Como otimizar a vitrine da loja virtual para a Black Friday

O setor de e-commerce aguardou com muita expectativa o segundo semestre do ano, já que é um período movimentado pelas comemorações como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, que juntos equivalem a 25% das vendas totais geradas no comércio eletrônico durante o ano inteiro, de acordo com Maurício Salvador – presidente da ABComm.

Especificamente para a Black Friday, é esperado que o mercado alcance R$2,87 bilhões em vendas somente durante os dias 23 e 24 de novembro, de acordo com a  estimativa da  Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Mesmo que a nova era de consumidores não tenham tempo para visitar lojas e  prefiram fazer uma compra mais prática pela internet, eles continuam desejando se sentir únicos.

A originalidade é cada vez mais pretendida por pessoas, empresas e também pelo comércio. Por isso, a capacidade de personalização do atendimento, na forma de oferecer um produto ou serviço tem sido tão relevante para a experiência de compra do consumidor.

É possível colocar em prática estratégias de atendimento ao cliente que são utilizadas em lojas físicas, como por exemplo o sistema de recomendação que se assemelha a vendedor virtual.

Esse pode ser o grande diferencial de uma loja virtual que atende muitas pessoas ao mesmo tempo. Mesmo com um estoque tão grande, é possível diferenciar o que cada cliente deseja ver, sem ter um vendedor perguntando ‘’como posso te ajudar?’’

Saiba como é possível

A dica é: personalizar o atendimento aos consumidores. Vamos dizer que duas mulheres, uma de 20 anos e outra de 50, desejam fazer compras na mesma loja virtual, porém buscam por produtos diferentes.

Não é o ideal que elas encontrem os mesmos itens enquanto navegam, pelo simples fato de que cada uma delas possui um perfil de navegação diferente dentro do site. O ideal é que o sistema identifique e ofereça nas vitrines o que cada uma deseja comprar.

É por isso que grandes marcas como Kipling, Diesel, Coach, entre muitas outras, têm apostado em personalizar vitrines para oferecer produtos mais assertivos ao perfil e gosto de cada consumidor.

Durante a Black Friday, época que o número de visitas aumenta consideravelmente, oferecer esse tipo de atendimento, melhora a experiência de compra que o cliente tem com a marca.

Além disso, um sistema de recomendação trabalha de forma automática selecionando os produtos de acordo com o perfil de compra de cada consumidor, mas o lojista tem a autonomia de fazer ajustes como e quando quiser.

Dicas de como otimizar a vitrine da loja virtual:

• Durante os dias da Black Friday deixe todas as vitrines inteligentes funcionando, para aumentar a possibilidades do consumidor encontrar o que ele procura.
  • O título das vitrines pode ser alterado, para uma linguagem parecida com a utilizada pela loja virtual ou para datas especiais, por exemplo: a vitrine de lançamentos pode ser chamada de lançamentos da Black Friday para você, durante os dias do evento.
  • O lojista pode escolher qual posição as vitrines vão ser inseridas, as opções de páginas são: home, página de produto, busca sem resultado, carrinho de compras, fechamento do pedido e 404 página de erro.
  • Para chamar mais atenção do consumidor é interessante posicionar algumas das vitrines mais acessadas na home como por exemplo, “produtos similares”; “recomendado para você”; “o que os outros estão comprando”; “mais vendidos em (categoria)” e “isso combina com”.
  • No momento que a loja começa a utilizar o sistema de recomendação, todas as vitrines são ativadas automaticamente, mas cada uma pode ser ligada ou desligada separado em qualquer momento que o lojista desejar.
  • É indicado manter ativas as campanhas de retenção. Os pop-ups aparecem estrategicamente, incentivando que o cliente finalize uma compra, oferecendo uma promoção do produto que o consumidor já estava de olho.
  • Inicialmente os pop-ups estão pré configurados para aparecer na home, página de categoria, página de produto ou carrinho de compra, dependendo de qual for a retenção.
  • Nas campanhas de retenção o lojista tem a opção de escolher qual porcentagem de desconto vai ofertar aos consumidores e pode alterar quando quiser, o desconto é estratégico.

Estas técnicas facilitam o trabalho do lojista, poupam o tempo que geralmente é gasto organizando vitrines e aumenta em média 30% as vendas em períodos normais, então imagine na Black Friday.

Este material foi escrito e cedido pela SmartHint.