Saiba como impulsionar os resultados de marketing para PME
Funil de vendas: o que significa e como otimizá-lo?

Perfil empreendedor: saiba se você tem as características necessárias

Publicado em: • Última Atualização:

É fato público, notório e consumado: o empreendedorismo digital está em alta. E sabia que o Brasil é hoje um dos principais atores no e-commerce mundial? Na América Latina, por exemplo, o país é responsável por 59,1% das transações comerciais via internet! Quer fazer parte dessa estatística? Mas será que você tem o perfil certo para ser um sucesso nesse setor?

A seguir, vamos mostrar qual deve ser o perfil do empreendedor digital, indicando as características necessárias para a atuação bem-sucedida em um negócio virtual próprio. E não se preocupe, porque você não precisa nascer com um dom! Que tal descobrir como é possível trabalhar para aprimorar sua atuação empreendedora? Confira como a seguir!

Conhecimento tecnológico

É simplesmente impossível falar em empreendedorismo digital sem pensar nas tecnologias que fazem esse meio funcionar e se diferenciar do mercado tradicional. Seja no varejo ou na prestação de serviços, é preciso estar atento às soluções para a divulgação da sua marca, onde entram o marketing digital e o uso de redes sociais, por exemplo. A gestão interna do negócio também merece destaque e, para isso, aposte nos softwares de gestão empresarial e de melhoria no relacionamento com clientes, bem como na própria montagem da loja virtual.

Sobre esse último aspecto, lembre-se de sempre pesquisar por plataformas que garantam a estabilidade do seu e-commerce, que sejam de uso intuitivo para clientes e vendedores, que sejam seguras no fechamento de transações comerciais e, ainda, que tenham um design atraente e funcional.

Atualização constante

Tudo bem que conhecer as tecnologias que podem ajudar seu negócio no presente é muito bom, mas será que assim você está preparado para as possíveis mudanças em um curto espaço de tempo? Não se esqueça: o empreendedorismo se alimenta de inovação e o mercado digital é famoso também graças a esse aspecto!

Para se manter atualizado e não ficar para trás no mercado, busque conhecimento cotidianamente, visitando blogs e sites, além de acompanhar publicações especializadas no seu setor. Nunca pare de observar os movimentos da concorrência e aumente seu poder visionário para enxergar tendências participando de eventos — como feiras e congressos de tecnologia. Essas ocasiões costumam ser a porta de entrada para recursos que podem mudar a forma como seu trabalho funciona, portanto, não perca a chance de ver essas mudanças in loco!

Visão estratégica

Estar antenado com as inovações tecnológicas é sim uma característica essencial para o perfil do empreendedor. Contudo, também é preciso encarar os demais aspectos do seu negócio com os olhos voltados para novas tendências!

Ampliar a visão estratégica do mercado significa estar atento a novas metodologias e práticas de gestão financeira e contábil, não negligenciar as mudanças na legislação fiscal e acompanhar de perto as mudanças nos hábitos de consumo dos clientes. É com esse olhar que você conseguirá encontrar os melhores caminhos para a sustentabilidade e o crescimento do seu negócio.

Liderança exemplar

Empreendedores devem ser líderes:, quando você sonhou em montar um negócio próprio, um de seus objetivos era não ter um chefe, certo? Portanto, agora cabe a você guiar uma equipe de profissionais rumo aos objetivos da empresa.

Para isso, opte por liderar pelo exemplo, sendo um ponto de referência para a atuação profissional e ética dos seus colaboradores. Mantenha os canais de comunicação abertos com sua equipe de trabalho, tanto para receber e esclarecer questões quanto para dar feedbacks e fazer cobranças por resultados, sempre prezando por transparência e justiça.

Criatividade inovadora

A essa altura, você já está a par das novidades tecnológicas disponíveis que impactam no seu negócio e atento às tendências do mercado. Mas você não teria um perfil empreendedor caso se contentasse apenas em seguir as modas do momento, não sendo capaz de criar suas próprias soluções inovadoras! Saiba desde já que, ao contrário do que muita gente pensa, a criatividade não é um dom de privilegiados. É, na verdade, uma característica que pode ser desenvolvida e aprimorada todos os dias!

Para isso, mantenha sua mente aberta para absorver novos conhecimentos, sejam eles ligados diretamente a seu ramo de atuação ou a áreas complementares diversas. Em seguida, corra atrás do risco calculado, usando uma pequena parte do seu capital e do seu tempo para desenvolver e testar soluções novas. Mesmo que elas não funcionem ou não sejam lucrativas de primeira, são essas tentativas que o ajudarão a inovar na próxima oportunidade!

Espírito resiliente

Já que começamos a falar sobre tentativa e erro, vamos aproveitar a deixa para abordar um outro importante aspecto do perfil do empreendedor: a resiliência. Para ser bem-sucedido no meio digital, o empreendedor precisa ser capaz de enfrentar adversidades e lidar com contratempos sem desanimar.

Mas atenção: isso não significa ser teimoso e insistir em ações ou estratégias equivocadas, ok? Na verdade, significa usar as dificuldades para gerar oportunidades de crescimento e aprendizagem. Está aí a crise financeira para você já começar se superando! Para isso, é preciso equilibrar a dose certa de convicções, a fim de continuar investindo naquilo que acredita, com a maleabilidade necessária para enxergar a hora certa de mudar.

Comunicação interpessoal

Um dos tópicos anteriores trouxe à tona a liderança, característica que exige uma boa capacidade de comunicação com os liderados. Mas, na prática, a interação interpessoal deve estar presente na vida do empreendedor além do escritório. É preciso manter canais de diálogo abertos com fornecedores, ter jogo de cintura para encontrar e convencer investidores e ser capaz de interagir de maneira produtiva com a clientela.

Essa é mais uma característica que pode ser desenvolvida aos poucos, dia a após dia. Caso seja necessário, procure um coaching específico para melhorar sua capacidade de comunicação! E não se esqueça que a comunicação é uma via de mão dupla. Portanto, também é preciso ouvir o que terceiros têm a falar, seja para dar sugestões ou fazer críticas.

Organização burocrática

Por fim, o empreendedor digital deve estar ciente de que nem tudo é exatamente empolgante no universo web. Cuidar da parte burocrática da empresa, por exemplo, que pode parecer uma tarefa bem maçante, é um aspecto que, se negligenciado, pode levar o sonho do negócio próprio para a ruína.

Portanto, procure se educar sobre os aspectos legais e fiscais que impactam no seu negócio virtual, invista na gestão financeira equilibrada e nunca deixe de fazer o planejamento orçamentário e estratégico do seu e-commerce baseado em dados reais.

Agora que você já é capaz de desenvolver seu perfil empreendedor, que tal se preparar melhor para ter o próprio negócio? Veja nossas 5 dicas para entrar no mercado on-line!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Perfil empreendedor: saiba se você tem as características necessárias
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *