Saiba como fazer um bom pós-venda no seu negócio para vender mais!

Se você anda pesquisando sobre relacionamento com clientes, já deve ter lido sobre a importância do pós-venda para vender mais. A ideia […]

Se você anda pesquisando sobre relacionamento com clientes, já deve ter lido sobre a importância do pós-venda para vender mais. A ideia é manter o contato com antigos clientes e lembrá-los de que você existe para além dos produtos ou serviços que oferece. Parece simples, não é? Mas existem estratégias que podem otimizar ainda mais sua performance.

Infelizmente, muitas empresas se concentram em estratégias para atrair novos clientes, em vez de investir na retenção daqueles que já existem. No primeiro caso, a ênfase está na realização da venda, e não na construção de um relacionamento. Essa é uma questão que pode ser resolvida pela sua empresa com a maior atenção ao pós-venda.

Construir um relacionamento forte vai muito além de entregar apenas o que está em contrato, embora isso também seja crucial. Aqui, separamos algumas dicas para você montar sua estratégia de pós-venda e otimizar sua retenção de clientes para vender mais. Confira!

Ofereça recomendações com base no histórico de compras

Você pode usar a mesma lógica da técnica de vendas cross selling para aumentar o ticket médio dos seus clientes. Essa técnica consiste em oferecer produtos complementares à compra do cliente no momento da venda. Usar a mesma ideia para fazer recomendações depois que o consumidor fez a conversão pode ser uma boa.

Para fazer recomendações úteis, é importante tomar alguns cuidados. Elas só funcionam quando são realmente compatíveis com as preferências de compra do cliente. Caso contrário, o e-mail no qual você fez a recomendação vira apenas um spam na caixa de entrada.

Estas perguntas sobre os hábitos de compra dos clientes podem ajudar nas recomendações:

  • O que o cliente geralmente compra como complemento de suas compras?
  • Quais produtos são adquiridos juntos com frequência?
  • Quais produtos foram bem-sucedidos em recomendações anteriores?

Dados sólidos fazem a diferença para essa estratégia. A organização das informações de históricos e interações de compra fica ainda mais eficaz quando você usa uma solução de CRM, principalmente uma que funciona com base em Inteligência Artificial.

Tenha um programa de recompensas

Uma das vantagens de ser cliente da sua empresa pode ser o acesso a certas exclusividades, como brindes, descontos e ofertas. É uma boa maneira de mostrar que vale a pena continuar adquirindo seus produtos ou serviços.

Se você já conseguiu atrai-lo até a conversão em vendas, é bem provável que tenha informações suficientes para investir em um programa de recompensas realmente eficiente. Estamos falando dos históricos de interações e de compras.

Uma boa ideia é criar parcerias com outras empresas para criar um clube de vantagens. Assim, você consegue oferecer descontos na aquisição de produtos relacionados de alguma forma à sua empresa.

Por exemplo, uma empresa que vende itens de papelaria pode fazer uma parceira com uma escola da mesma região para oferecer descontos aos alunos da escola e seus familiares. A ideia é fazer as pessoas continuarem comprando porque isso gera diversos benefícios para elas.

Faça pré-lançamentos

Outra estratégia para o seu cliente se sentir especial é torná-lo parte de um grupo VIP que tem acesso a novidades antes do público geral. Então, nos preparativos para o lançamento de produtos e grandes ofertas, reserve um período de pré-lançamento para os clientes mais fiéis, que pode ser alguns dias ou semanas.

É importante saber que o pré-lançamento vai além de oferecer a chance de comprar o produto antes dos outros. É preciso que os participantes tenham uma condição especial. Se o consumidor puder comprar o mesmo produto a qualquer momento, sem nenhuma vantagem, ele não terá motivos para comprar no período de pré-lançamento.

Então, criar alguma vantagem, como descontos em pagamentos à vista, brindes e cupons de descontos, faz parte do sucesso da estratégia. A ideia é criar condições que façam o cliente se sentir exclusivo e que sejam irresistíveis ao ponto de deixá-lo com a sensação de que está perdendo uma oportunidade caso não a aproveite.

Estipular uma condição especial para o pré-lançamento significa seguir a risca o compromisso. O efeito pode ser o reverso caso o cliente tenha uma experiência negativa em um processo que era para ser VIP.

Automatize processos

Automatizar processos internos é cuidado essencial para o crescimento de um negócio, especialmente quando falamos de pós-venda. A automação do atendimento agiliza o relacionamento com o cliente ao manter os canais da empresa à disposição para responder dúvidas e resolver operações do cliente em lojas virtuais.

Mas ainda há empreendedores que têm certa resistência e não entendem por que automatizar processos é tão benéfico. Alguns dizem que automatizar pode ser caro, quando, na verdade, caro é perder clientes por falta de atendimento rápido e qualificado.

Investir em automação deixou de ser um assunto para empresa de grande porte, e lojas virtuais já podem usar serviços por SaaS (Software as a Service), que são prestados e disponibilizados na nuvem. Chatbots são outra inovação da automação que é extremamente útil para manter os canais de atendimento ao cliente sempre ativos.

Peça feedbacks dos seus produtos ou serviços

Quando os clientes são questionados sobre a experiência que tiveram com um produto ou serviço, oferecem uma opinião que deve ser considerada pelos vendedores. A ideia do feedback é basicamente essa, uma reação que serve como referência para avaliar o grau de satisfação do público e a qualidade do que é oferecido.

Esse tipo de interação pode ser feito em diferentes momentos no pós-venda. Você pode, por exemplo, pedir o feedback após uma ou duas semanas depois que chegou ao destino, através de um formulário ou link especial para a avaliação.

Também é possível solicitar o feedback com o simples objetivo de manter o relacionamento ativo, sem uma justificativa muito específica por trás da ação. Você pode usar pesquisa de satisfação e deixar um espaço que para ele deixe um comentário mais personalizado.

Algumas empresas acabam perdendo clientes por não investirem em fortes estratégias de pós-venda. Isso acontece quando a ênfase está na venda, e não no relacionamento duradouro, que pode resultar em clientes fiéis e engajados. Então, veja como nossas dicas podem ser aplicadas na sua realidade para reter um público maior e vender mais.

Gostou das dicas? Separamos um vídeo especial sobre boas práticas no pós-venda e um espaço para você tirar dúvidas conosco. Confira agora e mande-nos sua questão!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário