Saiba como usar o Pinterest Business para aumentar as vendas no e-commerce!

O Pinterest Business é uma ferramenta indispensável para os e-commerces. Isso, porque é uma ferramenta de pesquisa visual com alta taxa de […]

O Pinterest Business é uma ferramenta indispensável para os e-commerces. Isso, porque é uma ferramenta de pesquisa visual com alta taxa de engajamento e com um grande número de usuários que buscam por inspiração por diversos produtos, e serviços.

Logo, é uma excelente maneira de empresas diversas conseguirem expor suas soluções para clientes com alta intenção de compras.

Quer saber como usar o Pinterest Business para aumentar as vendas no e-commerce? É simples, basta continuar a leitura!

O que é o Pinterest Business

O Pinterest Business é uma rede social, de conexão de ideias, que permite aos usuários compartilharem, salvarem e descobrirem novas ideias em um único lugar. Ele funciona como uma grande vitrine virtual que conta com uma pelo visual para atrai milhões de usuários interessados em fotos e vídeos sobre assuntos diversos, como moda, culinária, vestuário, casamento e muito mais.

Outro benefício que faz com que as empresas necessitem de estabelecer uma presença consolidada nesse site, é o comportamento do usuário. A audiência do Pinterest é bastante segmentada e a jornada de compra de quem acessa a rede é de meio ou topo de funil.

Isso, porque quem acessa o site já está com uma intenção de busca avançada e está atrás de imagens, fotos e descrições de marcas que inspirem e ajudem a tomar a decisão de compras. Afinal, um usuário que busca por imagens de decoração de escritórios, provavelmente, já entendeu a necessidade de mobiliar o escritório e está em busca de modelos e design que sejam compatíveis com a necessidade da empresa. As chances desse usuário fazer negócios com a sua marca é muito maior, correto?

Portanto, é fundamental para empreendimentos de diversos segmentos se posicionarem nessa rede social e conhecerem as boas práticas para que os esforços realizados possam gerar resultados positivos. Veja nas próximas linhas.

A importância do Pinterest Business para as empresas

Existem contas pessoais e contas empresariais no Pinterest. Para os negócios, o Pinterest Business é de extrema relevância por apresentar vantagens competitivas que podem ser decisivas nos resultados da empresa. Veja algumas das vantagens que fazem com que essa rede social seja tão importante para empresas.

Constante crescimento

A rede social já conta com um número expressivo de usuários e a tendência é que cada vez mais pessoas busquem por ela na hora de se inspirarem e até mesmo encontrar a marca que dialogue com as suas necessidades e desejos.

Métricas do Analytics

Assim como muitas ferramentas online, o Pinterest Business oferece uma barra de analytics. Por meio dela, é possível entender métricas fundamentais para o negócio, como a taxa de engajamento e inúmeras informações sobre o público-alvo do negócio. Ao utilizar essa ferramenta da rede social, você ainda poderá avaliar o número de usuários impactados com a sua publicação, número de cliques, Pins salvos e muito mais.

Criação de vitrine

Na página inicial do perfil de empresa, é possível destacar até 5 pastas. Nessas pastas, é indicado destacar os conteúdos mais relevantes para o negócio e segmentá-los por informações como relevância dos conteúdos, imagens, data de criação, sazonalidade entre outros dados.

Pin Builder

Essa é uma ferramenta de criação da própria rede social. Com essa ferramenta, é possível ajustar proporção das imagens e vídeos, adicionar textos personalizados e logotipo para as publicações do negócio.

Pin Scheduler

Com o Pin Scheduler, a empresa pode preparar e agendar as publicações para as datas e horários que achar mais conveniente. Dessa maneira, utilizando as informações do analytics as publicações da marca são otimizadas e os resultados são melhorados, sem a necessidade de realizar as postagens em cada período do dia.

Como utilizar o Pinterest Business para e-commerce

Com a grande relevância que a rede social tem para as empresas, é preciso conhecer como funciona e entender quais são as boas práticas para utilizar o Pinterest Business. Além de fazer boards diferentes, com categorias e produtos diversos, é fundamental seguir as dicas abaixo para garantir o sucesso da marca na plataforma. Acompanhe!

Fotos e vídeos de qualidade

Essa, é uma plataforma com forte apelo visual. Logo, as imagens e vídeos devem ser de extrema qualidade. Os clientes que consomem nessa rede, não podem tocar os produtos e, por esse motivo, as mídias utilizadas devem enfatizar os benefícios e criar o desejo dos usuários.

Dimensão das imagens

Além da boa qualidade, é preciso saber quais as dimensões ideias para essa rede social, que é baseada em compartilhamento de fotos e vídeos. O Pin padrão, foto na linguagem do Pinterest, deve seguir os parâmetros de: até 32 MB de tamanho de arquivo, estar no formato .jpeg ou . png e obedecer o formato de 1000 x 1500 pixels.

Botão Pin nas imagens

Essa é uma funcionalidade oferecida pelo Pinterest para que os usuários possam salvar as imagens. Assim, os usuários podem salvar as imagens de produtos do seu e-commerce na rede. Essa funcionalidade permite que a marca mantenha um relacionamento com os usuários por mais tempo.

Descrição da empresa

Como em todas as redes sociais, é preciso fazer uma boa descrição da empresa. Logo, seja breve e conciso ao descrever o que é a empresa e como ela poderá resolver as necessidades e as dores dos clientes que buscarem por ela.

Painéis temáticos

É bastante vantajoso fazer painéis que se relacionem com os interesses das personas do negócio. Todos os painéis devem estar alinhados à proposta da marca, que se conectem com o estilo de vida de cada segmento de usuário. Com bons painéis temáticos, a empresa consegue criar uma relação mais próxima com os clientes.

Palavras-chave

As palavras-chave devem aparecer no título dos painéis, dos pins e nas descrições das publicações. Com boas palavras-chave, que se relacionem com o universo do negócio, as publicações têm mais chances de ganhar visibilidade e aparecerem nas buscas de imagens do Google.

Mensuração de resultados

Como a rede possibilita a análise de informações relevantes, Pinterest Analytics, seria um erro não mensurar os resultados. Logo, entenda as informações de seus usuários e as métricas de resultados de suas publicações para entender o que está gerando resultados positivos. É possível exportar as informações fornecidas no formato .csv, para que sejam examinados em programas diversos.

O Pinterest Business é indispensável para as marcas que trabalham com apelos visuais para comercializar seus produtos e serviços. Além da alta taxa de engajamento e usabilidade dos usuários, essa rede social apresenta diversos benefícios. Com as dicas apresentadas neste artigo, é possível conquistar excelentes resultados.

Quer ficar por dentro de mais assuntos como esse? É simples, basta seguir nossas páginas do Facebook, Instagram, YouTube e Spotify.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário