Por que o seu e-commerce precisa de um blog

Não é segredo para ninguém que vivemos na era da transformação digital, onde todas as pessoas estão altamente conectadas e estar presente nos meios digitais é essencial para qualquer empresa.

E nascido exatamente desta premissa, o e-commerce utiliza da tecnologia para facilitar a vida das pessoas, tornando muito mais cômodo e prático a compra de seus clientes.

Mas será que da mesma maneira que conseguem agradar seus clientes, conseguem atraí-los? Assim como a maneira de consumir, a maneira de se fazer marketing, especificamente o digital, mudou muito!

Diversas pessoas estão neste momento procurando por produtos no Google ou se relacionando com marcas de sua preferência. Fazendo com que o Marketing de conteúdo se torne uma estratégia essencial para o seu negócio, tanto para te colocar no topo do buscador, quanto para se relacionar com seu público.

E se o marketing de conteúdo é uma estratégia indispensável para seu e-commerce, o blog é o canal essencial para fazer com que ela funcione.

Quer saber o motivo?

Bom, continua comigo neste artigo que explico tudo para você!

O comportamento do consumidor na era digital

Bom, agora mesmo eu te disse que o mundo está mudando graças à transformação digital e com ela o comportamento do usuário, certo?

Afinal de contas, quem nunca pesquisou no Google antes de realizar uma compra, independente de ser online ou offline?

Seja para comparar preços, saber mais detalhes do produto ou até mesmo como utilizá-lo, as pessoas irão procurar mais informações que certamente influenciarão o momento de compra.

Então, estar bem posicionado para não só passar a informação que deseja, mas também para se relacionar com seu possível cliente é algo essencial para o sucesso de qualquer e-commerce. O Marketing Digital ganha uma importância maior a cada dia.

Além disso, apesar de estarem mais dispostos a adquirir produtos em lojas online pela sua praticidade, há um outro empecilho que precisa ser mitigado: A confiança.

Para uma loja física, é fácil que o cliente confie no produto que está comprando. Afinal, ele está apertando, pegando, vendo se funciona, dentre diversas outras coisas para atestar a qualidade do produto.

Sendo assim, é necessário utilizar de todas as armas disponíveis para trazer credibilidade. E isso só é possível com conteúdo. Seja em texto, vídeo, descrição de produto, prova social, o conteúdo é essencial para trazer a segurança da compra que o consumidor tanto precisa.

O Marketing de conteúdo para a estratégia do seu e-commerce

Como disse a melhor maneira de adquirir a confiança do seu cliente é o conteúdo! E não há forma melhor de gerar resultados com ele do que com o marketing de conteúdo.

Tudo bem que utilizar conteúdo não é lá tanta novidade. Afinal de contas, isso já existe muito antes do que o próprio e-commerce, indo desde a criação do Guia Michelin a até mesmo as receitas na lata de leite moça.

Contudo, a popularização da internet tornou muito mais prática a produção e disseminação de conteúdo. Além de, é claro, possibilitou utilizá-lo de maneira muito mais estratégica e mensurável. Gerando resultados muito mais palpáveis que o da publicidade tradicional.

A importância do conteúdo

Ter um conteúdo com um propósito claro, que atrai, educa e resolve o problema de uma pessoa é essencial para o sucesso do seu negócio no mundo digital.

E não só as empresas já perceberam isso para se relacionar com seus clientes, como também os próprios buscadores entenderam que é preciso fornecer informações relevantes no momento certo para garantir a satisfação de seus usuários.

As pessoas gostam de um bom conteúdo

Independente de ser o seu público ou não, fato é que as as pessoas hoje em dia buscam por um conteúdo que seja útil e que vá resolver seu problema naquele momento. Por isso, ao produzir conteúdo, seu e-commerce estará não apenas oferecendo um produto ou serviço, mas também uma solução para o público através do blog.

O Google gosta de um bom conteúdo

Os buscadores não são nada mais nada menos do que um “máquina de intenções”. Afinal de contas, ao procurar por algo lá, você tem a intenção de resolver algum problema ou tirar uma dúvida.

Sabendo disso, os buscadores procuram resolver este problema com o melhor conteúdo possível, entregando a melhor resposta ao usuário. Com isso, não precisamos nem dizer que sem um bom conteúdo, você não aparecerá nem na primeira página.

Já entendi que preciso de conteúdo. Mas porque um blog?

Não há como se falar em um bom plano de marketing de conteúdo sem um blog, uma vez que ele é o principal canal de comunicação/divulgação do seu negócio.

Primeiramente, o blog é seu! É o canal oficial da sua empresa, onde ela pode dizer o que quiser, para quem quiser. E enquanto você desejar, suas publicações estarão lá para a sua audiência.

Independente do formato, seja texto, áudio ou vídeo, o blog é o local onde o conteúdo é publicado para, posteriormente, ser compartilhado. Seja em redes sociais, por email, ou qualquer outro canal.

Em segundo lugar, um blog é um apanhado de conteúdo relevante da sua empresa em um único lugar. E o Google gosta bastante disso! Com ele sua empresa aumenta as chances de aparecer no topo do buscador quando alguém estiver procurando por alguma solução que você possui.

Em resumo, o blog é a casa do conteúdo da sua empresa, que ficará disponível para seu público pelo tempo que você desejar. E agora, vou entrar nos detalhes de como a sua loja virtual por efetivamente se beneficiar desta estratégia.

Como o seu e-commerce pode ser beneficiar em ter um blog

Blog tem um excelente custo x benefício

Antes de começarmos com os benefícios estratégicos, vale a pena pontuar um benefício que, independente da sua opinião, sempre pesa: dinheiro!

E se essa for sua única objeção, saiba que manter o blog é muito mais barato do que as mídias que você compra. Uma vez que, para manter o blog, basta entender seu público e começar a escrever conteúdos que os ajudem (como este), sanando suas dúvidas e resolvendo seus problemas.

Mas tudo bem, você pode argumentar que envolve custo de servidor e etc. mas o preço pago por um servidor é para o ano e, ainda sim o valor certamente será muito abaixo do que o gasto com mídia.

No lugar de ter de realizar publicações em grandes portais ou investir toneladas de dinheiro em anúncios para atrair seu público, porque não deixar eles virem até você de modo mais natural?

O conteúdo atrai um público muito mais qualificado

O seu blog certamente será uma enorme porta de entrada para novos clientes, que buscam por diversos tipos de conteúdos diariamente — isso para não dizer a todo momento. Quem consome um determinado tipo de conteúdo já sabe o que quer e o que espera de você e do produto que deseja, tornando a compra algo muito mais fácil, com menor chance de dar errado.

E como sabemos, uma compra errada é desgaste para o cliente e a loja, que tem de realizar a troca.

Então, se você apresenta dicas e informações sobre o universo dos produtos que você vende, certamente terá clientes mais educados e engajados, que comprarão com a certeza do que estão fazendo. E comprarão de você! Afinal de contas, você os ajudou nessa decisão.

Blog reforça a sua marca

O seus conteúdos são uma extensão da sua marca. A linguagem que você utiliza, os temas que você aborda, o seu posicionamento nos conteúdos, tudo isso ajuda a montar a imagem das pessoas sobre a sua marca e reforça a identidade junto ao seu público.
Além disso, ao produzir e publicar conteúdos realmente relevantes e que sejam úteis, você reforça a imagem da empresa, fazendo com que ela se torne uma autoridade no mercado dentro dos assuntos que ela aborda.

Dessa forma, irão naturalmente para o seu blog quando desejarem se informar sobre determinado assunto. Não só aumentando o volume de gente que é atraído para ele, mas também a influência da sua empresa sobre o público.

Mais pontos de conversão para o seu negócio

Hoje uma das informações mais relevantes para qualquer e-commerce é o email do usuário! Com ele você pode entrar em contato diretamente com ele, estreitando relacionamento com conteúdo relevante e promoções pertinentes.
E com o blog você tem mais uma oportunidade de conseguir este contato. Seja utilizando banners, pop-ups, alguma oferta especial relacionada com o conteúdo que é lido… O que não falta são opções para que você solicite o email em troca de algum benefício.

E além disso, é muito mais provável que eu lhe entregue meu email se você me prometer conteúdos relevantes na minha caixa de entrada (como os que eu estou vendo no blog) do que um spam de promoções.

Seu e-commerce tem mais chances de aparecer no Google

O SEO (Search Engine Optmization) já é uma estratégia muito aplicada no marketing digital para fazer com que as páginas de seu site/blog fiquem em uma posição melhor no buscador.

E isso é excelente para o seu E-commerce! E com o blog, ele tem muito mais chances de conseguir isso. Já que com o blog você consegue trabalhar melhor as palavras-chave relevantes para seu negócio e estabelecer uma estratégia de link building mais facilmente.

E bons links podem ser fundamental para alcançar bons rankings, afinal o Google leva bastante em conta menções em sites relevantes.

Como vimos, um blog só tem benefícios para a sua empresa.

Para aprender ainda mais sobre essa metodologia de atrair pessoas sem precisar ser invasivo como no marketing tradicional, confira o nosso guia completo do Inbound Marketing!

Esse artigo foi escrito por Especialista em marketing de conteúdo e SEO da Rock Content

Por que o seu e-commerce precisa de um blog
Avalie esse artigo!

Curtiu? Compartilhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked