Porque você deve parar com o rateio de custos fixos, agora!
E-commerce com Vídeo: Entenda como usar de forma estratégica

Saiba quais são as páginas mais importantes de um e-commerce

Publicado em: • Última Atualização:

Nenhum e-commerce é igual, podem existir lojas parecidas, mas cada um tem a sua identidade única. Isso está ligado diretamente com a marca de cada negócio e seu posicionamento de mercado.

Mas, apesar das particularidades, existe um tipo de “padrão” que comprovadamente auxilia os lojistas a se situarem dentro do universo da web. No geral, para ter uma loja completa e que converta, existem páginas que são essenciais. 

Por isso, vamos listar as páginas mais importantes de um e-commerce e o que cada uma deve conter:

Página Inicial – homepage

É claro que ao pensar em um e-commerce, não tem como não pensar na página inicial. Mas vale a pena citar, porque sem dúvida ela é a página mais importante.

Proposta de valor: 

Alguns elementos tornam a página inicial mais convincente. Já de primeiro impacto, o que deve chamar mais a atenção é a sua proposta de valor. 

Como você transmite isso hoje? Ao clicar na sua loja, os clientes precisam estar informados de qual é o seu papel, o seu objetivo e como isso beneficiará ele. Tudo isso em poucas palavras.

Imagens: 

Já na primeira aba os clientes sabem o que é seu prato principal e o quanto ele é bom. Independente do que você vende no seu e-commerce, isso tem que estar claro. 

Junto com a proposta de valor, imagens de alta qualidade completam o papel de causar uma boa primeira impressão. As imagens desempenham papel importante de modo geral, o impacto visual é hoje a maior cartada para tomar a atenção dos usuários na internet.

Use no seu e-commerce imagens de alta qualidade e que informem seu público. O casamento entre texto e imagem é o que irá fazer seu cliente continuar rolando a página.  

Banners com fotografias dos produtos dos funcionários, de pessoas usando seu produto, ilustrações ou apenas uso de cores, são uma das opções entre as infinitas possibilidades.

Menu principal: 

A maioria dos sites usam menu na parte superior da tela, e sim, essa é a melhor prática. Dentro do menu, em um e-commerce, se concentram todas as categorias de páginas e produtos. 

Dependendo do segmento da loja, o menu é composto por categoria e subcategorias. Como em lojas de roupas que trabalham com várias marcas de peças, as categorias serão por tipo de roupa e as subcategorias por marcas. 

O menu é linkado para o restante do site todo e é responsável pela navegação do usuário pelas páginas de produtos. Apesar de compor a página inicial, o menu pode acompanhar todas as páginas do site para facilitar a navegação e usabilidade. 

Prova social:

Já rolando a página (ou não), a prova social reafirma a importância e qualidade dos seus produtos ou serviços. 

Poderíamos dizer que a prova social compõe a tríade da persuasão de uma página inicial, ou seja: imagem/texto, prova social e call to action. 

Depoimentos de clientes, avaliações, cases de sucesso, análises de mercado e empresas com quem já trabalhou são a prova social de que o seu negócio é bom. Para os clientes, a prova social move o seu desejo incentivado pelas opiniões alheias, assim como em um convívio em sociedade. 

Call to action: 

Com todos os artifícios para convencimento em mãos, o que você quer que o cliente faça dentro do seu site? Para onde ele deve ir? Os botões presentes na página inicial e que levam o usuário para outra página a tomar uma ação, são chamados de call to action.  

Cores e texto são os decisores dos cliques no botão, o copywriting é muito utilizado para convencer os usuários a tomarem uma ação. Podem ser vários espalhados pela página ou nos banners, o que importa é que seja funcional e leve-o o mais perto da conversão. 

Sobre nós:

A página sobre nós é de extrema importância por ter muitas funcionalidades. Em lojas virtuais e sites, onde o contato é virtual, a página aproxima o usuário da empresa por meio da sua história de forma humanizada.

Nesse sentido, a página sobre nós mostra que por trás da loja virtual existe uma história humana e o contato humano, é o pilar de qualquer relação estabelecida. 

Muitos usuários se identificam com a loja, por isso mostre a eles qual a missão, visão e valores da empresa. Melhor que possuir clientes, é possuir clientes que defendam sua marca e eles só poderão se identificar se você deixar isso explícito. Então capriche na sua página sobre a empresa.

Página de produtos 

E claro, a página de produtos não poderia ficar de fora. É através dos detalhes dessa página que a conversão acontece. Focar na página de produtos pode elevar a qualidade da sua loja virtual, pois ela precisa ser a mais otimizada possível e merece tanta importância quanto as outras.

Título do produto:

Utilize a palavra-chave do produto, ela ajudará os mecanismos de busca encontrarem a sua página quando pesquisadas. Seja expressivo e convincente com poucas palavras.

Imagens do produto:

É indiscutível o impacto das imagens dentro de um e-commerce, portanto invista ainda mais para que as imagens de produtos sejam otimizadas e representem verdadeiramente as características dos produtos.

Descrição do produto: 

A descrição do produto é a peça principal no fechamento ou não de uma venda. Se seus produtos não têm uma descrição completa do seu uso, fabricação, detalhes e benefícios, você pode estar perdendo muitas vendas.

Precificação: 

A forma como seus preços estão sendo dispostos pode influenciar na escolha do usuário, podendo chamar mais a atenção ou assustá-los. Esse também é um ponto que na página de produto, faz a diferença.

Opções de pagamento:

Ter de forma visível as formas de pagamento para serem escolhidas facilita a experiência do usuário. 

Comentários de clientes: 

A aprovação dos outros clientes serve como prova social para alguém que está decidindo se vai comprar ou não. Em lojas virtuais, como não há contato físico com o produto as pessoas procuram ter uma noção maior do mesmo através da descrição e da experiência de outras pessoas. 

Chat online: 

O chat online funciona como uma ajuda para dúvidas rápidas que podem surgir no meio do caminho de compra e, estar presente nesse momento poderá quebrar algumas as objeções de clientes.

Fale conosco

A página Fale Conosco parece não ter muita importância, mas o seu sentido pode fazer da sua loja um lugar confiável ou não para realizar compras. A página é simples e não necessita de grandes personalizações. 

Nela, deverão conter todos os canais de contato que o usuário pode utilizar. Celulares, telefone, e-mail e endereço físico. Além disso, algumas lojas possuem um formulário para ser preenchido que funciona como se fosse um canal exclusivo. Outras ainda possuem chat online para tais dúvidas ou necessidades.

E por que é tão importante? Para conquistar a confiança dos internautas demorou um tempo, para quebrar então os paradigmas das lojas virtuais, demorou mais ainda.

Quando uma loja não tem um espaço em que se mostra disponível e acessível, ela pode cair no conceito de confiabilidade. Por isso, não esqueça de criar essa página e dê atenção aos seus meios de contato. 

Políticas

Um dos grandes medos em adquirir produtos virtualmente é: e se eu não gostar do produto? e se o produto não servir? e se eu me arrepender? E se o que eu comprei não chegar ou chegar com defeito?

Todo mundo já se fez essas perguntas antes de comprar qualquer coisa online e também já procurou por respostas. A sua loja consegue responder todas essas questões de maneira clara?

Ter uma página dedicada a responder sobre todas as questões políticas é dar credibilidade para o usuário comprar. Assim como a página de contato, a segurança que o usuário sente a ter essas respostas influência na hora da compra.

Muitas empresas fazem um “FAQ” com essas dúvidas mais frequentes o que ajuda nas dúvidas. As perguntas são respondidas com todas as informações necessárias.

Página de checkout

Todas as páginas do processo de vendas são importantes, mas a página de checkout é onde realmente tudo acontece, ela é o resultado de todas as outras páginas bem-feitas. 

Quando o cliente chega até a página de checkout ela precisa corresponder a todas as expectativas das páginas passadas e além disso, precisa induzir o usuário a comprar e ter a melhor experiência do mercado. 

De forma clara e concisa, as informações desta página têm um único objetivo que é facilitar a compra e, de maneira simples. Transmitir segurança e confiança, não possuir distrações e funcionar perfeitamente são as funcionalidades principais da página.

 É muito comum ver alguns erros de checkout que atrapalham as conversões, então não deixe a construção da página na mão de qualquer um. 

Conclusão

Dentre todas as páginas citadas, existem muitas outras que são importantes. Como a política de privacidade, a página dos “meus pedidos”, de rastreamento de encomenda, páginas de blogs, login, página de agradecimento, entre outras. Essas merecem atenção e também desempenham papel importante. 

Mas, numa ordem de prioridades, as 5 páginas que descrevi merecem atenção redobrada para que sua otimização e usabilidade superem todas as dificuldades dos clientes. 

É importante ressaltar que a qualidade das mesmas é resultado do bom trabalho de um design e programador. Confie as páginas mais importantes do seu e-commerce na mão de quem dá garantia de excelência.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Saiba quais são as páginas mais importantes de um e-commerce
4.3 (85%) 4 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *