Pequenas empresas, grandes negócios: veja 3 cases de sucesso!

O ano de 2020 marcou um dos maiores crescimentos do e-commerce na história do Brasil. De acordo com um estudo do Movimento […]

O ano de 2020 marcou um dos maiores crescimentos do e-commerce na história do Brasil. De acordo com um estudo do Movimento Compre&Confie, em parceria com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o crescimento foi de 56%, com um faturamento total que se aproxima de R$ 42 bilhões. Além disso, foram 20 bilhões de acessos.

A boa notícia é que não são apenas as grandes marcas que tiveram sucesso no comércio virtual. Diversas empresas usaram o contexto da pandemia para migrar, ou expandir, para o digital e alavancar seus negócios.

É isso que você vai conferir neste post. Conheça 3 cases de sucesso de pequenas empresas que fizeram grandes negócios online!

Os 3 cases de sucesso de pequenas empresas, grandes negócios

Antes de mais nada, é preciso entender que é essencial que os pequenos negócios tenham uma presença no e-commerce. Não somente o consumidor mudou os hábitos em relação às compras online, mas o comércio físico ainda está passando por instabilidades, sem a certeza de quando tudo voltará ao normal.

Além disso, mesmo quando voltar, o consumidor deve manter o comportamento de comprar online. Para ajudar você a se inspirar, separamos 3 cases de destaque. Acompanhe!

1. Lojinha da Lívia

A Lojinha da Lívia é de uma jovem empreendedora que começou por conta do Instagram. Enquanto cursava o ensino médio, a Lívia dava dicas de estudo e de materiais escolares. A página bombou muito na rede, pois as pessoas perguntavam quais os materiais que ela usava, pois, eram diferentes do que a maioria tinha.

Esses materiais eram adquiridos pela família dela, que gostava muito de viajar e os comprava em outros países. Logo, ela percebeu a oportunidade de vender esses produtos, mesmo muito nova, e a loja é um grande sucesso. Especialmente durante a pandemia, o negócio cresceu muito. Ela já tinha sua marca consolidada e começou a receber ainda mais acessos.

A oportunidade da loja surgiu porque, mesmo sem as aulas online, as pessoas começaram a investir em cursos extracurriculares, como pós-graduações, cursos de marketing e de idiomas. No momento de comprar os materiais, elas foram para a Lojinha da Lívia, pois existe um interesse natural em produtos bonitinhos, delicados e diferentes.

2. Decabrón

A Decabrón é uma loja de condimentos. Eles vendem molhos, temperos e mostardas de receita própria. Os donos tiveram a ideia a partir de uma viagem que fizeram ao Chile, onde experimentaram molhos e condimentos bem diferentes do que estavam habituados. A empresa é de Santa Cruz do Rio Pardo, uma pequena cidade no interior de São Paulo, e ainda assim consegue vender até para fora do país.

3. Approve

Por fim, destacamos a Approve, a loja de Leo Picon, que vem se destacando cada vez mais no mercado. É uma empresa que faz muito sucesso, especialmente entre os jovens, destacando muito a questão do valor. Ou seja, não é só a peça em si e seu preço, mas todo o valor que vem agregado na construção da marca.

As características que ajudaram essas empresas a se destacar

Existe algo em comum entre as três empresas: todas elas levam uma experiência diferenciada para o cliente. A Approve é um caso um pouco à parte, pois é uma marca já famosa de um influencer que tinha um bom número de seguidores. Ainda assim, o Leo teve um incrível trabalho de construção de marca para que ela se tornasse relevante, trazendo mais valor agregado para as suas roupas.

A Lojinha da Lívia tem o diferencial de trazer os produtos internacionais, apesar de ela nem mesmo trabalhar essa mensagem. O principal objetivo é levar produtos diferentes para os clientes, que não são fáceis de encontrar em qualquer papelaria. Isso ajuda a destacar a sensação de exclusividade.

Por fim, a Decabrón é uma marca cuja própria história mostra seu diferencial. Estamos em uma fase em que temperos e pratos gourmet fazem muito sucesso. O público acredita que alimentos artesanais são mais gostosos, por isso, a marca conseguiu trazer um ar diferente de tudo o que existe no mercado. O tempero é artesanal, caseiro e pensado diretamente no cliente.

O maior destaque entre as três lojas é a construção de marca em cima da exclusividade, daquilo que é diferente.

A importância de contar com uma empresa especializada em e-commerce

Por outro lado, também é importante pensar no aspecto técnico. Ou seja, o investimento em uma plataforma de e-commerce, especialmente. O ideal é que seja uma plataforma com um bom histórico, com cases positivos no mercado e com diversos recursos de marketing e vendas. Optar por uma plataforma com esses recursos significa uma grande economia, pois você não precisa contratar cada uma dessas ferramentas de forma independente.

Além disso, pequenos lojistas naturalmente não têm o investimento necessário para fazer um bom layout para a loja. Uma saída para isso é comprar um tema. Esse processo é vantajoso, pois além da economia também garante que a loja vai ao ar mais rápido.

Para otimizar o uso da ferramenta, é importante contar com uma plataforma que ofereça cursos e conteúdos que facilitem o processo, especialmente no início. Assim, o lojista pode fazer a gestão da loja sozinho, caso siga todos os passos apresentados pela plataforma. Se houver problemas de tempo, caso o lojista tenha uma loja física, esse serviço pode ser terceirizado.

Existe um equívoco comum ao entrar para o online. Muitas vezes, o lojista não quer se profissionalizar, pois, acha que esse processo é muito caro. Contudo, e especialmente comparado com o aluguel de um espaço físico, o valor do e-commerce é pequeno e pode trazer grandes retornos no futuro. Portanto, para quem quer expandir um negócio e alcançar o público nos marketplaces e muito mais, é preciso se profissionalizar.

A verdade é que vale a pena para os empresários olharem para o online como um investimento que pode trazer muitos retornos. Esse investimento que no início parece extra, no final das contas faz muito sentido.

Gostou do post? Então, confira nosso e-book completo e gratuito para ajudar você a vender na internet começando do zero!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário