Presença online: por que você deve vender em vários marketplaces?

Para quem quer vender pela internet, a presença online é crucial. Mesmo que você tenha o seu e-commerce próprio e já conseguiu […]

Para quem quer vender pela internet, a presença online é crucial. Mesmo que você tenha o seu e-commerce próprio e já conseguiu construir uma audiência, estar em marketplaces diversificados ainda é uma estratégia muito valiosa. Afinal, os donos do e-commerce aproveitam diversas vantagens ao adotá-la.

Então, se o seu objetivo é aumentar a audiência da sua loja e gerar mais vendas, continue lendo o post. Entenda por que diversificar as vendas em vários marketplaces, além do seu e-commerce, pode valer muito a pena. Aproveite a leitura!

Maior visibilidade para os seus produtos e a sua loja

Esse, provavelmente, é o maior benefício para estar nos marketplaces. Segundo dados divulgados pela própria B2W, as Americanas.com, o Submarino e o Shoptime, que fazem parte do grupo, têm números absurdos. São mais de 130 milhões de visitas por mês, mais de 570 milhões de pageviews mensais e mais 1,6 milhão de clientes ativos. São números que praticamente nenhum e-commerce consegue, nem mesmo, chegar perto. Em outras palavras, aumentar a presença online resulta em mais tráfego.

Atrelada à visibilidade, existe a questão da confiança. O público brasileiro já está acostumado a comprar nos grandes marketplaces. Então, se você passar a vender nesses canais, também acaba ganhando uma parte dessa confiança. Naturalmente, o público procura em um desses marketplaces quando precisa comprar um produto. Por conta disso, pequenos lojistas têm mais oportunidade de vender e atrair uma audiência cada vez maior.

Um benefício extra é que você ainda pode “pegar carona” em datas importantes para a marca, ou as especiais para o e-commerce — por exemplo, o dia do frete grátis, sem falar em datas como a Black Friday. Além disso, cada loja pode ter suas promoções e datas especiais específicas, ajudando você a trazer ainda mais público e vendas.

Esses sites não são somente enormes e têm um público fiel, mas ainda existe a facilidade de serem encontrados pelos mecanismos de busca, como o Google. Ao procurar praticamente qualquer produto no buscador, os primeiros resultados quase certamente serão apenas de grandes marketplaces. Então, ao vender por meio deles, você aproveita as ferramentas de SEO para ser encontrado por quem procura na internet em geral. Combinando com outras estratégias de inbound marketing, é mais fácil atrair clientes.

Menores custos

O marketplace já é uma solução de e-commerce completa. Isso quer dizer que ele já oferece todos ou a maioria dos meios de pagamento, além de ter um grande investimento em segurança, marketing e tecnologia para melhorar a experiência do cliente. Então, para um e-commerce que quer estabelecer-se ou crescer, basta cadastrar-se para começar a vender, sem muito trabalho e muito custo.

Com isso, existe uma relação de custo-benefício que é mais vantajosa dentro desse modelo. Por exemplo, se você quer montar um e-commerce do zero, precisa preocupar-se com:

  • estoque inicial;
  • recursos humanos;
  • segurança;
  • capital de giro;
  • marketing;
  • ERP;
  • ferramentas de gestão;
  • logística;
  • soluções de pagamento;
  • plataforma;
  • gateways de pagamento;

Ao participar de um marketplace, a plataforma, o gateway, as soluções de pagamento, segurança e o marketing já estão resolvidos. Se você já tem um e-commerce estabelecido, o desafio é crescer, o que também representa um custo. Trazer novos clientes que podem interessar-se nos seus produtos tem um custo de marketing, por exemplo. O marketplace é uma forma mais eficiente de atrair o público e testar se existe uma demanda maior para seu produto.

Dependendo do portal que você escolher, existem outras vantagens. Pode ser que ele ajude os vendedores além da plataforma em si. Existem opções com auxílio nas entregas e logística, como o mercado envios. Também podem ser oferecidas integrações com o ERP, plataformas de e-commerce, possibilidade de fazer anúncios patrocinados e crédito para investir no negócio.

É possível, ainda, que as plataformas tragam treinamentos para os lojistas, com dicas que vão além do uso da plataforma. Logo, torna-se mais um canal de conhecimento que ajuda você a vender mais.

Facilidade para crescer o seu negócio

A partir do que vimos até aqui, o marketplace ajuda sua loja a crescer. Ao estabelecer um e-commerce na prática, você faz de tudo para trazer o cliente para o seu ambiente próprio. Assim, você conquista uma clientela fiel e apresenta a sua marca.

Por exemplo, digamos que você é um gestor de um pequeno e-commerce de roupas infantis. Um cliente compra na sua loja pela primeira vez, por meio de um dos maiores marketplaces do Brasil. Como é possível que ele faça compras novamente, você pode colocar a sua marca na embalagem, junto com um incentivo para ela acessar sua loja. Pode ser um desconto para quem compra direto no seu site, produtos exclusivos, um programa de fidelidade e diversas outras ideias.

É por isso que vale a pena vender em marketplaces para empresas de todos os tamanhos. Uma grande empresa aumenta a oferta de produtos para clientes qualificados e em sites importantes para os consumidores. Nesse caso, os marketplaces sempre são uma fonte de receita considerável. Para os pequenos negócios, talvez seja ainda mais importante. Eles podem ser a primeira grande oportunidade de venda, também, para clientes qualificados e com menos custos.

Não obrigatoriedade de exclusividade

Este é mais um motivo pelo qual vale a pena marcar presença online nos marketplaces. Não existe nenhuma exigência de exclusividade. Você pode vender em diversas plataformas ao mesmo tempo, além de poder anunciar produtos que já estão sendo vendidos. Essa liberdade permite potencializar as vantagens anteriores, criando um mercado que seja mais benéfico para vendedores e o consumidor.

Sem a exclusividade de produtos, cada marketplace precisa esforçar-se para trazer mais vantagens para os clientes e para os e-commerces que fazem parte dele. É por isso que você tem soluções que ajudam a montar a sua loja. Afinal, é péssimo para um grande marketplace não ter um produto que o cliente encontra no concorrente. Você também não fica preso a uma única loja. Se ela tiver um problema ou sair do ar, você tem outras fontes de receita.

Por conta de todos esses motivos, ter uma forte presença online é um ótimo caminho para aumentar as vendas. Afinal, o raciocínio é bem simples: quanto maior for o número de marketplaces que você fizer parte, mais tráfego consegue trazer para a sua loja e os seus produtos. Naturalmente, o número de vendas também aumenta. Com todas as facilidades e ferramentas à sua disposição, aumentar a conversão também é mais simples.

Gostou do post? Então, compartilhe-o nas redes sociais para ajudar outras pessoas a entenderem por que é tão interessante vender em marketplaces!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário