Pós-venda Black Friday: Como lidar com o período e vender mais?

Para ter um pós-venda Black Friday lucrativo, você precisa encantar o cliente com uma boa experiência, ter um programa de fidelidade, oferecer produtos complementares ao cliente e encaminhar novas promoções por diferentes canais.

A Black Friday é um momento de grandes oportunidades, tanto para os consumidores quanto para os comerciantes. Esse período, marcado pelas ótimas promoções, somadas aos clientes sedentos pela aquisição de novos produtos, faz com que inúmeros setores vivam os seus picos de venda no ano.

Ao contrário do que muita gente pensa, a grande oportunidade para os lojistas que essa data traz não está no grande aumento de vendas, mas na lista de novos clientes que você pode adquirir.

Basicamente, as novas vendas que você faz na Black Friday não precisam perder-se, tendo a possibilidade de fidelizar e atrair os clientes, tornando-os mais recorrentes.

Você deve estar se perguntando como fazer isso. Uma das melhores opções é lembrar-se de que a sua relação com o cliente não se encerra no momento em que a compra é realizada.

Ou seja, nós estamos falando de trabalhar o seu pós-venda!

Não sabe o que é isso? Fique tranquilo que nós vamos ensinar tudo sobre pós-venda e como usá-lo na Black Friday. Acompanhe!

O que é pós-venda?

O primeiro passo é esclarecermos o conceito de pós-venda que é todos os processos que ocorrem após a conclusão de uma compra por parte do cliente. Visando principalmente, manter o contato com ele, oferecer-lhe novas oportunidades e fazer com que ele se sinta convidado a consumir em outros momentos.

É bem importante dizer que muita gente confunde, ou então limita o pós-venda ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa.

Entretanto, apesar de complementares, ambos são coisas razoavelmente distintas.

Apesar de eventuais problemas que o cliente possa ter com o produto também fazerem parte do pós-venda, ele não se restringe apenas a isso.

Além disso, desenvolver apenas o SAC faz com que sua loja tenha um comportamento muito passivo em relação ao cliente.

Ou seja, apenas aguardando que surja um problema e que o cliente traga uma reclamação.

O interessante é que a própria loja tenha ações de mais iniciativa, e procure o cliente tanto para informar sobre o produto, quanto para saber se está tudo dentro dos conformes.

Por que estruturar um pós-venda de qualidade na Black Friday? 

Montar um pós-venda preparado para a Black Friday pode ser uma grande estratégia para adquirir mais clientes futuros e fidelizá-los.

Mas que tal trazermos um pouco mais de profundidade a isso? Pensando nisso, decidimos elencar para você alguns motivos do porquê estruturar um pós-venda de qualidade para a Black Friday!

Manter uma boa relação com o cliente pós-evento

Uma das grandes vantagens da Black Friday é que ela ocorre em uma data razoavelmente próxima do Natal.

Sendo assim, um cliente que teve uma boa experiência de compra em sua loja tende a retornar a ela para consumir na data festiva.

Entretanto, para que isso ocorra, é muito importante que o cliente tenha em mente a sua loja, ou seja, ele não pode esquecer-se de você!

Isso significa que investir em contato, seja pelo e-mail, seja pelo WhatsApp, pode ser uma boa ideia.

Manter a boa reputação da sua loja

Outra boa vantagem de ter um pós-venda bem estruturado é a melhora da reputação da sua loja.

Pode não parecer, mas a falta de qualidade no atendimento depois de uma compra é um dos motivos de mais reclamações na internet.

Ser uma referência na qualidade desse atendimento pode ser um diferencial e tanto para a sua loja.

Conseguir boas avaliações no site e atrair novos clientes

Essa questão está relacionada ao tópico anterior, mas, basicamente, se as avaliações a respeito do seu site forem positivas, a atração de novos clientes torna-se muito mais prática.

Afinal, é extremamente natural que as pessoas busquem feedbacks sobre um site antes de realizar a compra, e ter essas avaliações ressaltando pontos positivos é uma ótima ajuda.

Fidelizar esse cliente

Como comentado antes, um bom pós-venda ainda pode ajudar na fidelização do cliente.

Um cliente fidelizado não só é uma garantia de consumo no futuro, como também, na maioria das vezes, acaba se tornando uma espécie de “promotor” da marca, divulgando-a para que mais pessoas a conheçam.

Dicas para vender no pós-venda da Black Friday

Possivelmente, você se sente bem tentado a desenvolver mais o seu pós-venda após ser apresentado a essas vantagens.

Mas que tal pegar algumas dicas de como usar o seu pós-venda para melhorar as suas vendas? É isso que faremos agora.

Então, siga com a gente para receber quatro dicas de como vender mais com o seu pós-venda na Black Friday!

Encante o cliente com uma boa experiência

Claro que tudo fica bem mais fácil se a experiência do cliente na compra do produto tiver sido positiva.

Mas, mesmo após a compra, garanta que o cliente sinta que ele possui um suporte de qualidade.

Às vezes, detalhes como e-mails agradecendo pela preferência e mensagens perguntando como foi a sua experiência, fazem uma grande diferença.

Carta de agradecimento ao cliente: Qual a importância e 7 modelos para você se inspirar!

Tenha um programa de fidelidade

Todo cliente busca a melhor oportunidade de compra possível, o que significa que oferecer essa oportunidade é uma ótima forma de conquistá-lo.

Após a compra, ofereça incentivos para que ele volte a consumir na sua loja: pode ser um cupom, um e-book ou outra vantagem. Ele, com certeza, retornará!

Ofereça produtos complementares ao cliente

Outra abordagem interessante é a de oferecer produtos que são complementares, após a compra do cliente.

Suponhamos que o cliente tenha comprado um celular novo em sua loja, você pode oferecer a ele, tanto pelo próprio site quanto via e-mail, opções de capinhas para incentivá-lo a comprar algo que agregará valor ao produto adquirido.

A técnica de vendas é muito usada no varejo e é chamada de venda cruzada ou o cross selling.

A ideia principal é enriquecer a experiência de compra dos clientes, propondo que eles adquiram produtos que irão enriquecer sua compra principal.

Encaminhe novas promoções por meio de diferentes canais

Integrar os canais de comunicação e utilizar da maior variedade possível para encaminhar promoções e ofertas especiais também é algo bem importante.

É mais que natural que algumas pessoas deem mais atenção ao e-mail, ou ao WhatsApp.

Portanto, diversificar o envio de informações aumenta as chances de o seu cliente realmente receber e ver as notificações.

Apesar de pouco valorizado, o pós-venda na Black Friday apresenta uma grande oportunidade para a conquista e fidelização de novos clientes, que podem ampliar a sua capacidade de vendas.

Suas vantagens são significativas, e a falta de atenção que muitos comerciantes dão a esse aspecto faz com que ele se torne um grande diferencial diante dos seus concorrentes.

Esperamos que tenha gostado do texto e gostaríamos de convidá-lo a continuar sua leitura no nosso blog!

Confira este material especialmente selecionado para você:

como vender na Black Friday

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário