Plataforma de e-commerce integrada com marketplaces

Uma das maiores preocupações das lojas de comércio eletrônico é: como escalar as vendas sem aumentar os gastos com anúncios? Na verdade, […]

Uma das maiores preocupações das lojas de comércio eletrônico é: como escalar as vendas sem aumentar os gastos com anúncios? Na verdade, a solução pode ser mais simples do que você imagina.

Muitos conhecem os grandes marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Magalu e vários outros. Mas você sabia ser possível ter uma plataforma de e-commerce integrada com marketplaces? E o melhor, não há a necessidade de contratar serviços de terceiros. Ficou interessado? Continue a leitura e descubra como obter isso!

O que é a integração com marketplaces?

Os integradores são sistemas que facilitam a gestão de marketplaces. Você pode editar títulos, fotos, preços e estoques dos seus anúncios — tudo em um único painel. Mas por que isso é importante, se você pode gerenciar as vendas pelo próprio marketplace?

Imagine que sua loja tenha produtos publicados em 5 plataformas. Cada site tem diferentes regras e processos para cadastrar anúncios e enviar um pedido.

Então, sua equipe precisa acompanhar (e atualizar) o painel diariamente para não perder o prazo de envio. Se isso acontecer, uma parte do dinheiro pode ser retida pelo sistema — até que sua loja melhore a reputação. Sem contar com os diferentes login e senhas que precisam ser organizados.

Ou seja, para uma empresa que quer aumentar sua produtividade, administrar várias plataformas, ao mesmo tempo, é inviável. Para resolver todos esses problemas, alguns lojistas contratam integradores que farão a conexão entre loja virtual e marketplaces.

Felizmente, existem soluções mais fáceis e econômicas. As melhores plataformas de e-commerce já oferecem a integração de forma nativa — não há necessidade de contratar novos planos ou realizar mudanças no código do site. É simples assim: você realiza suas vendas normalmente em sua loja virtual e também já divulga os mesmos anúncios nos maiores marketplaces do Brasil.

Quais são as vantagens da integração?

As grandes plataformas são utilizadas por empresas de todos os tamanhos e segmentos — e não faltam motivos para isso. Conheça, a seguir, as principais vantagens.

Aumento das vendas

Segundo a Analista de Marketing, Jéssica Marinho, o maior benefício de expandir para marketplaces é apresentar seu produto para um novo público — que, de outra forma, não teria acesso às suas ofertas. Em pouco tempo, é possível escalar suas vendas e aumentar o lucro da operação.

Cada plataforma tem seu próprio público. Por isso, é importante estudar cada uma para descobrir os melhores canais para os seus produtos. Existem muitas oportunidades, então, tenha certeza de que todos os marketplaces estão disponíveis em sua plataforma. Não corra o risco de finalizar sua configuração e, só depois, descobrir que algum site importante não está disponível.

Pague apenas quando vender

Muitos lojistas reclamam das taxas de venda em marketplaces. No entanto, essa não é uma desvantagem. Afinal, você está usando toda a estrutura de venda e aproveitando o enorme tráfego altamente engajado. Essa taxa de venda pode ser comparada com as campanhas de marketing (no Google e Facebook) que você já faz em sua loja virtual.

Estrutura pronta

Se sua plataforma de e-commerce já oferece a integração, não há trabalhos técnicos a serem feitos. Basta cadastrar seus produtos, exportar os anúncios e pronto! Toda sua gestão será centralizada em um único painel de controle. Além disso, você pode tomar as melhores decisões com base em relatórios avançados de venda, ticket médio, performance de produtos e muito mais.

Automatização de processos

A integração resolve o problema da sincronização de estoque. Ao realizar vendas em algum site, seu estoque precisa ser atualizado nas demais plataformas. Assim, evita-se o risco de vender o mesmo produto duas vezes. A edição de ofertas também é facilitada: modifique seus anúncios (na própria loja virtual) e sincronize as mudanças em todos os canais de venda.

Campo de testes

Quer saber quanto as pessoas estão dispostas a gastar em um produto? Você tem um produto excedente ou deseja lançar uma nova oferta? Use os marketplaces para testar o que funciona e o que não surte efeito.

Ferramentas de negócio

Todos os meios de pagamentos já estão disponíveis para seus clientes, não há necessidade de integrar outros sistemas. Além disso, muitas plataformas oferecem uma solução própria de envios — basta colar a etiqueta no pacote e aproveitar os descontos no frete.

Sua loja pode ficar ainda mais completa com integração e ferramentas de negócio. Uma plataforma completa oferece integração para:

  • emissão de nota fiscal;
  • chats e atendimentos;
  • e-mail marketing;
  • logística;
  • comparadores de preço;
  • análise de risco;
  • vendas e muito mais.

Credibilidade e a confiança dos clientes

Uma das objeções de vendas mais comuns é a falta de confiança dos compradores. Ao vender em um marketplace, a relutância dos clientes é reduzida por causa das garantias oferecidas pela plataforma.

Se o cliente decidir devolver o produto ou fazer uma reclamação, o marketplace ficará responsável — o que também significa economia de tempo e dinheiro. Isso é uma ótima notícia para empresas que ainda precisam fortalecer a marca.

Crescimento de longo prazo

Por último, mas não menos importante, ao ganhar força em um marketplace (se o seu produto é bom, e você está recebendo críticas positivas), você pode esperar um crescimento orgânico a longo prazo.

Esses foram alguns dos muitos benefícios de vender em marketplaces. Acima de tudo, é crucial que você escolha o canal mais adequado para o seu modelo de negócio.

Como a integração deve ser feita?

A forma mais fácil de começar é escolhendo uma plataforma com integração nativa de marketplaces. Em seguida, faça a configuração inicial:

  • cadastre seus produtos no site;
  • configure meios de pagamento e formas de envio;
  • crie sua conta nos marketplaces escolhidos;
  • faça a integração e exportação dos anúncios.

Pronto! Suas ofertas serão publicadas e sincronizadas. Agora, sua equipe pode focar naquilo que mais importa: as vendas.

Hoje em dia, os marketplaces são quase obrigatórios para atingir novos clientes e aumentar as vendas online — tanto que o maior e-commerce do Brasil é o Mercado Livre. Empresas recém-lançadas ou mega corporações já estão aproveitando todos os benefícios. Contrate agora sua plataforma de e-commerce integrada com marketplaces e junte-se a eles!

Você já conhece os principais marketplaces do Brasil e suas comissões? Veja, agora, nosso guia para não perder nenhuma oportunidade de negócio!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário