Alcançar, adquirir e desenvolver! Vender novamente para o mesmo cliente custa bem menos! Vamos entender?
Otimizações de SEO para página de produtos de uma loja virtual

O que é pixel de conversão e como usá-lo para gerar mais resultado?

Publicado em: • Última Atualização:

Em um mundo com a internet e outras tecnologias cada vez mais desenvolvidas, as empresas perceberam a importância de investir em marketing digital para alavancar a venda de seus produtos e serviços. Com isso, surge a necessidade de entender ainda mais sobre pixel de conversão, que é uma maneira de analisar se as propagandas estão gerando novos leads para o negócio.

Essa estratégia de monitoramento de resultados é fundamental para uma empresa perceber o que está dando certo ou errado. Elas podem ser essenciais para direcionar ainda melhor as ações e campanhas de marketing e torná-las bastante eficientes.

Neste post vamos explicar o que é pixel de conversão e como usá-lo para gerar mais resultado. Confira!

O que é pixel de conversão?

O termo pixel de conversão pode ser definido como um recurso que possibilita que uma empresa possa fazer o monitoramento da eficácia de diversas campanhas e anúncios feitos na internet. É por meio dele que é possível analisar se houve alguma conversão para o seu negócio, ou seja, se algum usuário interagiu de alguma maneira com seu site, serviços ou produtos.

No mundo corporativo, define-se o termo conversão como qualquer ação de um cliente, seja o preenchimento de um formulário, compra de algum produto, assistir a algum vídeo ou simplesmente passar um determinado tempo presente em alguma página do site. O pixel é definido com um trecho de um código que a empresa adiciona e é acionado toda vez que um usuário conclui alguma ação.

Geralmente, esses códigos são formados em algum gerenciador de anúncios, como o Facebook Ads. Eles têm o papel de fazer o rastreamento de todas as ações que um usuário do site está tomando. Com essas informações é possível ter acesso a diversos dados, como as campanhas que mais engajaram os visitantes, o tipo de público que se interessou por determinada oferta, entre outras.

Qual é a utilidade do pixel de conversão?

Quem é empreendedor ou empresário sabe a importância que é saber medir constantemente os resultados, seja dos anúncios, propagandas, campanhas de marketing ou ações para captar e fidelizar clientes, com o objetivo de fazer o negócio crescer cada vez mais. Conseguir identificar essas informações é uma ótima maneira de quantificar o retorno sobre o investimento.

A principal utilidade do pixel de conversão é auxiliar a empresa a fazer esse monitoramento das ações dos usuários no site corporativo. A partir do momento em que a área responsável consegue identificar essas informações, fica muito mais fácil ter menos custos com anúncios e conseguir investir o dinheiro da empresa no momento e no setor correto.

Além disso, outra utilidade do pixel de conversão é ajudar o profissional a criar um anúncio cada vez mais direcionado para o público-alvo da empresa. Isso é fundamental para atingir e engajar o consumidor que possivelmente vai virar um cliente.

Essa estratégia possibilita identificar as pessoas que possam se interessar pelo seu negócio e você vai atingir um público maior com menos custos.

Como eles funcionam?

O pixel de conversão é criado em geradores de anúncios, como o Facebook Ads. Nessa ferramenta, você tem a opção de criar um código JavaScript — que pode ser definida como uma linguagem de programação, para utilizar no seu site — e, em seguida, você adiciona esse comando criado na página em que quiser monitorar determinada ação do usuário.

Para facilitar o entendimento, vamos dar um exemplo prático. Suponha que você queira a informação do número de pessoas que finalizam uma compra ao ver ou clicar em alguma propaganda no Facebook. Para conseguir essas informações, basta criar o código e incluí-lo na página em que o usuário confirma a compra. A própria rede social vai passar os dados toda vez que alguém acessar essa página.

Quais as vantagens de utilizar os pixels de conversão?

Uma das principais vantagens é obter informações dos usuários por meio de rastreamento e tornar o anúncio criado muito mais efetivo. Com um investimento nessa estratégia, é possível criar uma propaganda no site ou nas redes sociais e atingir muito mais pessoas com um custo muito menor. Além disso, essas informações adquiridas possibilitam a criação de campanhas mais personalizadas.

Como escolher em qual página inserir os pixels?

Uma empresa pode inserir o pixel em qualquer página do site. Para escolher corretamente, é fundamental determinar qual o seu principal objetivo e quais informações você deseja obter. É possível inserir o código a uma página de conclusão de compra, confirmação de pagamento ou outra ação específica, e também à landing page.

Quais as melhores práticas para utilização dos pixels?

Para a utilização do pixel de conversão alcançar os melhores resultados, é essencial respeitar as melhores práticas dessa estratégia para não cometer alguns erros. Algumas empresas acabam utilizando os códigos erradamente, deixam de focar no público-alvo da campanha e não respeitam a privacidade dos usuários.

Foque o uso dos pixels no público-alvo da sua campanha

O monitoramento deve ser feito com muito cuidado e atenção — essa estratégia requer organização e planejamento. Não adianta disparar os pixels sem definir o tipo de usuário que possivelmente vai se interessar pelo seu anúncio. Para alcançar a sua meta, é fundamental focar nas pessoas que fazem parte do público-alvo da sua campanha ou anúncio.

Respeite a privacidade dos usuários

É muito importante que o seu negócio não pense em obter informações de qualquer maneira, sem respeitar a privacidade dos usuários. Nem todas as pessoas estão interessadas em ser alvos do monitoramento feito pelos pixels de uma empresa. Caso não haja esse respeito, a campanha pode ter resultado inverso, fazendo com que um cliente deixe de confiar no negócio.

Realizar a análise dos resultados das campanhas de uma empresa é fundamental para desenvolver o negócio cada vez mais. O pixel de conversão possibilita o monitoramento da eficácia de diversas campanhas e anúncios feitos na internet.

Antes de planejar esse recurso, defina qual o real objetivo da sua estratégia, respeite as melhores práticas para não prejudicar todo o processo e conseguir atingir muito mais pessoas tendo custos bem menores.

E aí, conseguiu entender o que é pixel de conversão e como utilizá-lo para gerar resultado na sua empresa? Então, continue navegando no nosso site e leita agora mesmo o texto “Como melhorar suas taxas de conversão através das opções de entregas“.

 

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

O que é pixel de conversão e como usá-lo para gerar mais resultado?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.