Como montar uma loja virtual de material de construção?
Porque você deve investir em uma loja virtual de autopeças?

Otimize a sua loja virtual para mobile: o seu cliente agradece!

Publicado em: • Última Atualização:

A importância de ter um site responsivo já não é mais novidade, certo? Assim como não é mais novidade o aumento contínuo nas vendas online através de dispositivos móveis, que a cada ano superam expectativas. Segundo pesquisa da Criteo o mobile já representa 50% das vendas online no Brasil.

Por outro lado, o que também não é novidade, mas que dá bastante dor de cabeça ao usuário e influencia o mercado do e-commerce nacional, é a lenta evolução da tecnologia de internet móvel. Os pacotes de dados 3G e 4G para smartphones costumam deixar o usuário na mão, pois sofrem instabilidades, perda de sinal e lentidão na velocidade de conexão e carregamento.

Isso acaba por prejudicar a navegação, a usabilidade, e impacta diretamente as vendas através da taxa de rejeição, ou seja, o número de vendas poderia ser ainda mais alto se não houvesse este contratempo.

Então se você está iniciando o seu negócio online agora e já passou por todo o processo de planejamento, estudo do produto a ser vendido, mercado, concorrência, visualizou todas as oportunidades, custos e estratégias, é bom não esquecer de pensar na importância do mobile.

O e-commerce já é mobile!

Pela questão do ótimo custo-benefício os temas customizáveis e responsivos vem sendo uma excelente saída para quem busca agilidade no desenvolvimento da loja, pois muitos temas possuem páginas leves, priorizando o carregamento rápido e a fácil navegação.

Ao optar por um tema para a sua loja, é importante também que este permita estruturar o seu negócio para que o visitante navegue facilmente e encontre todas as informações esperadas em pouco tempo, e com poucas ações. Quanto menor o tempo de busca, maior a chance de conversão e consequentemente menos dados de internet ele gastará.

A otimização de todas as imagens dos produtos e banners da loja também auxiliam nos resultados. Antes de realizar o upload, lembre-se de utilizar formatos e tamanhos adequados que não comprometam o carregamento das páginas.
Os formatos de imagens mais utilizados são JPEG e PNG, ambos podem ser uma boa opção para apresentar os detalhes dos produtos da sua loja.
Se você tem intenção de utilizar GIFs, use somente para imagens animadas, como em banners ou selos, e evite o uso de BMPs e TIFFs! Estes formatos são muito pesados e não são apropriados para o mobile (e desktop).

Outra dica importante é sobre o uso de aplicativos, que hoje são fundamentais. A maioria dos temas são compatíveis com diversos tipos de apps, e é praticamente impossível as lojas não terem aplicativos instalados. Há uma série de apps que ajudam o negócio, mas é bom tomar cuidado para não exagerar no uso deles, pois também podem contribuir de forma negativa na performance da sua loja no mobile.

Recomenda-se que o tempo de carregamento de um e-commerce deve ser abaixo dos 5 segundos!
Veja outros detalhes que podem vir a interferir o tempo de carregamento do seu site:

Códigos

Eles são o cérebro da sua loja, é onde a mágica acontece para que tudo funcione corretamente, por isso, é fundamental manter uma estrutura limpa, sem códigos desnecessários que apenas interferem na performance do seu site, gerando mais trabalho ao servidor.

Scripts

Tente manter os comandos ordenados dentro de um mesmo arquivo, isso facilitará as ações do seu site e diminuirá o tempo de carregamento.

Ferramentas de terceiros

Deixe de fora da sua loja ferramentas que não sejam úteis para o seu negócio.

Hospedagem

Escolha um plano que possa acompanhar o crescimento da sua loja de acordo com a quantidade de produtos que você deseja cadastrar, o número de acessos (pense nos dias de promoções, onde há um aumento significativos de visitas e vendas), entre outras demandas que exigem performance do servidor.

O Google além de disponibilizar uma ferramenta chamada Test My Site onde é possível verificar a velocidade do site em dispositivos móveis e encontrar possíveis possibilidades de melhorias, também favorece aos websites responsivos e, especialmente quando a busca é realizada através de dispositivos móveis, dá preferência a esses sites, aumentando naturalmente o tráfego orgânico.
Veja a performance mobile de algumas das maiores empresas do país:

Americanas
Mobile: 6s
Tempo de carregamento em conexão 3G: Razoável

24%

Perda estimada de visitantes

(Devido ao tempo de carregamento)

Privalia
mobile: 8s
Tempo de carregamento em conexão 3G: Razoável

28%

Perda estimada de visitantes

(Devido ao tempo de carregamento)

Barateiro
mobile: 8s
Tempo de carregamento em conexão 3G: Razoável

28%

Perda estimada de visitantes

(Devido ao tempo de carregamento)

Netshoes
mobile: 9s
Tempo de carregamento em conexão 3G: insatisfatório

29%

Perda estimada de visitantes

(Devido ao tempo de carregamento)

Extra
mobile: 7s
Tempo de carregamento em conexão 3G: insatisfatório

19%

Perda estimada de visitantes

(Devido ao tempo de carregamento)

Casas Bahia
mobile: 11s
Tempo de carregamento em conexão 3G: insatisfatório30%

Perda estimada de visitantes

(Devido ao tempo de carregamento)

Pontofrio
mobile: 12s

Tempo de carregamento em conexão 3G: insatisfatório

31%

Perda estimada de visitantes

(Devido ao tempo de carregamento)

Todas essas empresas apresentam sites com inúmeros produtos cadastrados, imagens, vídeos, integrações, ferramentas e recebem grandes quantidades de acessos diários, o que interfere na performance, apesar disso como podemos notar, algumas possuem um tempo de carregamento razoável para uma conexão 3G.

Este é o maior objetivo a ser alcançado, por mais complexa que seja a estrutura do seu negócio a busca por otimização deve ser constante.

Contudo, há diversas maneiras de se obter ótimos resultados de vendas ao seguir os passos deste novo comportamento do consumidor online, basta a sua loja não se deixar interferir pelo baixo desempenho das conexões de internet, procure os melhores temas e ferramentas para uma performance ideal. Com certeza isso vai refletir no sucesso de vendas da sua loja.

Boas vendas e até breve!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Otimize a sua loja virtual para mobile: o seu cliente agradece!
5 (100%) 7 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *