Prepare o seu negócio para a Black Friday!

Nesta época do ano, quem trabalha no e-commerce ou mesmo no comércio físico já sabe que é momento de ficar de olho […]

Nesta época do ano, quem trabalha no e-commerce ou mesmo no comércio físico já sabe que é momento de ficar de olho na organização do negócio para uma das maiores campanhas de venda do ano: a Black Friday! Neste ano, será no dia 26 de novembro, mas os negócios precisam antecipar seus estoques, anúncios e promoções para chegar antes dos concorrentes até os clientes. 

Após um ano em que a recessão econômica e a pandemia marcaram o país, mas também houve o aumento do comércio online, e com isso, a mudança de comportamento do consumidor por fazer compras pela internet. Neste artigo, separamos algumas dicas para que o lojista organize a sua operação visando mais vendas para a Black Friday. Confira!

Antecipar a organização é o primeiro passo:

Não adianta esperar o mês de novembro para pensar sobre os produtos que vai vender, o estoque que precisa comprar e impactar o cliente com seus anúncios. Organizar a operação é o primeiro passo: 

  • Faça um cronograma do que é preciso fazer;
  • Contacte os fornecedores para garantir boas negociações e poder repassar bons valores aos clientes;
  • Prepare o seu canal tecnicamente: com os muitos acessos durante o dia da Black Friday, algumas plataformas de vendas acabam travando, apresentando problemas ou demora durante a pesquisa do cliente. Certifique-se com um técnico em TI quanto a navegabilidade e agilidade do canal para antever problemas. 
  • Crie presença digital em múltiplos canais, afinal isso poderá significar múltiplas vendas. Vender através de marketplaces ou comércio híbrido (off e online) é uma estratégia importante para ampliar o mercado e ir ao encontro do consumidor que já busca por canais de confiança para realizar as suas compras. 
  • Já pense nos produtos de promoções que se encaixam para cada canal, e utilize o seu ERP para gerenciar todas as vendas e entregas de cada canal sem perder o controle interno do negócio. 

Dicas para vender mais na Black Friday: 

Com a casa organizada, fica mais fácil pensar no negócio de forma estratégica e propor campanhas de venda criativas e dinâmicas. É importante criar uma atmosfera de compra para o seu cliente lembrar do seu negócio no dia da campanha de vendas. 

A diferença da Black Friday para outras datas de venda, é que ela abrange todos os segmentos de forma igualitária, todas as pessoas aproveitam para comprar itens para si, e muitos já antecipam presentes de Natal e final de ano. 

É interessante pensar que na Black Friday praticamente todos os sellers estão com promoções e descontos, por isso é importante oferecer diferenciais como bom atendimento, agilidade no retorno ao cliente e mostrar sua boa reputação perante o consumidor. Confira algumas dicas:

  1. Organização: Para organizar as promoções ao cliente é preciso antes olhar para o negócio e organizar estoque, produtos e parceiros logísticos. É fundamental dispor de automatização dos processos com um sistema de gestão ERP online e com armazenamento em nuvem, que auxilia na sincronização dos pedidos e vendas, estoque aos múltiplos canais e ainda emissão de boletos e notas fiscais. 

 

  • Bom atendimento: Não adianta apenas montar uma campanha forte e pecar na hora de atender o seu consumidor. Ele precisa confiar no produto que está comprando e também no lojista. Ofereça ações exclusivas como conteúdos direcionados e destacar a data e produtos da promoção para ele ter em mente. 

 

 

  • Presença antes da Black Friday: O cliente de e-commerce costuma pesquisar muito antes de comprar, e também acaba criando o desejo de consumo por ser impactado através de anúncios, influenciadores, e-mail marketing, etc. Com tantas opções e descontos, o cliente optará por compras nos canais que sentir segurança e vantagens como preço, navegabilidade, atendimento e prazos de entrega interessantes. 

 

  1. Opções e pós venda: Dê opções ao cliente tanto de prazos de entrega quanto de formas de pagamento. Outro ponto importante é dar a atenção pós venda, fazendo contato se deu tudo certo com a entrega do produto e aproveitando para oferecer algum cupom de desconto ou novidades. 

A Black Friday é também uma oportunidade de atrair o cliente e conseguir uma fidelização a partir desta primeira experiência. É importante identificar quem são seus clientes e os canais de venda em que está inserido para estabelecer boas estratégias, definir metas e ainda incentivar a sua equipe a obter bons resultados. 

São muitos detalhes para o empreendedor de e-commerce estar atento, principalmente a fim de propiciar uma boa experiência de compra ao cliente, desde a pesquisa no site até o recebimento do produto em casa. Por isso, organize os processos e integre seus canais de venda ao sistema de gerenciamento para facilitar as vendas e proporcionar uma experiência completa ao consumidor. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário