O que é Phygital e como investir nessa tecnologia que aprimora a experiência do cliente?

Phygital consiste na fusão entre o mundo digital e físico, na qual será possível o desenvolvimento de novas experiências de relacionamento e consumo. A tecnologia veio como algo que irá revolucionar a forma de fazer negócios.

O Phygital é uma estratégia que se utiliza das inovações tecnológicas para realizar a integração entre mundo online e offline.

Algo muito importante com a chegada do e-commerce.

Dessa forma, as ações omnichannel se tornaram muito mais eficientes e os benefícios são percebidos por consumidores e empresas.

Por mais que possa parecer uma solução pouco acessível, conhecendo as ferramentas e as melhores práticas, é possível implementar essa estratégia e colher seus benefícios.

Muitas empresas já utilizam essas ferramentas e já conquistam bons resultados.

Quer saber mais sobre o assunto? Se sim, basta conferir este artigo. É sobre isso que falaremos nas próximas linhas. Vamos lá!

O que é Phygital?

O Phygital é um conceito que faz a fusão do mundo físico com o mundo digital para que ambos possam oferecer a melhor experiência para os consumidores e usuários das diversas tecnologias.

Como o próprio nome sugere, physical (físico em inglês) e digital se uniram para mostrar que a utilização de um não exclui a utilização do outro.

Muito pelo contrário, cada vez mais é demandado pelo mercado consumidor a integração dos dois meios para otimizar a experiência de compra.

Ainda mais importante, já que estamos vivendo uma fase de transição no varejo que sai do tradicional que conhecemos para o inovador varejo 4.0.

Com as inovações tecnológicas avançando cada vez mais, essa alteração entre o meio físico e o digital acontece quase que de maneira imperceptível.

Dentre as atividades corriqueiras do cotidiano, essa fusão já é perceptível, e os consumidores já não aceitam que determinada ação seja exclusiva do mundo físico ou do mundo digital.

Logo, as empresas passam a ser induzidas a aderir aos diferentes canais de atendimento e de prestação de serviços. E essa comodidade aos consumidores também gera benefícios às empresas.

Tecnologias usadas no Phygital

As tecnologias são grandes aliadas para que a experiência do consumidor seja aprimorada e o cliente tenha a sensação de que suas demandas são de conhecimento de todos os envolvidos em qualquer canal de comunicação com o empreendimento.

Logo, é preciso conhecer quais ferramentas tecnológicas possibilitam essa integração de maneira fluída e multicanal. Veja a seguir algumas delas.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas é uma maneira de oferecer integração tecnológica entre o mundo físico e o digital.

Afinal, além de possibilitar a conexão entre diferentes eletrônicos funcionais no dia a dia, ainda permite uma conexão entre eles para que dados e informações sejam compartilhados em nuvem.

Realidade aumentada

A realidade aumentada permite que informações ou itens digitais interfiram no mundo real, para guiar ações ou mesmo participar de reuniões.

Cada vez mais podemos ver o uso do QR Code para fornecer informações turísticas e sobre determinados produtos, bem como para realizar compras.

Metaverso no e-commerce? Saiba como essa tecnologia deve impactar esse mercado!

Reconhecimento facial

Essa solução já é bastante utilizada para facilitar determinadas atividades diárias.

Para servir como recurso de segurança em contas bancárias ou aparelhos eletrônicos, como os smartphones, essa funcionalidade já faz parte da integração do mundo online ao offline.

Inteligência Artificial

A IA tem como principal objetivo oferecer dados e criar padrões comportamentais que ajudam as empresas a entender mais profundamente os desejos, as necessidades e as predileções de seus clientes.

Com dados valiosos sobre o comportamento humano, em grande escala, é possível prever tendências e entregar soluções que os consumidores desejam e ainda nem se deram conta.

Hiperpersonalização: o que é e qual a importância para o relacionamento com o cliente?

Wearables

A junção entre equipamentos vestíveis, como relógios e óculos inteligentes, permite o monitoramento de comportamento e estados de saúde, bem como o fornecimento de informações aos usuários dessa tecnologia.

Essa solução já é bastante utilizada para indicar informações de saúde ou para indicar desgaste de determinados produtos.

Empresas que utilizam o Phygital

Por mais que muitas vezes o uso do meio físico integrado ao digital possa parecer futurista, existem empresas conhecidas que utilizam essas tecnologias e vêm conquistando bons resultados.

Isso porque são usadas gradativamente e oferecem comodidades quase imperceptíveis. Confira algumas das empresas que utilizam o Phygital.

Amazon Go

A Amazon Go oferece um espaço onde não é necessário um atendimento nas lojas de conveniência da marca.

Isso é possível porque o sistema de pagamento e cobrança dos produtos adquiridos é feito no modelo self-checkout, que se mostra como forte tendência para o mercado varejista.

Amazon go - Phygital

Grupo Big

A empresa líder no varejo alimentar está em processo de implementação de seu e-commerce voltado para o sistema de logística conhecido como Ship from Store.

Nesse modelo, a união entre espaço físico e digital acontece quando as lojas físicas são apenas pontos de distribuição e os pedidos são feitos nos principais canais online, como aplicativo e marketplaces de alimentação.

Grupo big - Phygital

DriveThru.art

Essa foi uma exposição que fez uma boa utilização do Phygital.

Nessa exposição, o consumidor percorria os espaços de dentro do automóvel e observava as obras de arte suspensas, como um sistema de drive-thru.

Quando o visitante entrava na exposição, ele acessava as informações via QR Code, e as informações de cada obra eram transmitidas via áudio no smartphone.

exposicao-drivethru-art - Phygital

Como aplicar a tecnologia no seu negócio

Devido ao grande sucesso das ações de Phygital, as empresas buscam por soluções para implementar essas tecnologias em suas estratégias comerciais.

Engana-se quem pensa que é preciso de investimentos robustos para se tornar um empreendimento Phygital.

Veja a seguir o que considerar para aplicar essa estratégia nos negócios.

Conheça bem seu público

Um fator essencial é conhecer muito bem o público-alvo do negócio.

Dessa maneira, é possível entender onde o público prefere consumir os conteúdos ou realizar as compras.

Com um bom conhecimento, é possível entender quais ferramentas podem gerar os melhores resultados.

Entenda os canais

Existem muitos canais de comunicação que podem interligar o mundo online e o offline.

Logo, ao entender sobre o público-alvo, fica mais fácil definir quais os canais mais indicados para conversar, atrair e converter potenciais clientes.

Ebook gratuito: Conquiste Mais Clientes Utilizando Diferentes Canais.

Utilize o omnichannel

Para que o Phygital seja efetivo, é fundamental oferecer canais de comunicação físicos e online.

Afinal, um potencial cliente pode querer conhecer um produto pessoalmente, mas fazer uma pesquisa prévia nas redes sociais e fechar o negócio via app, por exemplo.

O Phygital já é uma realidade do mercado, e as empresas precisam saber se adequar a essa inovação.

Existem muitas maneiras de integrar o mundo físico ao digital, e os benefícios que essa integração proporciona são variados.

Logo, entenda quais são as principais soluções e como é possível implementar essa estratégia no seu negócio, sem grandes investimentos, mas com excelentes resultados.

E então, quais dessas ferramentas é a mais indicada para o seu negócio? Deixe nos comentários e vamos falar mais sobre o assunto!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário