Paulo Maccedo define o conceito de copywriting e fala sobre a importância de saber contar boas histórias

Você já ouviu falar em copywriting? Quer saber o que isso significa e aprender a usar essa técnica no seu E-commerce? O […]

Você já ouviu falar em copywriting? Quer saber o que isso significa e aprender a usar essa técnica no seu E-commerce? O escritor, autor de oito livros, quatro deles best sellers e especialista em copywriting, Paulo Maccedo, conversou com a  Escola de E-commerce e destacou pontos importantes que envolvem essa linha de comunicação. 

Entendendo o conceito de copywriting

Diferente do que muitas pessoas pensam o conceito de copywriting não surgiu na internet e sim, há mais de 150 anos nos EUA, antes mesmo da criação do  marketing. De uma forma prática, para o especialista, o conceito de  copywriting, basicamente pode ser dividido em três partes, atrair seu cliente, envolver ele emocionalmente e fazer com que ele tome uma determinada decisão/ação. 

Diferenças entre a redação publicitária e o copywriting

Paulo Maccedo, falou sobre as principais diferenças entre a redação publicitária e o copywriting, segundo ele, existem diferenças sutis entre os dois conceitos: o copywriting é mais voltado para a comunicação direta, já a redação publicitária tem uma pegada mais branda, com foco maior em gerar uma percepção de marketing do que uma persuasão.

As pessoas não leem anúncios ruins

De uma forma bastante assertiva, Paulo Maccedo, deu sua opinião sobre a percepção que muitos tem de que as pessoas não gostam muito de ler. Para ele, as pessoas leem menos sim, porém continuam cultivando o hábito da leitura, visto que um dos maiores E-commerces do mundo, a Amazon, se consolidou com a venda de livros. Para ele, o grande desafio está em escrever algo que chame a atenção das pessoas, considerando que atualmente a que a comunicação está cada dia mais dinâmica e fluida.

E como utilizar o copywriting para produtos no e-commerce

Paulo Maccedo deu dicas sobre como utilizar o copywriting para anunciar e vender produtos no E-commerce. Segundo ele, as pessoas se atentam demais as características dos produtos e não falam muito sobre os benefícios e utilidades que aquele produto pode ter, fatores esses que tem bastante relevância na hora de apresentar um produto. Para o especialista, antes de qualquer coisa é preciso conhecer muito quem é  seu público, saber o que ele busca e os benefícios que o seu produto irá trazer para a vida das pessoas.

A importância de saber contar boas histórias

Paulo Maccedo falou sobre a importância de usarmos as narrativas para falar sobre produtos ou até serviços e, usando exemplos práticos da vida cotidiana, falou como somos educados através das histórias. Desde a infância, passando adolescência, até a fase adulta as histórias fazem parte da nossa vida, seja através dos filmes, séries, livros, etc. Daí a importância de se atentar e utilizar das narrativas também no e-commerce, para persuadir, conquistar seus clientes e vender mais!

E como superar o bloqueio criativo na hora de escrever

Paulo falou sobre o famoso bloqueio criativo que muitos redatores têm na hora de escrever um texto e segundo ele, a melhor forma de lidar com esse bloqueio criativo é descansar a mente e pesquisar bastante sobre o assunto antes de começar a escrever. Paulo deu uma dica de uma técnica que ele mesmo utiliza na hora de começar a escrever um texto e a porcentagem necessária de cada uma delas para obter sucesso na sua copy.

Ficou interessado em saber quais dicas são essas, né? Além de dar dicas valiosas para quem trabalha com redação, Paulo deu uma aula sobre copywriting e respondeu perguntas dos internautas que estavam acompanhando a Live. Quer saber mais sobre copywriting e participar dessa super aula com especialista? Acesse o site da Escola de E-commerce e confira o conteúdo na íntegra.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário