O que considerar antes de contratar um sistema de recomendação
6 dicas essenciais para você criar uma loja virtual para pets

Por que fazer parcerias com os influenciadores digitais?

Publicado em: • Última Atualização:

Relevância e visibilidade: lembre-se sempre dessas palavras. Se você é uma pessoa que deseja vender mais — e melhor — pela internet, precisa focar no aumento da sua visibilidade e relevância perante o público. Uma forma eficiente de fazer isso é por meio de parcerias com influenciadores digitais.

Até este momento, você pode até não saber exatamente a que esse termo se refere, mas é bem provável que reconheça os papéis dos influenciadores assim que começarmos a falar sobre alguns deles e o que fazem.

Continue a leitura para entender como parcerias com influenciadores digitais podem alavancar o seu negócio!

O que são influenciadores digitais

Também conhecidos como digital influencers, creators e criadores de conteúdo, os influenciadores digitais são pessoas que têm públicos fiéis na internet e exercem grande influência sobre eles.

Sendo assim, o que eles falam afeta diretamente esses públicos, a forma como se comportam e até mesmo as decisões que tomam — incluindo as decisões de compra.

A popularização da internet e das redes sociais fez com que a atuação dos influenciadores se difundisse em veículos como blogs e canais no YouTube. Sendo assim, boa parte deles é formada por blogueiros, instagramers e youtubers.

Alguns exemplos de grandes influenciadores digitais são Whindersson Nunes, Camila Coelho, Felipe Neto, Bruna Tavares e Felipe Castanhari. Uns, como o Whindersson, são mais populares em diversas esferas; outros, como Bruna Tavares, se encaixam em nichos mais específicos — no caso de Bruna, no da maquiagem.

É importante pontuarmos que há milhares de outros sem um número tão grande de seguidores, mas que, ainda assim, atingem uma quantidade expressiva de pessoas. É com esses últimos que você pode começar a pensar em estabelecer parcerias.

Um dos grandes lances com relação aos influenciadores — e talvez um dos fatores que fez com que alcançassem tanto sucesso em tão pouco tempo — é o fato de eles parecerem bem mais acessíveis ao público em geral do que celebridades.

Essa relação deles com seus seguidores, boa parte das vezes, é pautada pela espontaneidade, interação e proximidade.

Aqui, é importante abrirmos um parênteses: atores e cantores famosos, por exemplo, não só podem como são influenciadores digitais. Porém, para o propósito de parcerias, seriam esses criadores de conteúdo como youtubers e blogueiros os mais indicados para você.

O youPIX — aceleradora de negócios da indústria de conteúdo digital —, em pesquisa realizada em 2016, apontou que o número de influenciadores ativos era de 230 mil na época.

Como eles podem ajudar você

Veja mais detalhadamente como os influenciadores digitais podem ajudar você a alçar voos altos no mundo do e-commerce.

Criam identificação imediata

Um dos maiores valores que os influenciadores podem oferecer aos negócios que queiram fazer parcerias com eles é a capacidade de transmitir a relevância que eles têm para os seus seguidores para essas marcas.

Esses seguidores costumam enxergar os influenciadores praticamente como amigos, pois acompanham o dia a dia deles e até mesmo interagem com eles em alguns níveis.

Quando você confia em alguém e se identifica com esse alguém, fica bem mais fácil seguir um conselho dessa pessoa, não fica?

Gerar uma audiência e mantê-la é um processo trabalhoso e, por isso mesmo, costuma exigir um tempo maior.

Se você conta com um influenciador digital como parceiro, pode unir suas forças às dele e acelerar essa etapa, já que ele já conta com uma base de fãs estabelecida e os seus nichos de mercado serão os mesmos.

Se você trabalha com artigos de moda e faz parceria com um(a) blogueiro(a) reconhecido(a) na área, quando essa pessoa mostrar uma peça que você vende e divulgar o seu perfil, seguidores dela vão procurar saber sobre você também.

Ou seja, os influenciadores digitais são meios eficientes de chamar atenção de um público que você deseja como cliente e direcioná-lo até você.

Segmentam melhor o seu público

Quanto mais segmentado seu público for, maiores são suas chances de conversão em vendas.

A partir do momento em que a parceria é feita com um creator do mesmo nicho de mercado em que você atua, o que você comercializa chegará até as pessoas certas, pois:

  • é uma audiência já qualificada;
  • vai ouvir o que o influenciador tem a dizer;
  • tem mais abertura para receber as informações sobre o seu produto ou serviço.

Independentemente se um negócio está começando do zero a vender na internet ou já estabelecido, ele sempre se beneficiará ao segmentar mais e mais o seu público. Por isso mesmo, até as grandes empresas fazem parcerias com os influenciadores digitais. Por que você não faria?

Melhoram o posicionamento da marca

Lembra que lá no começo do artigo dissemos que os influenciadores digitais também são chamados de criadores de conteúdo? Ao se aliar a eles, portanto, as chances de melhorar o posicionamento da sua marca crescem de forma exponencial.

Um exemplo de bom posicionamento é quando você realiza uma pesquisa por um termo em um buscador como o Google e sua empresa aparece entre os primeiros resultados.

Atingir esse posicionamento depende de uma série de fatores e ações, como uso de palavras-chave mais buscadas nas suas publicações, impulsionamento por meio de campanhas e algo muito importante: a criação de conteúdo — e não é qualquer conteúdo, mas, sim, um que seja relevante, assunto do nosso próximo tópico.

Aumentam a produção de conteúdo

É isso que os influenciadores digitais são muitas vezes para os seus seguidores: criadores de conteúdos relevantes e de valor.

Assim como você deve estudar e até mesmo contar com empresas especializadas no assunto, esses influenciadores normalmente já estão amparados por pessoas que os ajudam a posicioná-los bem.

Assim, mais uma vez, as forças se unem, pois o fato de o influenciador já ser o responsável pela criação do conteúdo pode “aliviar” o seu lado nesse sentido. Em seguida, todo esse material poderá ser agregado ao que você já publica.

Vamos supor que uma parceira sua fará uma publicação usando um vestido vendido por você no Instagram. Essa postagem poderá ser republicada por você em seu perfil, gerando um conteúdo que ajudará nas suas estratégias de divulgação e venda.

Como fazer uma parceria certeira

Nosso foco neste artigo foi o de mostrar porque você deve começar a investir em parcerias com influenciadores digitais. Antes disso, porém, avalie cuidadosamente os seguintes aspectos:

  • identifique os creators mais adequados para o seu negócio — plataformas como Digital Influencers e BuzzSumo podem ajudar nessa missão;
  • caso a parceria seja paga, avalie se ela cabe no seu orçamento de marketing digital;
  • elabore uma boa proposta de parceria antes de enviá-la — veja se nas páginas do influenciador já não existem orientações específicas sobre isso;
  • mensure os resultados obtidos — use programas, como o Google Analytics, para verificar se sua visibilidade e suas vendas estão sendo impulsionadas após a criação das parcerias.

Esperamos que tenha chegado ao final deste texto com o entendimento da importância de realizar parcerias com influenciadores digitais. Comece agora mesmo a pesquisar e conte com pessoas nas quais os clientes confiam e respeitam, como são os influenciadores, para trazer esses consumidores até você.

E já que falamos tanto sobre conteúdo e relevância neste artigo, que tal assinar a nossa newsletter para receber nossas publicações em primeira mão?

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Por que fazer parcerias com os influenciadores digitais?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.