7 estratégias para garantir a fidelização de clientes no e-commerce
Contabilidade para e-commerce: o guia completo sobre o assunto

Qual o passo a passo para vender produtos no Extra?

Publicado em: • Última Atualização:

Se você faz vendas no ambiente virtual ou está pensando em entrar nesse mercado, já sabe que vender no Extra é uma das opções mais atrativas quando falamos de marketplaces. Neste artigo, vamos mostrar de forma simples e rápida como você pode começar a operar lá.

Atualmente, cerca de 65% de consumidores usam a internet para fazer compras. Esse índice tem aumentado ano após ano, já que as pessoas estão se sentindo cada vez mais seguras para usar esse meio.

Isso só traz benefícios para quem tem um negócio digital e, por isso, esse é um bom momento para expandir a atuação do seu e-commerce e começar a vender no Extra.

Continue a leitura e veja o passo a passo desse processo e como otimizar suas vendas com boas práticas.

Conheça as diferenças desse marketplace

Para começar, é importante conhecer um pouco das particularidades e vantagens desse marketplace, afinal, o lojista que coloca seus produtos em muitas vitrines diferentes precisa entender os métodos de cada uma.

Relevância

Falando de história, o Extra é uma rede nacional de varejo existente desde 1989. Segundo dados atuais, vender no Extra é mostrar produtos para cerca de 26 milhões de consumidores, que transitam mensalmente pelo site.

Além disso, o marketplace Extra integra o grupo Via Varejo, já consolidado por sua atuação, que também abrange as lojas online Casas Bahia e Ponto Frio. Isso significa que seu produto também será mostrado nesses sites.

Esses fatores são extremamente benéficos para o lojista, que garante grande exposição em um espaço já legitimado pelo público consumidor.

Tipos de produtos

O que você quer vender no Extra? O site conta com cerca de 40 categorias, que hospedam inúmeros tipos de produtos, de livros a eletrônicos, de alimentos a móveis.

Uma das vantagens do Extra é ser conhecido pela diversidade dos produtos encontrados no site. Ele também ranqueia bem em ferramentas de busca e assim, sua loja poderá ganhar destaque quando o consumidor buscar por um objeto de desejo.

Entenda o passo a passo

Se você quer começar seu processo para vender no Extra hoje mesmo, se prepare! Em seguida daremos algumas instruções para que esse desejo vire realidade e você inicie em um dos maiores marketplaces do Brasil.

Cadastro

Para começar, você deve mostrar interesse em ser um dos vendedores do marketplace Extra. Esse primeiro contato pode ser feito com o envio de um e-mail para prospeccao.marketplace@cnova.com.

Também é possível realizar o preenchimento de um formulário de pré-cadastro no site da Via Varejo.

Para agilizar seu processo, tenha à mão os seguintes documentos:

  • cartão CNPJ;
  • contrato social;
  • requerimento de empresário ou certificado ME;
  • SINTEGRA;
  • documento de identificação com foto do responsável legal pela loja;
  • comprovante bancário contendo CNPJ, razão social, número da agência e da conta;

Você deve fazer o download de um formulário e do certificado de integridade, também disponibilizados no site. Em seguida, imprima, preencha todas as informações requisitadas e assine os documentos.

Depois, será preciso digitalizar toda a documentação e enviar à equipe da Via Varejo, conforme instruções do site.

Aprovação

Um representante da Via Varejo vai entrar em contato com você em pouco tempo. Por isso, é importante já ter toda a documentação correta. Isso vai garantir que seu processo para vender no Extra seja agilizado.

Após a aprovação, as instruções para login de vendedores serão enviadas e será possível prosseguir para a próxima fase.

Integração de produtos

Já é possível iniciar a integração de sua loja virtual com o marketplace. Se você já conta com uma boa plataforma de gestão de e-commerce, esse processo é muito simples e você consegue administrar todas as suas vendas de um mesmo local.

Venda

Toda venda é realizada dentro do site do Extra, e o cliente faz o pagamento de forma segura pelo sistema criptografado do marketplace, garantindo segurança para o vendedor e consumidor.

Logística

Após a venda, você vai receber uma notificação para que o envio do produto possa ser feito e para que seja dada baixa no estoque. Toda a parte de logística é de responsabilidade do vendedor, assim como a definição de valores de frete e modalidades de entrega.

Atendimento ao cliente

Também é responsabilidade do lojista a emissão de nota fiscal e de atendimento ao cliente. Essa parte é importante já que, em caso de algum problema, como troca ou devolução, sua equipe deve estar preparada para lidar com a situação.

Pagamento

O pagamento é feito a partir do 10º dia do recebimento do produto pelo cliente. Os valores são repassados à vista, mesmo que o consumidor tenha parcelado a compra, o que é extremamente vantajoso para o lojista.

Descubra as melhores práticas para vender mais

Agora que você sabe como vender no Extra, é importante se atentar para algumas das melhores práticas que podem alavancar seus resultados nesse e em outros marketplaces.

Boas fotos

As imagens são parte fundamental da apresentação de um produto vendido pela internet. Os visitantes do site esperam poder ver em detalhes o item de desejo e, assim, garantir que estão comprando o que realmente querem.

Descrições completas

Apresentar detalhes do produto na descrição também é muito importante e evita equívocos, trocas e reclamações. Garanta que o texto inclui medidas, peso, cor, material e funcionalidades do item.

Promoções

Vender em um marketplace como o Extra tem diversas vantagens, como a participação de promoções exclusivas do site. Tente incluir sua loja e garantir descontos aos seus clientes. Aproveite também datas comemorativas e estratégicas, como Dia das Mães e Black Friday.

Bom atendimento

Proporcionar um bom atendimento à clientela vai conferir à sua loja virtual um dos principais diferenciais para que você venda mais. São muitas as reclamações referentes a e-commerces e atender bem é uma das melhores maneiras de se destacar.

Reunindo essas estratégias, é possível fazer com que o cliente que encontrou sua loja por acaso dentro do marketplace retorne a ela posteriormente para novas aquisições. Um bom trabalho vai garantir que o nome do seu e-commerce se torne conhecido e referência positiva.

Esperamos que este conteúdo permita que você comece a vender no Extra e alcançar resultados ainda melhores ao fazer parte desse marketplace. Como mostramos, o processo é simples e o site traz diversos benefícios para o lojista agregado a ele.

Agora, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajudar outras pessoas a conhecer essa oportunidade?

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Qual o passo a passo para vender produtos no Extra?
1 (20%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *