Rede de display: entenda como funciona e se vale a pena investir
Emissão de nota fiscal no Mercado livre se torna obrigatória partir do dia 2 de janeiro 2018

Passo a passo: saiba como registrar o domínio de uma loja online

Publicado em: • Última Atualização:

Como registrar o domínio de uma loja online: essa é uma das primeiras dúvidas que surgem ao se pensar em criar um e-commerce. E o questionamento é mesmo fundamental, já que, aqui, o site equivale ao ponto de venda do negócio. Pensando nisso, justamente para ajudá-lo nessa tarefa, resolvemos preparar um passo a passo.

Antes de sequer sair do lugar, no entanto, vale lembrar que o domínio nada mais é que o endereço da sua loja na internet — corresponde ao endereço virtual, aquele que normalmente começa com www. Na prática, serve para que os clientes encontrem o negócio e, claro, comprem bastante!

Agora que você já está com o conceito fresquinho na cabeça e entendeu a importância de garantir um bom domínio, chegou a hora de conferir os passos necessários para registrá-lo. Então vamos lá?

Comece com um brainstorm

O famoso brainstorm é um processo bastante explorado nas áreas de comunicação e marketing. Trata-se de gerar uma série de ideias para, posteriormente, escolher a melhor (ou as melhores) entre as possibilidades levantadas. Pois o primeiro passo do registro de um domínio é exatamente esse!

Saiba desde já: quando falamos em domínios, a concorrência por endereços é grande. Aliás, é bem provável que muitas das ideias de domínio que você tem já tenham sido usadas ou compradas por outros usuários. Por esse motivo, o ideal é ter várias opções. Assim, caso a primeira alternativa não esteja disponível, você parte para a segunda e assim por diante.

Nessa primeira etapa, faça uma lista com diversos possíveis domínios relacionados ao nome da marca que você escolheu para sua loja virtual. Quer um exemplo? Digamos que o nome da sua loja online seja ABC Acessórios. Nesse caso, você pode listar alternativas como:

  • www.abcacessorios.com.br;
  • www.acessoriossabc.com.br;
  • www.abc.com.br;
  • www.abcnamoda.com.br.

No fim das contas, quanto mais ideias você tiver, mais chances terá de encontrar um domínio que faça sentido para sua marca. Esse é o momento certo para abusar da sua criatividade! Para facilitar, ainda é bom ter em mente algumas dicas para conseguir chegar a um domínio campeão. Anote aí!

Personalidade

Escolha um domínio que realmente reflita a ideia da sua marca em vez de apostar em um conceito muito genérico — como acessoriosonline.com ou melhoresacessorios.com.

Tamanho

Pode reparar: os melhores domínios são curtos e fáceis de digitar. Isso acontece porque domínios muito longos ou complicados demais acabam sendo esquecidos pelos usuários.

Pronúncia

Antes de registrar seu domínio, analise se ele é fácil de pronunciar. Você está aí pensando que as pessoas não vão falar o endereço em voz alta, mas apenas digitá-lo? A verdade é que todos pronunciamos as palavras em nossa própria cabeça. Por isso, é bom evitar domínios com números ou pronúncias complexas, por exemplo.

Palavra-chave

Se possível, inclua a principal palavra-chave do negócio no nome do seu e-commerce. Assim, se você vende acessórios de moda, a palavra acessórios tem que estar presente. Isso faz parte de uma boa estratégia de otimização do site para as ferramentas de busca — SEO para lojas virtuais.

Escolha a extensão

A extensão do domínio é aquela parte que fica no final do endereço. Atualmente, as extensões mais usadas são .com, .com.br, .net, .org, .info e .edu, sendo que algumas opções são mais adequadas para tipos específicos de negócio.

A extensão .edu, por exemplo, é indicada para empresas de educação. Já a .org é usada por ONGs e órgãos do governo. Para e-commerces, normalmente as mais usadas são os tradicionais .com.br ou simplesmente .com. Para conferir o significado de cada terminação, dê uma olhada nesta página.

Tudo bem que vamos explicar a compra do domínio mais adiante, mas já podemos destacar: muitas vezes, vale a pena comprar diversas extensões — como www.abcacessorios.com.br, www.abcacessorios.com e www.abcacessorios.net. Tomando essa precaução, você impede que concorrentes comprem domínios muito parecidos com o seu, protegendo sua marca e garantindo que o público não se confundirá.

Verificando a disponibilidade

Depois de definir direitinho qual domínio você deseja, é hora de verificar a efetiva disponibilidade do endereço. Para isso, você pode acessar o site locaweb.com.br e digitar por lá o nome pretendido a fim de descobrir se ele já foi comprado por outra pessoa.

Caso a melhor das suas ideias não esteja mais disponível, o próprio site vai sugerir opções similares. Supere rapidamente a decepção e veja se alguma delas agrada. Se chegar à conclusão de que nenhuma é ideal para sua loja online, é hora de voltar à etapa de brainstorm e listar novas possibilidades.

Faça o cadastro no provedor escolhido

Depois de encontrar o domínio que você procurava e confirmar sua disponibilidade, é hora de fazer seu cadastro no provedor do seu domínio no nosso caso recomendamos a locaweb. Essa etapa é bastante intuitiva, bastando inserir dados básicos e criar uma senha. A partir daí, você já estará com praticamente tudo pronto para de fato registrar seu domínio!

Registre o domínio

Depois de fazer seu cadastro geral, basta adicionar algumas informações extras para garantir o registro do domínio da sua loja online. Nessa parte, é necessário informar CPF, se você atua como pessoa física, ou CNPJ, se preferir comprar como pessoa jurídica, bem como telefone e endereço válidos.

Realize o pagamento

Quem abre uma loja física normalmente precisa arcar com altos custos relacionados à estrutura — como aluguel e conta de luz. Felizmente, na internet é diferente. Para ter sua loja online funcionando, você não precisa gastar nenhuma fortuna! Sabia que cada domínio custa 40 reais por ano? E também existe a opção de fazer um pagamento prolongado, por mais de um ano. Nesse caso, o valor proporcional por período fica mais baixo.

Viu como registrar o domínio de uma loja online não é nada complicado? Na prática, a parte mais desafiadora é escolher o nome da marca e, depois disso, definir possíveis nomes para o domínio. A partir daí, basta verificar a disponibilidade dos endereços, realizar seu cadastro e fazer o pagamento!

Aproveitando: se você já vende produtos em uma loja física ou em outras plataformas, temos um conteúdo que certamente ajudará bastante. Confira agora mesmo 4 dicas para ter sucesso tanto na loja física como na virtual!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Passo a passo: saiba como registrar o domínio de uma loja online
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *