas prioridades e siga as dicas citadas acima. Pode acreditar: com isso, suas chances de sucesso aumentarão consideravelmente!

Tem sugestões a fazer ou ficou ainda com alguma dúvida sobre como fechar sua primeira venda? Deixe seu comentário aqui!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Primeira venda: saiba como fechar seu primeiro pedido na internet
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.