Dia dos Pais cresce 39% e fatura mais de R$269 milhões no e-commerce Tray
Como os micro-momentos influenciam na jornada de compra do cliente

Descubra agora o que influencia na confiança do consumidor online

Publicado em: • Última Atualização:

Se compararmos o número de lojas físicas abertas nos últimos anos com o número de lojas online, é possível notar como esse mercado de e-commerce vem crescendo. Por um lado, com mais empreendimentos a disponibilidade de produtos também é maior, mas nem todas essas lojas virtuais fazem um bom trabalho para conquistar a confiança do consumidor.

Empresas sérias procuram, primeiramente, atender aos critérios de qualidade e segurança, visando oferecer os melhores produtos com máxima eficiência. Quando o consumidor tem uma boa experiência na compra online, a chance de ele retornar à loja e adquirir mais produtos aumenta, assim como surge a possibilidade dele recomendá-la a pessoas próximas.

Para se tornar um e-commerce com credibilidade no mercado alguns fatores são primordiais. Confira no que você deve ter atenção para conquistar a confiança do consumidor!

Deixe claras as políticas de entrega e troca de mercadoria

Ao tentar adquirir um produto online, o cliente tem certas limitações em relação a uma compra em loja física. Mesmo com boas imagens e uma descrição detalhada do item, nem sempre o produto que chega às mãos do consumidor é como ele esperava, além da possibilidade de o objeto ter sido danificado durante o envio.

É nesse momento que o comprador entrará em contato para pedir a devolução ou troca. Mas e se ele não encontrar com clareza como deve proceder nesses casos? Sites confusos ou com informações incompletas deixam o cliente totalmente insatisfeito. Além da decepção com o produto, haveria também dores de cabeça com problemas para a devolução.

A única solução possível é reservar uma página para explicar de forma simples e direta os procedimentos, tentando responder todas as prováveis dúvidas do público antes mesmo que algo desse tipo aconteça.

Faça uma descrição detalhada dos produtos

Como dito, a descrição é fundamental para que o consumidor analise o produto e compreenda o que está sendo vendido. Quanto mais detalhes ele tiver sobre a peça, mais ele ficará seguro para fechar a compra.

Não basta apenas colocar as informações fornecidas pelo fabricante. Veja outras especificações que podem ser inseridas para complementar os dados:

  • tamanho;
  • cor;
  • quantidade;
  • material de fabricação;
  • itens complementares e outros detalhes.

Outra vantagem de fazer uma descrição detalhada é que isso contribui para o SEO, ajudando na otimização para melhorar a posição do e-commerce nos buscadores.

Invista em fotos de qualidade

Como não podem tocar e observar os produtos pessoalmente, as imagens são o mais próximo que o consumidor chegará das peças em que está interessado. Se não conseguir ver exatamente como são, muito provavelmente ele desistirá da compra e procurará pelo item em outra loja.

Esse é um fator que muitas vezes é desconsiderado no e-commerce, pois os lojistas acreditam que basta fazer uma foto mostrando o produto que já será o suficiente. Mas não é. Disponibilizar poucas imagens ou fotos com resolução baixa despertam a desconfiança do visitante, e quem pode ganhar com isso é a concorrência.

Portanto, procure por profissionais que possam fotografar e fazer vídeos de alta qualidade. Utilize também os recursos como zoom e câmera 360 graus para destacar os detalhes e mostrar o real produto, pois isso contará pontos para o e-commerce tanto quanto os preços.

Avalie comentários para conferir a confiança do consumidor

Com tantos benefícios que a internet proporciona, o ato de pesquisar não apenas sobre o que quer comprar, mas também sobre a loja em que deseja comprar é um dos maiores atrativos no mercado.

Nesse momento, as avaliações de outros consumidores são levadas em conta para conferir se vale a pena ou não investir em determinado e-commerce. No geral, os clientes analisam aspectos diversos, que vão desde a disponibilidade dos produtos até os preços e o atendimento. 

Tudo é passível de avaliação, e o público é quem tem a opinião mais importante no meio virtual.

Demonstre segurança nas formas de pagamento

Esse é um dos pontos principais e que merecem atenção especial, afinal, você estará lidando com dados e informações pessoais dos clientes. Com tantos golpes que surgem diariamente, o consumidor já aprendeu que deve ter cuidado e que nem todos as lojas na internet são confiáveis.

Investir em uma boa estrutura de segurança não é vantajoso apenas para a loja virtual, mas também para o cliente, que saberá que está realizando uma compra segura. Selos e certificados de segurança demonstram que aquele ambiente é controlado e garante a proteção da página. 

Isso deve englobar todas as formas de pagamento que o site aceitar: cartões, boletos ou outros métodos.

Tenha um site de fácil navegação

Um e-commerce com site responsivo, com informações claras e estrutura fácil para navegar é mais um aspecto que confere pontos de confiança. Páginas confusas em que o visitante não consegue encontrar o que procura com rapidez são cansativas. 

Assim, fica subentendido que se a loja não consegue nem configurar um site, imagina como deve ser o processo de venda, não é?

Uma venda simplificada, que atribui valor sem necessidade de muitas etapas que tomem o tempo do cliente, já sai na frente da concorrência. Quando optar por fazer compras online, uma das principais características que atraem o consumidor é a comodidade.

Não há necessidade de sair de casa, deslocar-se até uma loja física, procurar o produto ideal entre as muitas opções disponíveis e então comprar. Sendo assim, quanto mais simples e acessível, mais o site passa credibilidade.

Ofereça um atendimento de alta qualidade

Cada vez mais os e-commerces estão notando a importância de proporcionar um atendimento de excelência para o sucesso dos negócios. As estratégias de marketing digital atraem, depois ocorrem as vendas e a logística entra com a entrega.

Mas durante toda essa jornada de compra o cliente poderá precisar de ajuda, e o atendimento adequado e preparado é essencial. Mesmo com chatbots, a personalização deve ocorrer, independentemente do canal de comunicação.

O trabalho de construção de uma loja virtual é diário, não basta inaugurar e esperar que as vendas se realizem sozinhas. Conquistar a confiança do consumidor demanda tempo e trabalho contínuo, aperfeiçoando processos para que os clientes tenham satisfação em comprar na sua loja.

Quer aprender mais sobre melhorias no e-commerce? Então confira 8 técnicas para fazer sua loja ser encontrada!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Descubra agora o que influencia na confiança do consumidor online
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *