Como o Pix para e-commerce ajuda a aumentar as vendas online?

Para atender aos consumidores da melhor forma possível, os lojistas estão constantemente atualizando suas operações. Ter um sistema de pagamento online eficiente, […]

Para atender aos consumidores da melhor forma possível, os lojistas estão constantemente atualizando suas operações. Ter um sistema de pagamento online eficiente, por exemplo, é um requisito que contribui significativamente para o crescimento das vendas, a satisfação dos clientes e, consequentemente, o sucesso do comércio eletrônico.

Com o advento do Pix no mercado brasileiro, tornou-se possível melhorar a experiência de pagamentos dos usuários. Afinal, trata-se de uma modalidade alternativa e confiável que realiza pagamentos instantâneos, permitindo que transferências e pagamentos sejam realizados em segundos.

Além de aumentar as vendas no varejo online, o Pix oferece outras diversas vantagens tanto para os consumidores quanto para os lojistas. Quer saber como ele funciona? Acompanhe o nosso artigo e saiba como o uso do Pix para e-commerce pode ajudar nas vendas online. Boa leitura!

O que é Pix e como funciona?

Lançado no final de 2020 pelo Banco Central, o Pix permite transferências e pagamentos em tempo real e sem necessidade de intermediadores, fazendo com que a transação tenha custos menores, já que, na maioria das situações, o recurso possibilita operações bancárias gratuitas.

De certa forma, a modalidade substitui as transferências TED e DOC, além de boletos ou pagamentos com dinheiro. Assim que o usuário se cadastra no sistema do Pix, pelo site ou aplicativo de um banco, essa opção pode ser acessada no momento de realizar algum pagamento ou transferências de valores.

Para se cadastrar no Pix, é só acessar o aplicativo ou o site de uma instituição financeira e criar uma chave — um tipo de apelido para reconhecer a sua conta. Em geral, a chave pode coincidir com um meio de identificação, como CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória — combinação de números e letras que funciona como um login.

Para enviar um Pix, é só especificar uma das chaves do recebedor. Pessoas físicas podem ter, no máximo, 5 chaves por conta. Já as pessoas jurídicas, no máximo 20. Lembrando que não é permitido inserir uma mesma chave em mais de uma conta, ou seja, as chaves cadastradas precisam ser distintas em cada banco.

Como o Pix pode ajudar nas vendas online?

O novo sistema de pagamento instantâneo é vantajoso especialmente para lojistas. Adotá-lo como um meio de pagamento nas lojas virtuais, por exemplo, pode garantir benefícios tanto para as finanças quanto para as vendas, uma vez que são mais baratas para o cliente e podem ser realizadas diretamente para o empreendimento — eliminando, assim, a necessidade de intermediadores no processo.

No caso dos clientes, muda a experiência de compra das pessoas que se encontram fora do sistema bancário, pois possibilita a realização do pagamento sem ter que ir a uma casa lotérica ou passar por instituições financeiras. Desse modo, é relevante considerar que o Pix ajuda no processo de automatização do mercado brasileiro, incentivando cada vez mais o consumo online.

Já no caso das empresas, elas recebem o dinheiro mais rápido e o custo da transação é menor que as taxas de boleto ou cartão. Além disso, quando uma venda acontece na loja virtual, é necessário separar a mercadoria no estoque e guardá-la até que o pagamento seja confirmado. Com o Pix, o pagamento imediato facilita todo o processo, e o vendedor não corre o risco de perder uma venda.

Nesse sentido, a praticidade dessa modalidade de pagamento torna o processo de compra mais ágil, eliminando, ainda, alguns entraves no checkout que afetam a taxa de conversão.

É importante destacar também que adotar tal tecnologia faz com que os consumidores tenham uma percepção positiva de sua marca, já que, em geral, o público valoriza empresas que estão por dentro das novidades tecnológicas.

Quais as vantagens do uso do Pix para e-commerce?

Sem dúvida, a principal vantagem do Pix é a praticidade. Poder realizar um pagamento ou uma transferência pelo próprio smartphone, sem a necessidade de sair de casa e de inserir dados complexos, é conveniente e muito mais cômodo, não é mesmo?

Confira, a seguir, outras vantagens de utilizar o Pix!

Agilidade no pagamento

Diferentemente de outros métodos de pagamento, como boletos bancários e cartões de crédito, em que a loja só recebe o valor relacionado à compra alguns dias depois, com o Pix o valor fica disponível para a loja logo após a transação, por ser um pagamento instantâneo.

Isto é, ao realizar uma venda por meio do Pix, o pagamento é identificado imediatamente, o que oferece maior capital de giro para o negócio, assim como diminui o tempo de entrega do produto.

Segurança

Com relação à segurança das transações, o Banco Central (BC) é responsável por monitorar todo o sistema do Pix e estabelecer uma série de medidas de segurança para as instituições, o que garante mais proteção ao processo. Além disso, o BC dispõe de infraestrutura centralizada capaz de implantar um sistema de liquidação pelo valor bruto em tempo real (LTBR).

Disponibilidade

No Pix, o serviço de pagamento fica disponível durante 24 horas por dia, 7 dias por semana e em todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados. Assim, diferentemente das transferências por TED e DOC, e do pagamento via boleto, o Pix possibilita uma transação a qualquer momento, mesmo fora do horário comercial.

Diante de tantas vantagens associadas ao Pix, cabe ressaltar a importância de os negócios aceitarem meios de pagamento diversificados para não perder vendas. Afinal, a facilidade e a comodidade que esses sistemas trazem para a rotina podem poupar tempo e dinheiro.

Por fim, com o cenário de modernização do mercado de compras, o Pix é considerado um grande incentivo para o e-commerce. Para os lojistas, vincular essa modalidade ao sistema de gestão online torna o canal de vendas mais prático e simples, sendo possível ter mais controle financeiro e manter a operações mais organizadas e eficientes.

Gostou do nosso conteúdo sobre Pix para e-commerce? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário