Confira 5 plugins essenciais para o blog do seu e-commerce

Todo empreendedor que possui uma loja virtual tem como objetivo melhorar cada vez mais seus resultados, certo?! No entanto, algumas funcionalidades muito relevantes acabam ficando esquecidas, como os plugins para blog de e-commerce. Tais ferramentas conseguem trazer diferentes funcionalidades a uma página, mostrando sua versatilidade e relevância para sobressair com a dura concorrência.

Os plugins, de forma resumida, são considerados extensões que adicionam novas utilidades a outros programas maiores. Ou seja, eles conseguem agregar valor, e o mais importante é que, geralmente, são leves e pequenos, não interferindo no tempo de processamento do site.

Diante de um mercado tão acirrado, os blogs têm sido cada vez mais utilizados por empresas que querem enfatizar sua presença no mundo digital. Os blogs com conteúdo relevante potencializam os resultados de um e-commerce. Portanto, nada melhor do que saber como turbiná-los. Desse modo, criamos este artigo com os 6 plugins essenciais para utilizar. Acompanhe!

1. W3 Total Cache

O consumidor de hoje tem um perfil bastante dinâmico e, por isso, quer encontrar tudo rapidamente. Dessa forma, não dá para negar que o tempo que seu blog demora para carregar pode ser um fator impeditivo para que as pessoas retornem a ele, mesmo que o blog tenha conteúdos relevantes.

Assim, para aumentar a velocidade de seu blog, baixe o plugin W3 Total Cache. Ele melhora a experiência do usuário ao guardar todos os aspectos da página em cachê, diminuindo consideravelmente o tempo que levaria para carregar tudo sem utilizá-lo.

Se acha que está bom demais, acredite, pode melhorar: a ferramenta é gratuita!

Convenhamos que qualquer site que contenha comentários com spans acaba afastando usuários, afinal, sua credibilidade pode ser prejudicada. Desse modo, uma forma bastante eficaz de controlar isso 24 horas por dia é utilizando o plugin Akismet.

Ele tem a finalidade de manter seu blog protegido contra comentários e trackbacks que contenham spam, evitando que a imagem de sua marca seja prejudicada.

Para utilizá-lo, basta baixar e instalar, sem erro. O mais vantajoso de tudo é que não é necessário pagar por seu uso.

3. WordPress SEO

Se você tem um blog pelo WordPress, sem dúvida, vai querer adicionar esse plugin. Sabemos que a estratégia de SEO é muito importante, mas nem sempre a pessoa responsável por ela tem total conhecimento sobre o assunto, principalmente se está começando na área.

Desse modo, a WordPress SEO oferece uma funcionalidade que possibilita que você edite tudo para SEO em seu site (como metadescription, twitter cards, trilhas de navegação e outros), além de avaliar cada artigo seu. Tal avaliação tem como objetivo mostrar os pontos fortes e fracos de seu post, para ser encontrado nos motores de busca, como o Google, diante de uma palavra-chave.

O melhor de tudo é que o plugin ainda explica o que pode ser melhorado, a fim de que seu blog suba no rankeamento de pesquisas. Caso queira instalá-lo, saiba que é gratuito!

4. Easy Digital Downloads

O Easy Digital Downloads (EDD) tem como objetivo ajudar empreendedores a vender e gerir seus produtos digitais por meio do blog no WordPress. Ou seja, com o foco em vendas e uma interface bastante clara, é possível ofertar e-books, clipes de áudio, etc. Outro fator bastante relevante é que ainda é possível utilizar recursos que ofereçam código de desconto, rastreamento, acesso etc.

Para usá-lo em seu blog, não precisa pagar nada, mas, como o plugin anterior, você pode pagar para obter a versão completa (caso precise de suporte e uma biblioteca de extensões). Ou seja, caso seu e-commerce seja de pequeno ou médio porte, não há necessidade em pagar.

O grande benefício de utilizá-lo é se sua empresa vende produtos digitais, já que o plugin possui ferramentas avançadas para tal nicho. Utilizando-o é possível escolher o próprio gateway de pagamento, ter recursos completos de carrinhos de compra, ferramentas para saber como andam os status de reembolso, afiliações, listas de discussões e outros.

5. Flare

Qual analista de conteúdo não sonha com os conteúdos do blog publicados pelos usuários em suas redes sociais?! Bem, o plugin Flare veio para facilitar tal tarefa. Você pode adicioná-lo no começo, meio (lateral direita ou esquerda) ou fim do artigo, aumentando a probabilidade de que o leitor faça o compartilhamento.

O mais interessante é que você pode utilizar nos três pontos citados. Isso significa que suas chances de ir para as redes sociais do leitor aumentam três vezes mais! Você pode utilizar em diferentes partes do texto, a fim de, por exemplo, aumentar a credibilidade social, aumentar a conversão etc. O melhor disso é que não precisa pagar nada pela funcionalidade, ela é 100% gratuita.

Diante dessas opções, não tem como não querer testar pelo menos uma para sentir a diferença em seu blog, não é mesmo? Então, viu como não dá para se destacar entre tantos blogs, com inúmeras utilidades, sem investir em tecnologia?

Por isso, reserve uma parte do budget de sua empresa para otimizar a loja virtual e conseguir aumentar as vendas! Lembre-se de que você sempre poderá medir a eficiência dos plugins e, portanto, ver em números o retorno de seu investimento. Assim, você perceberá melhorias nos processos e na experiência do consumidor!

Agora que você sabe da relevância de plugins para blog corporativo, não deixe de utilizá-los! Além de trazer novas funcionalidades para o seu blog, eles podem melhorar os resultados de seu e-commerce por oferecer melhor navegabilidade ao usuário e tantos outros benefícios super relevantes para cativar a atenção. Por isso, anote nossas dicas e comece já.

Se você gostou deste conteúdo e tem interesse em continuar antenado nas notícias e novidades para empreendedores digitais, não deixe de curtir nossa página no Facebook!