Os desafios em trabalhar no e-commerce

Assim como o comércio online é um caminho cheio de oportunidades, vender no e-commerce também apresenta diversos desafios para o empreendedor. Acompanhar […]

Assim como o comércio online é um caminho cheio de oportunidades, vender no e-commerce também apresenta diversos desafios para o empreendedor. Acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e estar sempre atento às novidades para que a expansão do negócio ocorra de forma fluida. 

Para vender online, é preciso estar engajado em diversas estratégias, seja vender em múltiplos canais e também integrar vendas através das redes sociais, e para que a operação de vendas e entregas aconteça sem gerar confusão para o lojista e ainda desencadear uma má experiência do consumidor, é preciso organização e gestão integrada. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o cenário do e-commerce, quais os desafios de empreender online e algumas dicas para criar estratégias de superação. Confira!

 

O cenário do e-commerce 

Não há como fugir, da frase quase clichê, que fala sobre as mudanças que a pandemia trouxe para o dia a dia do consumidor. Muitas dessas mudanças passaram a ser um novo comportamento, como é considerado o hábito de fazer compras online. Com a impossibilidade de sair de casa, o e-commerce se tornou um caminho possível tanto para consumidores quanto para lojistas e o cenário sofreu uma transformação grandiosa. 

O movimento envolvendo o e-commerce, no entanto, não atingiu apenas aqueles que precisavam se digitalizar em função da maior demanda online. Quem já estava no ambiente também precisou se atualizar, já que a concorrência se intensificou.

Quais são os maiores desafios para quem vende online?

Para os lojistas de e-commerce, os maiores desafios são a alta concorrência – muitas vezes nos mesmos canais de venda. Por isso, é importante criar estratégias de diferenciação para chamar a atenção do cliente. Outro grande desafio é conciliar a gestão do negócio em múltiplos canais, seja na loja virtual, e-commerce e redes sociais, para isso é importante contar com um sistema de gestão online para automatizar alguns processos. 

Também é importante o lojista estar sempre atento a oportunidades de campanhas e descontos para incentivar o consumo, criar conexão com o cliente pós venda e entender como este mesmo cliente pode vir a comprar novamente na sua loja. Manter a presença digital aliada a boa reputação é um fator determinante para que o e-commerce cresça com força. 

Dicas para vender mais online

Além dos pontos já citados, é fundamental o lojista se atentar a alguns detalhes para que a jornada de consumo do cliente se torne positiva, desde a pesquisa até o recebimento da mercadoria na sua casa. Separamos algumas dicas que vão aumentar as oportunidades de conversão do seu negócio online:

Criar campanhas atrativas:

Já não é relevante para o consumidor o preço do produto ser o grande diferencial que determina a sua escolha. As campanhas de venda acabam atraindo o consumidor do nosso tempo, que busca novidades, usabilidade, descontos, e outros atrativos quando compra online. Por isso, crie campanhas de venda que conversem diretamente com o cliente como frete grátis, combos com descontos, brindes, cupons premiados, etc. Essas ações também fidelizam o cliente, e ele passa a lembrar do seu negócio, pelas suas vantagens, na hora da própria compra. 

Deixe as opções na mão do cliente:

O consumidor cada vez mais quer ter o poder de decisão. Além de fazer a escolha do melhor canal de venda, ele também quer poder escolher o modelo e preço de frete que mais lhe agrada, assim como formas de pagamento. Tenha em seu negócio opções disponíveis, desde frete expresso até o mais demorado, e flexibilidade no pagamento. 

Integre o seu negócio automaticamente: 

Quando o negócio passa a estar em diversos canais de venda, a organização interna precisa ser reforçada. Isso porque o estoque, compras, vendas e entregas virão de diversas frentes, e o lojista precisa estar preparado para não perder o controle e continuar oferecendo uma boa experiência de compra ao cliente. Utilize um ERP para fazer a integração da sua loja virtual, além disso, é possível importar seus pedidos de venda de forma fácil e rápida, além de sincronizar o estoque automaticamente. 

Gestão integrada minimiza os desafios de vender online 

Não há dúvidas que contar com tecnologia para otimizar processos de trabalho é uma forma inteligente de aumentar a organização do seu negócio e superar as eventuais dificuldades que vender no e-commerce apresenta. 

Investir em um sistema de gerenciamento online garante mais organização dos processos, desde o fluxo de caixa, até a logística de entrega. É mais automatização e sincronização de informação à disposição. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário