Comportamento do consumidor: como monitorar efetivamente?
Saiba como usar o Instagram para aumentar as vendas de um e-commerce

Passo a passo: saiba como vender joias na internet

Publicado em: • Última Atualização:

Com o mercado de trabalho cada vez mais sobrecarregado, muitas pessoas veem nos empreendimentos online uma oportunidade para melhorar a renda e alcançar sua independência financeira. Nesse cenário, saber como vender joias na internet pode ser uma excelente alternativa de investimento, sabia?

Por mais que a venda de joias pela internet apresente concorrência menor que outros segmentos, tem grande potencial de crescimento. Para você ter uma ideia, moda e acessórios foi o nicho com mais itens vendidos em 2015!

Inicialmente, é importante dar atenção à legalização da loja virtual, com a criação de CNPJ para emissão de notas fiscais. Em seguida, dedique-se ao planejamento e à estratégia de vendas do negócio. Para saber direitinho o que deve fazer, preparamos um passo a passo. Confira!

Escolha fornecedores de qualidade

Após a definição do nicho de atuação em si, você deve iniciar a busca por fornecedores de qualidade e confiança. E por mais que preços competitivos funcionem como diferenciais na hora da escolha, é preciso avaliar também outros fatores, como:

  • tempo de entrega;
  • formas de pagamentos e vantagens para a compra no atacado;
  • qualidade da mercadoria;
  • produtos de destaque em relação aos dos concorrentes.

A escolha de bons fornecedores constitui o primeiro passo para que a loja tenha sucesso e seja competitiva tanto no que se refere aos preços quanto às características das mercadorias. Não se esqueça que, especificamente no caso do mercado de joias, a qualidade é item importantíssimo.

Uma opção aqui é buscar por boas lojas físicas para comprar as joias pessoalmente e montar seu estoque. Mas também é possível avaliar a compra em atacado pela internet para revendedores, bem como a importação de produtos. Nesse último caso, o ideal é que o planejamento conte com um prazo flexível, facilitando manobras se surgirem imprevistos.

Use uma plataforma de e-commerce

A escolha da plataforma de e-commerce que dará suporte à loja virtual é um aspecto central para a qualidade do empreendimento online e das oportunidades de vendas e crescimento. Esse recurso deve ser seguro, ter certificado de qualidade, além de permitir atualizações e personalizações. A plataforma deve funcionar como um ambiente propício para a expansão e a consolidação do e-commerce.

Essa definição deve levar em conta quais formas de pagamento poderão ser aceitas pelo lojista, como se dará a integração com ferramentas de gestão de estoque, até que ponto a emissão de notas fiscais será facilitada e como acontecerá o relacionamento com o cliente.

Além desses aspectos, também é essencial ter em mente que a experiência de compra do usuário será afetada de uma forma ou de outra. Quando a loja virtual está alocada em uma plataforma que proporciona mais segurança para o cliente, o lojista pode optar por ferramentas de automação para cuidar de determinados processos. Assim, todos são beneficiados!

Tenha um público-alvo bem definido

Para que o empreendimento online gere os resultados esperados, não adianta atirar para todos os lados. Ter um público-alvo bem definido é um passo importante para assegurar mais precisão na comunicação e nas estratégias. Se o foco da loja virtual é a classe C, por exemplo, não adianta oferecer joias caríssimas! Seguindo a mesma lógica, se o alvo é a classe média alta, a venda de bijuterias não apresentará bons resultados.

Viu como a definição do público-alvo determina aspectos importantes do e-commerce? Estamos falando, por exemplo:

  • da faixa de preço das joias;
  • do tipo de joia que será vendido;
  • das formas de pagamento disponíveis;
  • do tempo de entrega;
  • dos canais de atendimento;
  • das estratégias de divulgação.

Ao conhecer bem quem a loja pretende atender, suas chances de sucesso nas etapas de atração, retenção e fidelização de clientes aumentam significativamente!

Pense nas formas de pagamento

A definição das formas de pagamento que serão aceitas na loja virtual é importante para atender às necessidades tanto do público-alvo como do lojista. Como você já deve ter reparado, os e-commerces normalmente atuam com cartão de débito e crédito, boleto bancário e débito em conta.

No caso de pequenos e médios e-commerces, é comum lançar mão de um intermediador de pagamento como opção segura e que exige menos adequações por parte do lojista. Vale a pena procurar saber direitinho do que se trata!

Ao escolher a plataforma de e-commerce que será usada, é importante verificar quais formas de pagamento são aceitas, uma vez que as empresas de cartão de crédito exigem algumas certificações de segurança, por exemplo. O lojista deve analisar questões como:

  • segurança para o cliente;
  • diversidade de opções;
  • melhora na experiência de compra;
  • cobrança de taxas;
  • tempo para recebimento.

Com esses fatores sendo corretamente avaliados, o lojista tem mais garantias financeiras para seu negócio. Já observando pelo lado do consumidor, a experiência de compra no momento do pagamento se torna impecável!

Avalie a participação em marketplaces

Os marketplaces podem ser alternativas bem interessantes para e-commerces que ainda estão começando ganharem mais visibilidade, aumentarem seu lucro e conseguirem crescer com custos menores de operacionalização.

No marketplace, suas joias terão mais visibilidade. E essa oportunidade faz com que sua marca seja encontrada com mais facilidade, demandando menos investimentos em divulgação. Mas a opção deve ser avaliada com cautela, já que o marketplace fica com uma porcentagem do valor das vendas e a concorrência pode ser mais acirrada, exigindo que o lojista trabalhe com margens de lucro menores.

Considere as opções de logística

Ao iniciar um e-commerce sem sair de casa, o lojista deve avaliar todos os elementos necessários para manter sua loja virtual. E um desses itens é a logística! O controle e a gestão do estoque é uma demanda importante, pois influencia no sucesso das vendas. Fazer vendas duplicadas, por exemplo, é um risco quando esse controle não é adequado. Algumas plataformas automatizam essa função, aumentando a segurança da operação.

Além do estoque, a logística também envolve a definição dos meios que serão usados para a entrega das mercadorias e como os valores serão repassados para os consumidores. Normalmente, quando as vendas ainda estão começando, os Correios saem na frente. Afinal, apesar do custo elevado, a solução é mais simples. Conforme o negócio cresce, a necessidade de contratar uma transportadora deve ser avaliada, considerando área de cobertura, custos e tempo de entrega.

Faça a divulgação em diferentes locais

Como o ambiente online é extremamente competitivo, é preciso contar com uma estratégia de divulgação sólida para que os potenciais consumidores conheçam a loja virtual e suas vantagens. O indicado é optar por estratégias de marketing digital, que agilizam o processo de descoberta até chegar à loja virtual. Que tal investir em redes sociais, mídias pagas, SEO e e-mail marketing?

Mas nada de escolher esses meios aleatoriamente, viu? Antes, identifique os canais nos quais o público-alvo da loja está mais presente. Dessa forma, é possível desenvolver uma estratégia com baixo custo e máximo resultado, que permita a expansão das vendas.

Agora que você já sabe como vender joias na internet, aproveite para entender mais a fundo como abrir uma loja virtual: confira aqui um guia completo!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Passo a passo: saiba como vender joias na internet
1 (20%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.