Planejamento de ano novo para o seu negócio

Quando projetávamos um 2020, no final do ano passado, não imaginávamos passar pelas tantas transformações que este nos fez passar.  Também não […]

Quando projetávamos um 2020, no final do ano passado, não imaginávamos passar pelas tantas transformações que este nos fez passar. 

Também não planejávamos tamanha transformação na forma de nos relacionar, de trabalhar, de viver a rotina. Todos nós, assim como nossos negócios precisaram passar por adaptações importantes e algumas delas permanecerão como uma herança de um ano paralisado por uma pandemia global, mas que nos fez ver a vida e o trabalho em novas perspectivas. 

Além de fechar o ano pensando nas últimas campanhas de vendas, já é preciso voltar os olhos para 2021, e se desafiar a planejar um novo ano baseado nos aprendizados e no novo momento que estamos vivendo. Confira algumas dicas: 

Avalie o seu negócio:

É preciso questionar o seu negócio para saber se ele ainda faz sentido. Pense nos produtos e nas novas necessidades dos clientes. Muitas vezes, é preciso adaptar algo para dar um impulso nas vendas. 

Organize os processos: 

O e-commerce está envolto na transformação digital, onde comprar online já é um comportamento habitual do consumidor. Para quem trabalha no universo online, que mantém operações diversas, é fundamental contar com um sistema de gestão ERP para cadastrar produtos, controlar estoque, vender em marketplaces, manter o fluxo de caixa e também cuidar da organização logística. 

O controle financeiro do negócio está totalmente interligado com a gestão dos processos, e automatizar é o caminho mais seguro e descomplicado. A gestão integrada também faz com que o empreendedor tenha uma visão mais abrangente do negócio, também projetando ações com relação a investimentos futuros e também promoção de produtos. 

Prepare a sua equipe: 

Dar atenção à equipe é fundamental para fazer a operação crescer. 

Os negócios são feitos por pessoas, e é sobre elas que precisamos atentar comportamentos, fluxo de trabalho e também o atendimento ao cliente. Manter a equipe motivada é fundamental para reverter em um bom trabalho e espírito de equipe. Estratégias que envolvam a equipe são importantes e devem ser projetadas para ocorrer ao longo do ano. 

Podem ser em formato de integração, percentuais de vendas, metas e planos de carreira.

Outra dica valiosa é observar o time e fazer avaliações individuais. Se a ideia é fazer ajustes na equipe, agora é o momento, para já iniciar um novo ano com pessoas capacitadas e dispostas a fazer o negócio funcionar.

Experiência de compra:

O cliente de hoje não quer apenas comprar o produto, ele quer ter uma boa experiência com a loja desde o primeiro contato até a entrega. 

Dispor de atendimento, chatbot ou suporte é fundamental para o cliente tirar suas dúvidas e sentir-se seguro no ambiente virtual. O cliente quer bom atendimento, informações claras e facilidades na hora de parcelar ou negociar os valores. 

A parte logística, quando referente ao e-commerce, também faz parte da experiência da compra. Assim como o valor e a demora do frete. O preço não é mais o único determinante na escolha da compra, é preciso dar opções de pagamento e também formatos de entrega que se adéquem ao desejo do consumidor. 

Planeje ações de marketing: 

Investimento em marketing e ações especiais não devem ser pensadas de última hora. 

Elas precisam passar por planejamento em equipe e amadurecimento para se concretizarem e resultarem aumento de vendas e ganho de clientes. Teste novos canais de vendas, defina metas de investimento em redes sociais, anúncios em marketplaces para aumentar o seu posicionamento perante o cliente.

É preciso sempre analisar o mercado para direcionar suas ações e atrair ainda mais clientes. 

Capriche nas informações dos produtos:

Comparar preços e performance dos produtos com mais rapidez, abrindo uma aba e outra, também é um ponto forte para o e-commerce ganhar preferência em muitos casos de compra. 

Outro indicador interessante é que o cliente passa a ter feedbacks de outros clientes que já deixaram comentários na página. Isso gera maior confiança e credibilidade.

Para projetar vendas, conheça o consumidor: 

É importante fazer uma análise do perfil do cliente do seu negócio para poder entrar em um novo ano com ações mais assertivas de vendas, de marketing e até de pós venda. 

Ações conjuntas e estudo do cliente são fundamentais para criar uma atmosfera de conteúdo e vendas. É interessante também analisar alguns pontos que o consumidor avalia com bons olhos na hora de optar pela compra online, como o preço e a descrição completa dos produtos. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário