Sistema dos Correios fora do ar e Gateway de Frete
Quais são as principais fases de crescimento de uma empresa?

Aprenda como usar a palavra-chave no e-commerce de forma estratégica!

Publicado em: • Última Atualização:

Se você pretende montar uma loja virtual, precisa entender sobre otimização para mecanismos de busca — ou simplesmente, SEO — e como escolher a palavra-chave no e-commerce de forma correta. Isso porque são essas estratégias que geram tráfego e, consequentemente, vendas para seu site.

O objetivo desse tipo de estratégia é ajudar mecanismos de busca como o Google e Bing a entender seu negócio na internet, ou seja, identificar seu público-alvo e o segmento que você atua.

Você tem dúvidas sobre como utilizar corretamente as palavras-chave no seu e-commerce? Então, este post é para você! Nele, vamos dar algumas dicas básicas de como fazer essa tarefa, mas primeiro, vamos entender o conceito de palavras-chave e SEO. Vamos lá?

Entenda o conceito de SEO e palavras-chave

O SEO (Search Engine Optimization), trazido para o português como “otimização para mecanismos de busca” é um conjunto de estratégias utilizadas para melhorar o posicionamento nos resultados de busca orgânica em sites como Google e Bing.

Quando falamos em busca orgânica, estamos nos referindo aos resultados que aparecem no Google sem a necessidade de fazer campanhas de links patrocinados. Para que um site apareça nas primeiras páginas em buscas orgânicas é necessário fazer uma boa escolha de palavras-chave.

As palavras-chave (ou keywords, em inglês) são termos compostos por uma ou mais palavras. Elas são utilizadas nos mecanismos de busca por usuários quando precisam encontrar algum produto, serviço ou a solução para um problema.

Por exemplo: um consumidor precisa comprar acessórios femininos, mas não conhece nenhuma loja online que venda esse tipo de produto. Então, ele faz uma pesquisa no Google com os temos “loja virtual de acessórios femininos” e o site retorna uma lista com opções baseada nos termos utilizados por ele.

Entenda como criar uma boa estratégia de palavra-chave no e-commerce

Escolher a palavra-chave no e-commerce que dê resultados efetivos para o negócio é uma dúvida bastante comum, principalmente para quem está começando sua carreira como empreendedor digital. No entanto, a escolha dos termos corretos é essencial para que sua loja apareça nos mecanismos de busca.

Mas como saber qual o melhor tipo de palavra-chave para utilizar nas estratégias de SEO de meu negócio? Como fazer essa pesquisa? Bom, daremos algumas dicas a seguir. Confira!

Encontre as principais palavras-chave do seu negócio

A escolha de uma palavra-chave para e-commerce nunca deve ser feita de forma aleatória. Isso porque há termos específicos, que devem ser utilizados de acordo com o segmento do negócio.

Então, para começar, você precisa identificar quais são as principais palavras-chave de seu negócio. Elas é que darão origem aos termos long tail (cauda longa). Explicando de forma simples: se você vende acessórios, esse deve ser um termo utilizado nas estratégias de SEO de seu e-commerce.

Mas a palavra deve dar origem a outras tais como: acessórios femininos, acessórios femininos baratos, acessórios para cabelo e assim por diante. Há uma infinidade de opções.

Utilize ferramentas específicas para pesquisa de palavras-chave

Para ajudar nessa tarefa, você pode fazer uso de ferramentas de pesquisa de palavras-chave como o Google Keyword Planner e o SEMrush. Esses são apenas dois exemplos, pois há diversas opções no mercado, tanto gratuitas quanto pagas.

Essas ferramentas permitem que o usuário faça uma pesquisa completa e consiga, inclusive, saber quais são as palavras-chave que mais atraem os consumidores para seu e-commerce. Elas ainda ajudam a identificar quem são os concorrentes de seu negócio em relação à palavras-chave.

Verifique o volume de buscas das palavras-chave

Um ponto muito importante no momento da escolha da palavra-chave no e-commerce é verificar o volume de buscas mensais para os termos definidos. Essa variável é importante pois, é preciso garantir que as pessoas estão procurando pelas palavras-chave que você quer definir para sua loja online.

Remova termos que não fazem sentido para o seu negócio

Quando você chegar nessa etapa, já deve ter uma planilha com diversos termos relevantes para o seu negócio. Mas você precisa observar bem as palavras escolhidas, pois algumas delas podem não fazer tanto sentido para a sua estratégia.

Então, para selecionar as keywords mais adequadas para sua loja online, você deve remover termos duplicados e palavras que não fazem sentido para seu e-commerce. Dessa forma, seu site tem melhores chances de aparecer apenas para quem tem realmente interesse nos produtos que você vende.

Utilize variações das palavras-chave

Se você já tem um número considerável de palavras-chave definidas para seu negócio, é hora de trabalhar as variações desses termos. Existem algumas estratégias que facilitam essa tarefa.

O autocomplete de sites de busca, por exemplo, é uma boa ferramenta para escolher variações de palavras-chave para seu negócio.

Entenda como o seu negócio é encontrado nos mecanismos de busca

Muito bem, você criou seu e-commerce e já conseguiu alguns clientes, mas você sabe como seus clientes chegam no seu site? Verificar esse ponto é fundamental para escolher as palavras-chave para os conteúdos de seu site, como a descrição dos produtos.

Então, para melhorar o ranqueamento de seu e-commerce no Google, veja quais termos os usuários digitam para encontrar seu negócio na internet e analise quais deles têm maior potencial. Depois disso, basta verificar o ranking de cada palavra e adaptar seus conteúdos para que sua loja receba mais visitantes qualificados.

Pesquise a concorrência

Além de você, diversos outros empreendedores têm lojas virtuais no mesmo segmento em que você atua. Provavelmente, essas empresas estão utilizando muitas das palavras-chave que são relevantes para o seu negócio.

Então, pegue a lista que você criou e pesquise o que é falado sobre o tipo de negócio que você tem. Mas procure empresas do mesmo porte do seu, pois comparar-se com companhias muito maiores ou menores, não é uma boa referência.

Quanto aos negócios do mesmo segmento que você atua, observe quais são as palavras-chave mais utilizadas pela concorrência e quais estão no topo de buscas do Google.

Como você viu, criar uma estratégia de palavra-chave no e-commerce não é uma tarefa tão complicada, mas é preciso planejamento e paciência para fazer testes e conseguir encontrar quais são os melhores termos para seu negócio. Lembre-se de que o sucesso de suas vendas na internet dependem da escolha certa das keywords, ok?

Agora que você já sabe como melhorar sua estratégia de marketing, está na hora de aprender a criar banners atrativos para seu site!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Aprenda como usar a palavra-chave no e-commerce de forma estratégica!
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.