Como adaptar seu layout para vender mais na Black Friday?
Instagram Ads: o que é e como fazer campanhas que geram vendas

Pixel para criar públicos personalizados no Facebook e Instagram para e-commerce

Publicado em: • Última Atualização:

Para quem busca aumentar a performance e melhorar a experiência dos seus usuários, é de extrema importância entender o comportamento e o perfil dos seus clientes, otimizando os resultados das suas campanhas. O pixel do Facebook é a ferramenta ideal para este cenário de captação e análise de dados comportamentais.

Utilizando este poderoso recurso, é possível rastrear o comportamento dos usuários no seu site ou blog, por exemplo: quais páginas o visitante acessou e o número de cadastros gerados pelos seus anúncios do Facebook e Instagram.

Quer conhecer mais, saber como usar o como usar o pixel do Facebook e quais os públicos personalizados que pode criar para sua loja? Então confira o conteúdo completo e saiba as novas oportunidade possíveis com esta inteligência usando os dados.

 

Aprenda mais com o quadro Escola Responde:

 

Como ativar o pixel do Facebook

O recurso está disponível na rede social e possibilita a análise e acompanhamento das conversões em um site, desta forma sendo possível criar públicos para as campanhas de anúncios no Facebook.

Com este recurso, pode-se acompanhar a quantidade de vendas, visualizações de página ou quantos leads a sua empresa conseguiu com as campanhas.

Outro ponto que ainda é pouco utilizado, é que ao entender como utilizar o pixel do Facebook nas campanhas do Instagram, o que é uma excelente oportunidade com o gigante número de usuários da rede social no momento.

Em resumo, os eventos do pixel do Facebook são códigos que podem ser instalados em todas as páginas do site.

A partir de então, ele vai começar a registrar as compras, visualizações, cadastros e enviar esses dados para o seu Gerenciador de Anúncios, entenda:

  • Configurar pixel do Facebook pode ser em sites, blogs e páginas de captura;
  • Não é possível instalar o pixel na sua página do Facebook;
  • Cada conta de anúncios possui 1 pixel atrelado a ela.

Como configurar o pixel

Para começar a criar o pixel, acesse o Gerenciador de Anúncios. Em seguida, no menu, clique em Públicos e vá na seção Ativos.

Caso já tenha alguma segmentação criada anteriormente, para outros tipos de anúncio, aparecerá um lista com todas elas. Para prosseguir, clique em Criar Público, e em seguida em Público Personalizado. O Facebook apresentará as fontes disponíveis, basta clicar em Tráfego do site para continuar.

Se já haver um pixel instalado, o Gerenciador de Anúncios já o considerará para a criação do público personalizado. Caso contrário, a partir daí, você começará a criação do novo pixel.

Basta preencher com os dados solicitados, avançar até que seja exibida a mensagem de sucesso e adicionar o código ao painel da sua loja. Se você ainda não tem o pixel instalado em sua loja virtual ou encontrou alguma dificuldade nesse processo, você pode ver como aplicar o código através dessa videoaula.

O que posso fazer com este recurso?

O pixel do Facebook é para ser usado em sites, blogs e páginas de captura, sempre visando acompanhar seu usuários com base na lei LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), limitando-se a boas práticas com dados externos, desta forma criar públicos personalizados no Facebook.

Desta forma, utilizar esta ferramenta é uma nova maneira de abordar seus clientes oferecendo promoções com campanhas com base nos acessos, interesses e outras segmentações.

Entenda o comportamento dos visitantes

Grande parte dos usuários do site não convertem já na primeira visita, visto questões de confiabilidade e também entender a reputação da loja. Nos segmentos de e-commerce, o número de não conversão na primeira visita corresponde a aproximadamente 97%.

Isso é devido ao processo de tomada de decisão passar geralmente diversos estágios da jornada de compra: aprendizado, descoberta, consideração e decisão.

Utilizar o seu histórico de comportamento dos visitantes para realizar as ações mais adequadas visando a conversão e experiência do cliente. Desta forma, pode-se avaliar quais as páginas com maior volume de acesso, tempo de permanência e até mesmo se a taxa de abandono está alta.

Se um usuário acessou uma página de produto em seu site e não finalizou a compra, ele pode estar em algum dos estágios citados, considerando a compra até tomar a decisão.

Neste caso, o remarketing dinâmico são utilizados com base nos seus produtos, desta forma é possível encaminhar um anúncio com o produto visualizado para este cliente específico com alguma oferta atrativa e exclusiva.

Como as campanhas do Facebook podem otimizar as vendas no e-commerce

A campanha de remarketing no Facebook Ads e do Instagram, deve conter uma comunicação direcionada por cliente, repassando uma experiência de exclusividade e aproximando os clientes da sua empresa.

Criar uma campanha de remarketing para quem visitou a página pode funcionar, porém é genérico e seu usuário pode não se interessar, visto que está realizando a oferta para todos os usuários.

É possível criar uma campanha de remarketing no Facebook Ads utilizando um público personalizado, selecionado a opção tráfego do site.

Ações específicas com o pixel do Facebook

Anúncios personalizados são a melhor opção para atingir seu público em um formato segmentado e com maior chance de assertividade. O visitante tem que ter a sensação de exclusividade e escassez da oferta.

Desta forma, é importante ter o cuidado com a maneira de comunicação que será utilizada e como ela está sendo recebida pelo público. Isso evitará o desconforto de um visitante receber um anúncio para um produto que já adquiriu.

Os anúncios orgânicos, aqueles realizados diretamente em suas páginas no Facebook e Instagram, tem menor alcance, porém o público segue sua página e a tendência de engajamento é extremamente alta.

Utilize anúncios no Instagram e Facebook sempre com o tempo certo

Imagine o usuário visualizar um anúncio no feed e após clicar para acessar o site perceber que a oferta não existe mais ou que o produto não está mais disponível. Desagradável para o cliente e para o anunciante, pois além do dinheiro gasto isso gera uma imagem negativa de sua empresa.

Ao realizar um anúncio de remarketing no Facebook defina o período, incluindo uma data de encerramento. Assim você evitará problemas com a disponibilidade de produtos e a validade das ofertas.

Como criar públicos personalizados no Facebook

Interesses

Existem diversas maneiras de criar públicos para utilizar em suas campanhas, existindo oportunidades em todas as frentes de anúncios para sua audiência.

O formato de interesses, apresenta uma solução para iniciar suas campanhas personalizadas quando ainda não existe um histórico tão grande de informações, podendo optar os interesses que seu público tem de ter para visualizarem seus anúncios.

1 – Acesse: facebook.com/ads/manage;

2 – Clique no menu das três linhas horizontais;

Painel do Gerenciador de Anúncios

 

3 – Clique em Todas as ferramentas;

4 – Depois clique Públicos abaixo de Ativos.

Painel do Gerenciador de Anúncios

 

A definição detalhada aparece a seguir, podendo visualizar as segmentações mais conhecidas como local, idade, sexo e idiomas. A definição de público mais detalhada existe desde o princípio dos anúncios Facebook.

Painel do Gerenciador de Anúncios

A seleção fica a critério de sua estratégia e necessidade, como datas sazonais, promoções exclusivas, entre outras opções.

Painel do Gerenciador de Anúncios

 

Segmentar com base em interesses pode tornar um anúncio do Facebook ou Instagram uma excelente oportunidade de vendas, mas existem alguns caminhos a seguir: ao invés de escolher o público geral, segmente para pessoas, negócios e organizações que têm um público-alvo semelhante ao seu.

Painel do Gerenciador de Anúncios:

 

Outra estratégia bem utilizada é testar diversos públicos personalizados no Facebook e encontrar o que melhor funciona para seu negócio.

Ainda nas definições detalhadas, temos os comportamentos dos usuários como uma excelente opção para iniciar suas campanhas.

Alguns exemplos de públicos de comportamentos são:

  • aniversário daqui a 60-90 dias;
  • fã de alguma equipa de desporto;
  • gosta de viajar e qual local.

Painel do Gerenciador de Anúncios: passo 05

 

Explore os Comportamentos porque existe uma infinidade de opções disponíveis e de certa forma será de sucesso para seu negócio.

Após ter dois tipos de segmentação o botão “Filtrar Público” passa a chamar-se “Filtrar ainda mais”, onde pode filtrar o seu público com mais variações para ter mais dessas caixinhas.

Painel do Gerenciador de Anúncios

Visitantes

Neste tipo de público é que o pixel entra em ação como todo o seu potencial, sendo possível filtrar quem acessou determinada página, visualizou algum anúncio, entre diversas estratégias. Algumas das mais utilizadas são:

Visitantes da sua página nos últimos dias

É possível definir um público dos usuários que em um determinado período realizou uma visita na sua loja virtual ou página, para que o mesmo volte a receber os anúncios com uma comunicação diferenciada. O máximo é de 180 dias para resgatar as informações dos visitantes permitido pela plataforma, visando a experiência do cliente. Este critério irá considerar todas as páginas em que o pixel está instalado.

Quem visitou uma página específica

Com esta segmentação, o Facebook permite incluir ou excluir pessoas que navegaram por determinadas páginas do site, também utilizando o prazo máximo do período de até os últimos 180 dias. Definindo as páginas, Para definir as páginas, é possível informar uma URL completa ou um termo que compõe a URL de determinada página.

Por exemplo, se você vende acessórios masculinos e tem uma categoria “pulseiras”, adicionando este termo as categorias e os produtos que compõem serão considerados para o público segmentado.

Tempo gasto na página

Esta estratégia é um pouco mais segmentada e bastante utilizada para quem atua com vídeos e Instagram. Ao utilizar é possível definir que a segmentação seja composta por usuários que navegaram por mais tempo em um domínio em detrimento do outro.

Estratégias básicas com públicos personalizados no Facebook

Começando a utilizar o pixel nos anúncios para os visitantes da sua loja também no Facebook, algumas das estratégias mais utilizadas no mercado são:

Sempre seja lembrado pelo usuário

Uma das estratégias mais simples, porém com um enorme potencial para seu negócio, é utilizar visitante por X dias na sua página. É possível criar anúncios com base no prazo em que os visitantes passaram pelo seu e-commerce, com uma mensagem mais personalizada. Não existe um prazo ideal, sendo muito variável de negócio para negócio e da estratégia de marketing. Confira abaixo alguns dos mais utilizados:

  • Visitantes há 1 dia;
  • Visitantes há 7 dias;
  • Visitantes há 30 dias;
  • Visitantes há 90 dias;
  • Visitantes há 180 dias.

Utilize pesquisas para fornecer seus anúncios

Você precisa entender o que seu cliente quer receber e seus gostos. Os interesses do Facebook são uma excelente opção, mas também é possível realizar pesquisas e analisar a relevância da campanha e estratégia.

Públicos Semelhantes: Estratégia para aumentar seu potencial

A criação de públicos semelhantes é uma excelente alternativa para quem quer anunciar no Facebook Ads e não sabe exatamente quem é sua persona e como identificar seus interesses na hora de criar um anúncio.

É possível criar um público a partir dos visitantes de seu site, desta forma, o Facebook consegue localizar potenciais clientes com base no mesmo perfil e interesses.

Pelo fato de possuir muita informação sobre os usuários, o Facebook tem o poder de conectar o perfil do seu público com essas pessoas que ainda não te conhecem.

Os públicos semelhantes, também conhecidos como Lookalike, ajudam você a criar novas segmentações para suas campanhas.

Fale com quem não converteu

Tentar entender o comportamento de usuário que ainda não converteram é uma opção para aumentar a conversão sem atrair público novo. Utilizar uma comunicação com o foco em resgatar este cliente é uma estratégia básica para o sucesso, podendo apresentar os produtos navegados ou ofertas exclusivas.

Com este público mais personalizado, seus anúncios atingirão pessoas que visitam sua loja virtual de uma maneira interativa e com o foco exclusivo, apresentando ser uma empresa que acompanha o cliente até a compra.

Com estas dicas, é possível iniciar diversas estratégias digitais para evoluir seu negócio de uma forma assertiva e trabalhar com diversos públicos personalizados no Facebook.

 

Aprenda mais com o quadro Escola Responde:

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Pixel para criar públicos personalizados no Facebook e Instagram para e-commerce
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *