Passo a passo: saiba como vender perfumes na internet

Investir no mercado online é uma ótima maneira de iniciar um negócio próprio. E não tem mistério: sabendo a forma certa de agir e tomando alguns cuidados básicos, é mais que possível ter sucesso. Que tal, por exemplo, apostar na venda de perfumes pela internet?

Só vale ficar atento, uma vez que esse ramo tem características particulares. Adiantando: como as pessoas não compram perfumes sem conhecer ou ter referências, é preciso escolher bem o que vender e como se comunicar com o público. Quer saber mais a respeito dessa modalidade de negócio? Confira nosso post e se prepare para perfumar a internet!

Por que vender perfumes?

Você por acaso já se apaixonou por um cheiro específico? A verdade é que a memória olfativa é bem interessante: basta sentir a fragrância de um perfume que usou no passado para, de repente, muitas lembranças virem à mente. Por isso, esse mercado não diz respeito somente a cuidados e gostos pessoais, mas trata de sentimentos!

Pense bem: a maioria das pessoas usa perfume, nem que seja só para ocasiões especiais. Fora isso, os perfumes são ótimas opções de presente. E o melhor: se você vende um perfume e conquista o cliente, ele não apenas volta sempre como traz indicações!

É bem diferente de quem vende produtos eletrônicos, por exemplo. Nesse caso, é muito difícil prever quando o cliente vai realizar novas compras. Já a revenda de perfumes depende basicamente dos hábitos particulares dos consumidores. Se o uso é diário, é bem provável que você venda para os mesmos clientes a cada 2 ou 3 meses.

Cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre e-commerce
Como ter sucesso?

Como já mencionamos no começo deste post, a venda de perfumes pela internet tem algumas características especiais. Isso porque é muito difícil que alguém se sinta à vontade para comprar sem nunca ter sentido a fragrância. Pensando nisso, para seu e-commerce ter sucesso, você precisa apostar em:

  • marcas conhecidas no mercado, para que os clientes não tenham medo de comprar online;
  • boas descrições das fragrâncias, para ser possível comparar com outras fórmulas já conhecidas;
  • sistemas de avaliação e feedback, para o visitante ver dicas de outros compradores e se sentir mais seguro.

Além disso, é preciso ficar de olho em um aspecto muito importante: o preço. Afinal, se a concorrência tem o mesmo produto que você e cobra bem mais barato, por que o usuário deixaria de aproveitar essa oportunidade? Então entenda: seus preços precisam acompanhar o mercado, sem fugir muito da média.

Por mais que isso possa parecer simples, é algo com que você tem que se preocupar ainda na fase de busca por fornecedores. Se o preço de compra for muito alto, como manter a competitividade e ainda ter lucro? Nem por isso, porém, deixe de procurar empresas confiáveis. E fuja das ofertas boas demais para serem verdade, ok? Só venda perfumes originais para não prejudicar a imagem da sua loja nem ter problemas legais.

Além de tudo isso, ainda há outras questões decisivas para ajudar seus clientes a comprarem perfumes de você e não de outros e-commerces. Entre elas estão:

  • o frete, que não pode encarecer demais a compra;
  • a forma de pagamento, oferecendo a maior variedade possível de opções;
  • a oferta de descontos e brindes, de acordo com o volume de compras ou a entrada de novos clientes.

Como vender perfumes na internet?

Se você gosta desse mercado e tem interesse em vender perfumes online, anote aí alguns dos pontos fundamentais para ajudar seu negócio a funcionar adequadamente e crescer!

Abertura do e-commerce

Como muitos fornecedores só trabalham com empresas constituídas, é essencial legalizar seu e-commerce. Nesse mercado, os distribuidores geralmente são intermediários e atendem diversas empresas, que têm prioridade sobre vendedores autônomos.

Seleção de fornecedores

Faça uma lista de possíveis fornecedores e pesquise preços e condições de cada um. Atente para a confiabilidade dessas empresas para ter certeza de que o produto que você está comprando é original.

Perfumes importados, por exemplo, são muito procurados pelos consumidores. Sabendo disso, procure conhecer os principais fornecedores internacionais, faça contato, pesquise, negocie. Acredite: tomando esse cuidado, você pode conseguir preços bem abaixo do mercado, garantindo assim uma boa margem de lucro!

Escolha dos perfumes

Um dos grandes diferenciais da venda online é oferecer aquilo que o consumidor não encontra próximo de casa. Afinal, não adianta nada oferecer, com as mesmas condições, perfumes que os clientes podem comprar com um revendedor ou em uma lojinha logo ali.

É preciso, assim, escolher os produtos certos. Pense primeiramente, por exemplo, se vai vender perfumes nacionais ou internacionais. A partir daí, escolha a dedo cada uma das fragrâncias do seu portfólio. Sejam quais forem, elabore estratégias e proporcione um atendimento de excelência para seus clientes. Dessa forma, você ganha sua preferência mesmo vendendo a distância.

Definição da logística

Outro ponto importante está diretamente ligado à logística para e-commerce: recebimento e entrega. Em quanto tempo você recebe os perfumes? Quanto paga de frete? Lembre-se de considerar esse valor quando calcular os custos de seus produtos para não ter prejuízos. Pense também no tempo de entrega quando for programar suas compras para não correr o risco de ficar sem estoque.

Por outro lado, pense nas formas de entrega e no valor do frete que vai cobrar de seus clientes. Se vai vender para todo o Brasil, pesquise as formas de entrega mais econômicas e seguras para que seus perfumes cheguem íntegros nos pontos de entrega. Já para vendas na sua própria cidade, por exemplo, você pode oferecer retirada em uma loja física parceira ou entrega por motoboy, de acordo com a solicitação do cliente.

Criação do e-commerce

A essa altura, você já tem definidos:

  • os perfumes que vai vender;
  • os respectivos fornecedores;
  • a forma mais adequada de efetuar as compras;
  • os prazos de venda;
  • as formas de entrega.

Agora chegou, portanto, a hora de escolher o lugar para oferecer seus perfumes. E existem várias opções, viu? Confira algumas!

Marketplace

Marketplaces são empresas de grande renome que permitem que outras, menores, vendam em seu espaço. Funcionam como shoppings virtuais, reunindo diversas marcas em um só ambiente para proporcionar a melhor experiência de compra possível para os usuários. Para aproveitar essa oportunidade, é preciso estabelecer um contrato e conferir as condições de cada opção. Lembre-se de avaliar os custos!

Mercado Livre

Muito conhecida, essa é uma alternativa bem simples e prática para oferecer seus perfumes. No caso, você vende os produtos pela plataforma e paga um percentual ao Mercado Livre, podendo usar o sistema de recebimento e entrega do próprio site.

Loja virtual

Você também pode ter sua própria loja virtual, criando uma marca e vendendo sem intermédio dos marketplaces ou do Mercado Livre. Uma das vantagens dessa opção está na redução de custos, já que você não vai pagar taxas altas por vendas vendas realizadas, além disso com uma loja virtual você consegue vender seus produtos em múltiplos marketplaces, aumentando significativamente a visibilidade de seus produtos e por consequência suas vendas.Você precisará investir em todos os detalhes a fim de garantir uma boa experiência para seus clientes, desde a navegação do site à oferta de formas de contato para solucionar dúvidas, preste bastante atenção nesses detalhes na hora de contratar sua plataforma de e-commerce.

Agora sim você sabe como vender perfumes na internet! Identificou-se com o ramo? Ótimo! Esse é mesmo um mercado muito promissor e tem boas possibilidades de lucro. Então mãos à obra!

Por fim, se quer receber mais dicas para ter sucesso nas vendas de perfume, siga nossos perfis nas redes sociais!

Curtiu? Compartilhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

Inscreva-se na nossa newsletter!

Receba notícias, dicas, ebooks e webinars diretamente em seu e-mail e torne-se um expert em e-commerce!

Obrigado por se inscrever!

A partir de agora você faz parte da nossa newsletter, vamos te enviar e-mails que irão te ajudar a se tornar um mestre do e-commerce.