Do lava-jato para o e-commerce: conheça a SBRio!
MEI Simples Nacional passa ter novas regras em 2018

Passo a passo: montando uma loja de moda online de sucesso

Publicado em: • Última Atualização:

Que o comércio online é uma área em franca expansão você já deve saber, certo? Mas será que sabe também que dentro desse universo existem nichos que nem sequer sentiram a crise econômica? O segmento de loja de moda online, por exemplo, é o tipo de negócio que apresenta boas chances de dar certo. Existe mercado para quem negocia roupas, sapatos e acessórios, sejam novos ou usados, para os mais diversos públicos, nacional ou internacionalmente.

O detalhe é que, ao contrário do que muita gente pode pensar, para ter uma loja de moda online de sucesso não basta vender boas peças. Na verdade, muito além de oferecer produtos atrativos, é preciso aplicar boas práticas de gestão e usar as ferramentas certas. Quer saber como? Então continue lendo!

Construa um plano de negócios de qualidade

O plano de negócios é ferramenta básica para quem pretende abrir um negócio ou mesmo para quem está pensando em fazer alterações mais profundas na sua empresa. Trata-se basicamente de criar maneiras para visualizar tanto as oportunidades como as ameaças de um mercado, conseguindo assim traçar objetivos concretos.

Existem várias maneiras de se criar um plano de negócios, mas o importante mesmo é que ele contenha os dados sobre a empresa, sobre a concorrência e sobre parceiros. Continue acompanhando para entender melhor!

Informações sobre a empresa

Estamos nos referindo aqui a dados que envolvam saúde financeira, funcionários, tamanho do estoque, rede de entregas e até a quantidade de seguidores nas redes sociais e de visitas na sua loja online de moda.

Informações sobre a concorrência

Conhecer o que seus colegas de nicho têm feito para se destacar é uma boa maneira de entender a dinâmica do mercado, conhecer novas técnicas de marketing e vendas, além de identificar demandas ainda não atendidas do público.

Informações sobre parceiros

Por mais que o varejo online dê autonomia aos empreendedores, ele sempre precisará de parceiros — sejam fornecedores de matéria-prima ou as transportadoras responsáveis pelas entregas, por exemplo. Entender os preços e a capacidade de atendimento desses parceiros é essencial para criar um plano de negócios condizente com a realidade.

Pense nas trocas e fique de olho no estoque

Com o plano de negócios pronto, você já tem uma visão geral do que será seu negócio e como ele deverá funcionar. Agora chega aquele momento de voltar suas atenções às questões do dia a dia da sua loja de moda online. E já podemos adiantar que existem 2 pontos bastante sensíveis nesse mercado: as trocas e o estoque.

Quanto às dinâmicas de troca, é preciso escolher o melhor sistema, definir regras para os clientes, atender às normas do Código de Defesa do Consumidor e, principalmente, estimar o volume de trocas e o impacto financeiro causado no seu caixa.

Para ajudá-lo a superar esse desafio, que tal apostar em um bom conteúdo? Trabalhe com uma tabela descritiva, mostre as dimensões de cada roupa de acordo com a numeração e dê informações sobre materiais usados e métodos adequados de lavagem. Também é preciso ter uma política de troca bem desenhada e transparente, fazendo com que os clientes se sintam seguros por saberem que há solução em caso de problemas.

O segundo ponto de atenção é referente ao estoque. Pense: qual deve ser seu tamanho, como ele deve ser organizado e como monitorar corretamente seu giro? Aqui, a dica é trabalhar com foco nas transações reais. Assim, se a loja venderá peças plus size, por exemplo, não será necessário estocar itens nos tradicionais P, M e G.

Defina um público específico a ser impactado

Trabalhar com um nicho específico traz uma série de vantagens, como a própria otimização da gestão do estoque. Mas não para por aí! Essa escolha também é importante para criar alguns diferenciais competitivos para sua loja, como uma identidade forte e a possibilidade de usar estratégias de marketing mais eficientes para atrair e fidelizar clientes.

Vamos continuar com o exemplo que usamos no tópico anterior, ok? Pense bem: como os consumidores plus size sempre tiveram mais dificuldade para encontrar roupas diferenciadas, quando acham uma loja de que gostam e com preços que aceitam pagar, a tendência é que se tornem fiéis.

Tenha fornecedores que sejam também parceiros

Como citamos brevemente no tópico sobre o plano de negócios, contar com bons fornecedores é fundamental. Você precisa saber quem eles são, a que distância estão, quais são as maiores dificuldades que a relação pode ter que enfrentar e, claro, qual é o tempo de entrega após a realização de um pedido.

Lembre-se de que a atenção aos fornecedores não deve ser restrita apenas à primeira pesquisa, viu? Acompanhe o relacionamento com cada parceiro por meio de métricas confiáveis, tenha indices de qualidade a serem respeitados e sempre mantenha canais de comunicação abertos para solucionar problemas ou mesmo receber ideias e sugestões.

Selecione uma plataforma de confiança

Não tem jeito: para prosperar, todo e-commerce precisa de uma boa plataforma. E falando especificamente sobre o nicho de moda, a ferramenta precisa ser ainda mais potente. Afinal de contas, é preciso lidar com variações de preço por estação, por exemplo, além de ter uma boa integração com o sistema de controle de estoque e ainda possibilitar a exibição de (muitas) imagens de alta qualidade.

Lembre-se de que uma boa plataforma de e-commerce precisa ser de fácil utilização e, ao mesmo tempo, deve permitir a customização do site, fortalecendo a imagem da marca. O ideal é que a ferramenta abra a possibilidade de integração com redes sociais e ainda ajude a monitorar a eficiência das ações de marketing e vendas.

Conte com uma boa estratégia de marketing

Grande parte do sucesso de uma loja de moda online está no marketing. Conseguir atrair novos seguidores para as redes sociais, aumentar o número de visitantes na loja e até alcançar um bom posicionamento nos buscadores: tudo isso faz uma enorme diferença na lucratividade.

A dica aqui é apostar em boas estratégias. Lance mão de técnicas de SEO na sua página, escolhendo e aplicando corretamente palavras-chave, apostando na identificação de fotos e em conteúdos de qualidade para que sua loja apareça nos primeiros resultados do Google.

Isso sem contar que, hoje em dia, investir nas redes sociais é uma necessidade. No caso do varejo de moda, vale dar atenção especial ao Instagram. Essa rede de compartilhamento de vídeos e imagens é excelente para dar visibilidade a seus produtos e até fechar negócios — uma vez que o aplicativo também permite contato via chat.

Garanta um relacionamento próximo com o público

Ao escolher um nicho específico para atuar, você tem muito mais chances de se comunicar melhor com cada cliente. Se o público é mais jovem, você pode usar uma linguagem mais cool, até com gírias ou usando memes. Já se é um público de mais de idade, você precisa adotar uma abordagem compreensível e educada, por exemplo.

Ainda sobre esse assunto, vale lembrar: o relacionamento com os clientes não se restringe a fazer propaganda dos seus produtos, ok? Interaja com compradores (e possíveis compradores) nas redes sociais, responda a seus questionamentos e tenha bons protocolos de pós-venda. Só assim você conseguirá caminhar rumo à fidelização.

Esteja sempre atento às tendências

Por fim, não poderíamos terminar um post sobre o mundo da moda sem falar em tendências. Afinal, são elas que dinamizam o mercado, valorizando determinados produtos por certo tempo, trazendo itens de volta, repaginando o que já é considerado batido e assim por diante.

Mas isso não significa estar ligado apenas às mudanças de estação. Em 2018, por exemplo, teremos mais uma Copa do Mundo, oportunidade de aumentar as vendas de produtos relacionados ao tema, seja com roupas de futebol ou mesmo com peças das cores da nossa seleção. Pronto para agarrar essa chance?

Quer saber mais sobre o varejo online para fazer sua loja de moda online brilhar? Então aproveite para descobrir os termos mais importantes do setor com nosso glossário do e-commerce!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Passo a passo: montando uma loja de moda online de sucesso
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.