Locaweb Digital Conference: Evento online para Transformar seu Negócio
Venda online e o coronavírus: entenda essa relação

6 plataformas digitais para impulsionar o sucesso do seu e-commerce

Publicado em: • Última Atualização:

O mercado está cada vez mais concorrido e os consumidores estão mais exigentes. Dentro desse cenário, portanto, é fundamental apostar em estratégias como o Marketing Digital, ou seja, fortalecer a presença do seu negócio nos principais canais online.

Isso, porém, não é tão simples de ser feito e requer, além de planejamento, escolher plataformas digitais para otimizar o e-commerce. Afinal, não basta oferecer o preço mais em conta ou os produtos de melhor qualidade. É preciso tornar a sua marca visível para o público-alvo.

A boa notícia é que é possível otimizar essas ações com a escolha das ferramentas adequadas para a sua loja virtual. Com uma análise aprofundada, é possível identificar as maiores necessidades e traçar um planejamento eficiente.

Mas não basta investir em apenas uma frente, é preciso ter uma estratégia completa. Por isso, vamos abordar os seguintes tópicos neste artigo:

  • Qual é a importância de uma estratégia digital para vender mais?
  • Quais plataformas digitais podem impulsionar o seu e-commerce? Veja 7 opções!

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e descobrir quais são as plataformas digitais ideais para potencializar o alcance e os resultados do seu e-commerce? Então continue a leitura para conferir as nossas sugestões!

Qual é a importância de uma estratégia digital para vender mais?

De 2018 para 2019, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de mais de 22%, segundo dados de um estudo da Compre&Confie.

Ou seja, cada vez mais consumidores estão confiando em lojas virtuais na hora de fazer uma compra. Isso também significa, porém, que a concorrência pela atenção do cliente em potencial é maior. A presença digital é, portanto, necessária.

Mas isso não quer dizer que você deva ter uma página no Facebook e um blog apenas. É preciso criar um plano de marketing completo para conseguir se destacar.

Afinal, o consumidor também está mais exigente e quer conteúdos relevantes para consumir. De uma publicação no LinkedIn até um anúncio em mídia paga, o planejamento é fundamental para ter sucesso.

A transformação digital, felizmente, torna esse desafio mais fácil de ser superado. Com soluções mais acessíveis, é possível otimizar o desempenho das suas ações para impactar os usuários.

Com uma estratégia bem aplicada, mais forte vai ser a reputação da sua marca. No longo prazo, portanto, o consumidor tende a confiar mais no seu e-commerce e isso pode significar mais vendas.

Quais plataformas digitais podem impulsionar o seu e-commerce? Veja 6 opções!

Que tal, então, descobrir quais são as plataformas digitais indispensáveis para potencializar as vendas no seu e-commerce? Separamos as 7 mais importantes para tornar a sua estratégia digital ainda mais completa. Confira!

1. CRM

Para vender mais, o primeiro passo é ter uma relação mais próxima com o consumidor. Por isso, a ferramenta mais importante em um momento inicial é um CRM (Customer Relationship Management).

A tradução para o português já indica do que se trata: Gestão do Relacionamento com o Cliente. Ou seja, em uma só ferramenta, é possível fazer todo o relacionamento com o usuário.

Mas a melhor notícia é outra: existem soluções eficientes e gratuitas. Uma delas é o HubSpot, que permite o gerenciamento completo do seu negócio sem cobrar nada.

Todas as interações com os leads são registradas em uma única plataforma. Assim, você tem acesso a todas as informações sobre o contato e entende, por exemplo, qual é o melhor momento para uma oferta ou um anúncio.

2. Google Analytics

A quantidade de informações geradas por uma página é imensa. Nada vai adiantar, porém, se esses dados não forem aproveitados da forma correta.

Já pensou se você pudesse fazer tudo isso sem gastar nem mesmo um centavo e ainda otimizar o tempo com relatórios completos? O Google Analytics é, portanto, mais uma das soluções que não podem faltar no seu planejamento digital.

Dessa forma, tudo relacionado ao desempenho do seu domínio estará ao seu alcance, do volume total de visitas até o tempo médio em cada uma das suas páginas.

Além disso, é possível identificar quais são os canais de origem de cada visitante e o total de conversões. Tudo isso para ter uma visão geral do desempenho das suas estratégias de marketing.

3. Google Search Console

A forma como o seu e-commerce aparece para os usuários na hora de uma busca na internet também é fundamental. Afinal, imagine investir diversos recursos na otimização das suas páginas, apostar em diferentes estratégias para ter um melhor rankeamento e, na prática, não receber as visitas esperadas.

O Google Search Console pode ajudar a superar esse obstáculo e evitar dores de cabeça. Com mais essa ferramenta gratuita do Google, é possível acompanhar o crescimento e verificar a saúde do domínio.

Além de uma visão geral do tráfego nas suas páginas, também é possível identificar se existem problemas com a indexação dos seus endereços ou mesmo quais são as melhorias que precisam ser feitas na tags. Tudo para que a sua página apareça para o usuário certo.

4. Rock Studio

A produção de conteúdo é peça fundamental em uma estratégia eficaz de Inbound Marketing, por exemplo. Mas esse trabalho não se resume a criar qualquer material para o seu público.

É preciso gerenciar tudo o que envolve esse processo. Mas com tantas responsabilidades ao longo de um dia de trabalho, contar com o auxílio de uma ferramenta é importante.

A Rock Studio possibilita que você gerencie tudo o que envolve a sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Além de uma integração facilitada com as redes sociais, todo o fluxo de produção é controlado por meio da ferramenta. Tudo é organizado para otimizar a rotina de trabalho, permitindo que o foco permaneça na criação de conteúdos relevantes.

5. SEMrush

Além da possibilidade de investir em mídia paga para impactar os usuários, o Marketing Digital também permite que você gere tráfego sem investimentos diretos.

Uma dessas alternativas é o SEO (Search Engine Optimization), que contribui para um melhor rankeamento nos mecanismos de busca na internet. Tudo isso a partir da execução de um conjunto de técnicas.

Mas conseguir um melhor posicionamento no Google não é tão simples. É preciso identificar, por exemplo, qual é a palavra-chave mais indicada para causar impacto na sua audiência.

Como fazer isso? Felizmente, existem ferramentas, como o SEMrush, para otimizar esse processo e oferecer relatórios e informações relevantes para o direcionamento da sua estratégia.

Apesar de ser paga, é um investimento que vale a pena considerar na sua empresa. Além de apontar as palavras-chave mais indicadas, por exemplo, a ferramenta proporciona uma análise global do seu domínio e, ainda mais importante, da sua concorrência.

Com um painel intuitivo, fica muito mais fácil direcionar os esforços para alcançar um melhor rankeamento.

6. Buzzsumo

De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2019, mais de 96% dos usuários da internet têm conta em alguma rede social. Como ignorar essa demanda?

Facebook, Instagram e YouTube registram, juntos, mais de 5 bilhões de usuários ativos todos os meses, segundo o portal de estatísticas Statista. Mas não basta ter uma página em alguma dessas plataformas; é preciso ser relevante dentro delas.

O Buzzsumo, porém, aparece como uma solução para direcionar melhor os seus esforços dentro desses canais. Com essa ferramenta, é possível ter um panorama completo do que está acontecendo nas redes sociais, dos conteúdos em alta no Twitter até os principais influenciadores de determinado segmento. Tudo com relatórios completos para uma análise aprofundada.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

6 plataformas digitais para impulsionar o sucesso do seu e-commerce
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *