Conheça as principais vantagens de ter um tema customizável
Como melhorar suas taxas de conversão através das opções de entregas

Pinterest para vender: como a rede social ajuda no aumento das vendas?

Publicado em: • Última Atualização:

Quem gerencia um e-commerce precisa buscar a todo momento algumas estratégias para melhorar os resultados, e as redes sociais são excelentes ferramentas para gerar leads. Por isso, neste texto, mostraremos como você pode usar o Pinterest para vender.

Ainda não conhece essa rede social? Pois saiba que ela é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos e pode ser a plataforma ideal para aparecer para mais gente no seu segmento de loja virtual. Descubra, então, o que é Pinterest e saiba como usá-lo de forma eficaz. Para isso, é só continuar a leitura.

O que é Pinterest?

O Pinterest é uma rede social criada em 2010 que tem como enfoque principal o compartilhamento de imagens. Diferentemente do Instagram, a organização do conteúdo permite que usuários desenvolvam uma espécie de quadro de inspirações.

Assim, se seu interesse são viagens, você pode compartilhar suas próprias imagens sobre o tema e, até mesmo, fotos de outras pessoas para compor seu board (quadro).

Por que você deve usar essa rede?

Quem trabalha com um e-commerce não pode parar nem um momento de gerar novas fontes de tráfego e conversão. Afinal, o mercado é competitivo e exige uma atualização constante. Felizmente, é possível contar com as novas ferramentas digitais para alavancar os negócios.

Você provavelmente já usa o Facebook e Instagram para mostrar produtos, mas que tal explorar uma nova plataforma? Usar o Pinterest para vender é uma forma estratégica de alcançar um novo mercado e expandir as possibilidades de conversão.

Quais são as melhores práticas para converter no Pinterest?

Selecionamos as principais práticas para usar o Pinterest para vender. Elas garantirão que sua marca performe bem nessa rede social e consiga interagir com usuários de forma eficaz com foco na conversão.

Utilizar fotos de qualidade

No Pinterest, tudo gira em torno das imagens. Entrando nessa rede social você perceberá que existem padrões que podem inspirá-lo a se adequar perfeitamente, e um deles é o de fotos de qualidade. A rede social também transmite uma atmosfera “clean”, com imagens claras e mais delicadas. Isso acontece porque a maior parte de seu público é feminino, o que limita um quadro de ideias.

Por isso, deixe de lado imagens de baixas resoluções tiradas da internet e invista em fotografias originais de seus produtos em belos ambientes. Afinal, você quer que suas fotos estejam no mural dos clientes, certo?

Caprichar na descrição

Assim como em todos sites na web, o Pinterest também é um local onde você deve usar estratégias de SEO para ranquear melhor. Por isso, nada de postar fotos sem descrições e palavras-chave, ok?

Capriche nas informações de seus produtos, mas sem ser excessivamente formal. Essa é uma oportunidade de mostrar o que sua loja tem de melhor e, ao mesmo tempo, desenvolver um relacionamento sadio com os seguidores.

Mostrar formas de uso

Os espaços disponíveis no Pinterest são ideais para criar sequências de fotos que mostram como usar os produtos ou mesmo dar dicas relacionadas à área de atuação do seu e-commerce.

Por exemplo, se seu segmento é de moda, que tal mostrar dicas de como usar uma peça de forma versátil em vários looks? Caso você venda acessórios tecnológicos, pode fazer sequências de unboxing e uso do produto.

Acertar os formatos de imagens

Cada rede social tem padrões próprios de imagens a serem compartilhadas. No Pinterest, a melhor forma de postar é com fotos na vertical, com 736 x 1103 pixels. Esse formato é ideal para usuários que abrem as imagens pelo celular, preenchendo toda a tela com a foto.

Se adequar a esse novo formato também é uma boa prática que vai ajudar (e muito!) sua loja a performar melhor e atrair mais seguidores.

Fazer pastas de sugestões

Como já falamos, o Pinterest é um espaço de organizar ideias. Então, não deixe de aproveitar sua conta para criar pastas organizadas por segmento. Crie diferentes categorias, explorando os usos do seu produto e seu público-alvo.

Você pode, inclusive, criar pastas com recompartilhamento de imagens inspiradoras. Por exemplo, se seu negócio é de decoração, crie uma para organizar as melhores dicas dessa área.

Usar links

Para usar o Pinterest para vender, aproveite todos os espaços disponíveis de linkagem. As imagens que você posta devem sempre direcionar para sua loja virtual ou para um artigo em seu blog que dê mais informações sobre algum tema.

O uso de links é uma forma de criar uma jornada de consumo, onde é possível guiar o lead para mais níveis de informações até que ele se torne um cliente.

Interagir na rede

Sabemos que seu intuito em usar o Pinterest para vender é gerar mais leads e converter. Porém, não é ideal que você apenas exponha seus produtos na rede social sem nenhuma interação com os seguidores ou com outras contas.

É preciso participar ativamente da rede e mostrar que sua marca tem interesse não apenas em vender, mas também em criar relacionamentos com as pessoas. Por isso, não transforme sua conta exclusivamente em uma segunda vitrine do seu e-commerce.

Dê dicas, compartilhe conteúdos de outras marcas que possam agregar valor ao seu segmento sem serem concorrentes, responda usuários e comente em outras páginas. Enfim, se integre à comunidade do Pinterest!

Como começar a usar o Pinterest?

Já quer começar a usar o Pinterest para vender? Veja o passo a passo para colocar sua loja nessa rede social:

  • abra o site do Pinterest e crie uma conta gratuita;
  • selecione os principais tópicos que têm mais afinidade com seu negócio online;
  • transforme sua conta em uma conta comercial e vincule sua loja ao perfil;
  • comece a publicar suas próprias imagens!

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele possa ajudar você a gerar mais leads e converter mais vendas em seu e-commerce. Trabalhar o marketing digital é fundamental para gestores de lojas virtuais, e as redes sociais são grandes aliadas. Certamente você garantirá bons resultados quando começar a usar o Pinterest para vender.

Que tal se conectar com a gente nas redes sociais e ficar por dentro de mais dicas para o seu negócio digital? Então, acompanhe as nossas páginas no Facebook, YouTube e Intagram!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Pinterest para vender: como a rede social ajuda no aumento das vendas?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.