Podcasts para e-commerce: qual a importância e como criá-los?

O consumo de podcast vem crescendo cada vez mais no Brasil, e isso não pode ser negado. De acordo com um estudo […]

O consumo de podcast vem crescendo cada vez mais no Brasil, e isso não pode ser negado. De acordo com um estudo da Deezer, houve um aumento de 67% nesse tipo de consumo em 2019, o que acaba chamando bastante a atenção de empresários. O podcast para e-commerce é, portanto, uma ótima estratégia de marketing para gerar engajamento do público e aumento de lucros.

Ainda de acordo com a pesquisa, é possível observar que 25% dos ouvintes consomem mais de uma hora de programa, o que faz com que as organizações invistam na prática para a publicidade, principalmente aquelas que estão começando a ganhar a notoriedade do público.

Desse modo, resolvemos criar este artigo para explicar detalhadamente como os podcasts podem ser usados como uma estratégia de marketing digital em seu e-commerce. Para mais detalhes, continue a leitura a seguir.

Entenda a importância do podcast para o e-commerce

Como já dissemos, o podcast é uma técnica que vem sendo bastante utilizada por empresas. Um dos principais motivos em investir, por exemplo, em publicidade é que o ouvinte não tem como pular a propaganda, ou seja, ele vai ouvi-la de todas as maneiras. Dessa forma, a exposição da marca ou produto é bastante relevante.

Outra forma de fazer isso é oferecendo conteúdo para os seus clientes. Isso é importante, pois demonstra que você pode oferecer informação relevante não só por meio da leitura, aumentando suas chances de ganhar engajamento e atenção do público.

Por exemplo, caso você possua uma loja virtual de farmácia, pode fazer um podcast sobre emagrecimento saudável. Com isso, você consegue atrair um público maior e falar sobre diversos tópicos que envolvam seus produtos, mas não de uma forma direta. Legal, não é?

Acompanhe, a seguir, qual estratégia de formato se encaixará mais com o seu objetivo.

Veja quais tipos de podcast podem ser utilizados para lojas virtuais

Existem alguns tipos de podcasts que você pode fazer, mas para isso, deve entender qual faz mais sentido para o seu business. Para isso, veja os tipos e seus principais objetivos.

Entrevista

Caso você tenha a intenção de mostrar a troca de experiências com pessoas diferentes e temas distintos, essa é a alternativa certa. Nesse formato é possível atingir não só o seu público, mas também o do convidado que você trouxer para a sua entrevista.

Aqui também é possível trazer conteúdos de forma bastante natural, já que o conteúdo é basicamente uma conversa (ainda que possua e deva ter um script a ser seguido). Por exemplo, caso você possua uma agência de marketing digital, poderá entrevistar um especialista em SEO, atraindo um público bastante grande que queira aprender sobre o assunto de forma mais descontraída ou séria.

Informativo

Um podcast informativo lembra muito os programas de rádio, já que sua intenção principal é levar informação relevante ao ouvinte. Uma forma interessante de fazer isso é por meio de um programa matinal, que ainda assim permanecerá disponível na internet para que os usuários possam ouvir a qualquer hora.

Painel

O painel é muito interessante, mas deve ser feito somente se existir um bom investimento por trás, já que, caso feito de forma amadora, pode ficar um “desastre”, pois nele existe o apresentador e um convidado. Ou seja, para que haja uma boa experiência do ouvinte, é extremamente importante que haja utilização de bons equipamentos.

Individual

No podcast individual, é necessário ter muito jogo de cintura, já que o programa é conduzido por uma única pessoa e a fluidez de uma entrevista, por exemplo, acaba ficando sob a responsabilidade de um único indivíduo.

No entanto, a grande vantagem dessa opção é que não haverá possíveis conflitos de agenda ou edições rebuscadas, já que é tudo mais simples. Essa opção é, desse modo, ótima para quem quer fortalecer uma marca pessoal.

Agora que você já viu todas as opções, vamos saber mais sobre como criar um podcast perfeito! Vamos lá.

Saiba como criar um podcast para o seu e-commerce

Para criar um podcast interessante para a audiência, é necessário seguir alguns passos. Veja!

Defina bem seus objetivos

Qualquer estratégia que você vá colocar em prática precisa ter objetivos bem definidos. Isso significa que deve saber o que quer conseguir com as ações que realizará. Por isso, tenha tudo bem claro, e o mais importante: meça!

Nenhum objetivo será bem executado, caso não seja medido. Portanto, utilize métricas que possam indicar os resultados que busca.

Identifique a sua persona

Personas são representações fictícias de seu melhor cliente. Isso significa que você pode saber alguns detalhes mais profundos do que o geral do público-alvo, como hobbies, canais mais utilizados etc. A partir daí, é possível construir uma comunicação mais assertiva e, principalmente, o tom de seu programa.

Uma vez que você define a persona que vai ouvir seu podcast, é possível direcionar melhor qual estilo vai seguir e como fará isso da melhor forma, a fim de criar uma experiência inesquecível.

Crie um nome memorável

Ao criar o seu podcast, você deve elaborar um nome para o programa. Isso serve para transmitir, com poucas palavras, uma mensagem ampla. Além disso, a intenção de um bom nome é que ele seja memorável e fácil de ser pronunciado. Para tanto, é importante que saiba bem a proposta de valor que seu podcast terá, e realize brainstormings, verifique se o nome está disponível etc.

Viu como é possível levar sua marca para ainda mais pessoas? Empresas que se prendem somente a sites e blogs acabam perdendo espaço para aquelas que buscam se reinventar com o advento da tecnologia e o novo perfil dos consumidores. Por isso, esteja atento e crie já o seu programa.

Agora que sabe tudo sobre podcast para e-commerce, não deixe de aproveitar a técnica para ganhar notoriedade entre usuários e aumentar o engajamento e lucros, Por isso, entenda quais os tipos de podcasts fazem mais sentido para o seu negócio e comece já a investir!

Curtiu nosso artigo? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais e continuar atento às principais dicas e novidades do mundo do e-commerce! Estamos no Facebook e também no YouTube!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário