O que vender no e-commerce? Confira 7 opções que estão em alta!

Saber o que vender no e-commerce é crucial para montar o planejamento de abertura do negócio e ter sucesso em sua empreitada. […]

Saber o que vender no e-commerce é crucial para montar o planejamento de abertura do negócio e ter sucesso em sua empreitada. Mas, com tantas opções, fica difícil escolher os produtos, já que atualmente vende-se quase de tudo pela internet, desde comida até materiais de construção.

Então, escolher um nicho de atuação acaba se tornando um desafio, principalmente para empreendedores de primeira viagem, principalmente porque há muita concorrência. Por isso, é importante considerar alguns pontos ao fazer sua escolha. Veja quais são eles!

O que considerar na hora de escolher o que vender no e-commerce?

Para escolher os produtos certos, você deve levar em consideração seu perfil. Para uma pessoa que não gosta de moda, pode ser difícil trabalhar no segmento de vestuário, já que é preciso ficar por dentro das novas tendências e do gosto dos clientes.

Além disso, é bom analisar a margem de lucro de cada produto vendido em seu e-commerce. Caso contrário, ter um bom número de vendas não será suficiente para manter sua loja em funcionamento e, muito menos, seu negócio lucrativo.

Produtos como suplementos alimentares, vitaminas, itens de beleza e higiene pessoal possuem um alto índice de recompra, pois, são mercadorias que as pessoas usam em seu cotidiano. Então, levar esse fator em consideração na hora de escolher o nicho de atuação aumenta as chances de seu negócio ser mais lucrativo.

Escolher produtos que são tendências também é uma boa ideia, mas é importante analisar se a procura por eles vai acontecer em longo prazo.

Quais são as melhores opções para vender no e-commerce?

Não existe um nicho melhor ou pior, apenas produtos mais adequados para seu perfil de empreendedor. Então, o ideal é conhecer bem o segmento no qual deseja atuar. A seguir, vamos citar quais são as opções mais procuradas pelo consumidor online. Veja só!

1. Vestuário

A segmento de vestuário é muito bem aceito pelo público. Por isso, há milhares de lojas virtuais que vendem roupas de todos os estilos, gostos e idades. Você pode escolher entre peças infantis, femininas, masculinas, plus size etc. Além disso, há lojas especializadas em roupas específicas, como jeans ou pijamas, por exemplo.

Além de oferecer uma boa margem de lucro e ter um bom volume de vendas, o setor de vestuário ainda oferece uma gama de opções. Seu e-commerce pode vender de tudo ou atuar em um nicho específico.

2. Esportes e lazer

Se você ainda está com dúvidas sobre o que vender no e-commerce, vale apostar no setor de esportes e lazer. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua saúde e bem-estar, por isso investem em artigos esportivos. Então, apostar nesse segmento vai aumentar suas chances de sucesso.

Se escolher atuar nesse segmento, você pode vender em sua loja virtual tênis, roupas de academia, acessórios para ciclismo, kimonos, meias esportivas e outros diversos produtos.

3. Casa e decoração

Se há alguns anos, as pessoas preferiam comprar itens para casa e decoração em lojas físicas, hoje em dia é comum procurar por esse tipo de produto na internet. Por isso, grandes marcas, como Leroy Merlin, criaram seu próprio e-commerce.

Então, vale a pena apostar nesse nicho de mercado. Você pode escolher um produto específico como móveis ou oferecer opções variadas para seus clientes. Isso depende do objetivo de seu negócio.

4. Cosméticos e maquiagem

O setor de beleza e cuidados com a higiene sempre está em alta. Além das mulheres, os homens também estão cada vez mais vaidosos e cuidando mais da aparência. Por isso, montar um e-commerce voltado para esse nicho de mercado pode ser um excelente negócio.

5. Mercado pet

Os casais estão optando por ter menos filhos e até mesmo por não serem pais. Por isso, há mais cães do que crianças nas casas brasileiras — isso é o que aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015.

Além disso, as pessoas gastam uma boa parte do salário com produtos para seu pets, como ração, acessórios, itens de higiene, vasilhames, casinhas e tudo o que pode tornar a vida de seu animalzinho mais confortável.

6. Acessórios

Acessórios como brincos, anéis, pulseiras e colares têm uma boa saída em lojas virtuais. A vantagem é que se você não tem um orçamento muito grande para comprar mercadorias, pode optar por itens mais baratos. No mais, não é preciso um espaço muito grande para estocar esse tipo de produto, o que reduz os custos operacionais do negócio.

7. Eletrônicos

Produtos como smartphones, tablets e computadores são muito procurados nas lojas online. Isso porque esses itens são como uma necessidade, principalmente o celular. Quando um aparelho queima, a pessoa compra outro imediatamente.

Além disso, o setor de tecnologia está sempre inovando, o que gera na cabeça do consumidor a necessidade de comprar produtos mais novos e com recursos mais avançados.

Quais são as etapas a serem seguidas depois de escolher os produtos para vender no e-commerce?

Essa é uma questão que deixa muito empreendedores cheios de dúvidas. Apesar da importância de escolher o que vender no e-commerce, saber o que fazer depois disso é um grande desafio. A primeira etapa é ter um bom planejamento estratégico e financeiro.

É preciso definir quanto será necessário investir na compra do estoque inicial. Custos com logística, com a locação de espaço para estocar mercadorias e com a contratação da plataforma também devem ser colocados na ponta do lápis.

A escolha da plataforma de e-commerce é muito importante, pois ela tem forte influência no sucesso do negócio. Uma boa plataforma é aquela que tem navegabilidade simples e carregamento rápido. Dessa forma, ela oferece uma boa experiência de compra para o cliente.

No planejamento, ainda devem constar as estratégias que serão adotas para anunciar e vender seus produtos. Por exemplo: quais canais de comunicação serão utilizados? Quanto vou investir em propaganda e marketing? Vou divulgar em marketplaces?

Escolher o que vender no e-commerce é o primeiro passo para ter um negócio de sucesso. Além disso, é necessário conhecer bem o produto e o perfil de seus clientes, e ter foco e persistência, pois os resultados são acontecem da noite para o dia.

Agora que você já sabe quais são as melhores opções de produtos para vender eu seu e-commerce, está na hora de saber quais são as melhores práticas para categorizar as mercadorias de sua loja.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário