Usabilidade: o que é, importância e como melhorar a sua em 7 passos!

Um site com uma boa usabilidade é sinônimo de um ambiente rápido, prático e que proporcione uma boa experiência ao usuário, seja para comprar um produto, serviço ou até mesmo consumir um conteúdo online. Cuidar da usabilidade do seu e-commerce é fundamental, pois bastam poucos cliques para qualquer pessoa fechar uma página e abrir outra.

Conforme o mundo digital foi se consolidando, e os e-commerces ganharam cada vez mais atenção tanto dos usuários quanto dos comerciantes, a concorrência também foi crescendo para todos. Com cada vez mais lojas digitais existindo, as opções para os consumidores foram aumentando, deixando-os mais seletivos sobre em qual portal comprar.

Existem diversos fatores que vão influenciar a tomada de decisão do cliente, fazendo com que ele opte por concluir ou não a compra no seu site.

É justamente o descuido com essas variáveis e detalhes da administração de um comércio online que vão fazer com que a taxa de rejeição ou de abandono de carrinhos se tornem mais elevadas do que deveriam.

Sendo assim, o melhor que podemos fazer para combater esses problemas é formular o melhor site possível para os nossos clientes, dando atenção aos detalhes para oferecer a melhor experiência.

E dentro disso, a usabilidade é a palavra-chave para que os clientes optem por realizar as compras no seu portal.

Não sabe o que é usabilidade?

Não entende quais as suas vantagens e por que é tão importante?

Pode ficar tranquilo, pois nós vamos te explicar tudo isso e muito mais a seguir, então continue com a gente!

O que é usabilidade?

O primeiro passo que nós precisamos dar é na direção de começarmos a compreender o conceito de usabilidade com um pouco mais de clareza.

Na prática, quando falamos de usabilidade, estamos nos referindo a construção de um site, portal, ou qualquer outro tipo de ambiente virtual, que garanta fluidez ao usuário, ou seja, algo seja intuitivo e que não tome muito tempo da pessoa para achar algo.

Basicamente, nós estamos falando de oferecer uma boa experiência ao usuário, dando a ele um ambiente rápido e prático para realizar aquilo que deseja.

Os cuidados com esses pontos são fundamentais, pois bastam poucos cliques para qualquer pessoa fechar uma página e estar em outro portal que ela julgue mais prático de realizar a compra.

Por tanto, como já diz o nome, usabilidade diz respeito principalmente à facilidade de uso de um determinado ambiente virtual.

Elementos como a facilidade de se encontrar o que procura é um dos pontos que devem ser levados em consideração, mas isso já é um assunto que nós vamos falar mais daqui a pouco.

Por que a usabilidade é importante?

Para te ajudar a entender o quão importante esse conceito pode ser para o sucesso do seu e-commerce vamos começar te dando um exemplo um pouco mais concreto.

Imagine que você deseja adquirir um determinado produto, e então acessa um site para conseguir realizar essa compra.

Ao acessar o portal, você se depara com uma série de informações pouco organizadas, a grande maioria sem necessidade de estar ali, e ainda era difícil acessar a página do produto desejado.

Nesse momento você tem duas opções, a primeira é permanecer no site, e gastar o tempo que for necessário tentando entendê-lo, achar o que procura, e realizar a compra, e a outra opção é procurar em outro lugar.

O que você faria?

Muito provavelmente você respondeu a segunda opção, e não é por acaso, é o comportamento que mais faz sentido, e que a maior parte das pessoas também teria.

Esses problemas com os quais você se deparou, são justamente o que acontece quando uma empresa não se preocupa adequadamente com a usabilidade do seu site.

E a consequência é justamente essa que você constatou, os clientes desistem do seu portal, e vão realizar a compra em outro lugar.

A importância de uma boa usabilidade está justamente aí, em oferecer uma experiência satisfatória para o cliente, evitando que ele fuja para sites dos concorrentes, e quem sabe, até mesmo fidelizando eles, o que também pode te trazer muitos benefícios.

Componentes da usabilidade

Agora que você entendeu qual a importância do seu site possuir uma boa usabilidade, está na hora de aprofundarmos um pouco mais nos conceitos que permeiam esse assunto.

Afinal, a usabilidade não se trata de um conceito abstrato sem vínculo com a realidade, muito pelo contrário, ela diz respeito a algo objetivo que é a facilidade de se navegar em uma página online.

Portanto, para que a discussão sobre o assunto pudesse avançar, e se construir melhores formas de melhorar a usabilidade dos sites, foram criados os componentes da usabilidade.

Eles são 5 no total, e são, basicamente, os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de se analisar a usabilidade de um portal.

Quer descobrir quais são para poder utilizá-los em seu e-commerce? Então siga com a gente para descobrir!

Facilidade de aprendizado

O primeiro dos componentes de usabilidade dos quais nós falaremos é justamente a facilidade de aprendizado. E

sse componente, diz respeito a basicamente quão fácil é a utilização daquele site, portal, ferramenta, ou sistema, da primeira vez que o usuário tem contato com ele.

Uma das métricas que você pode usar para avaliar isso, é verificar quantas ferramentas disponíveis naquele ambiente digital, o usuário consegue utilizar com naturalidade.

Basicamente, se ele não está notando a presença de determinados recursos, como um mecanismo de busca, por exemplo, talvez a primeira experiência não esteja muito didática.

Eficiência de uso

O próximo ponto é a eficiência de uso das ferramentas disponíveis.

Ou seja, depois que o usuário fuçou o seu ambiente online, e começou a entender como utilizar as ferramentas disponibilizadas para ele, esse uso passou a ser natural, e rápido?

Ou mesmo sabendo o que ele tem à disposição, o usuário ainda demora para realizar aquilo que deseja?

A eficiência de uso diz respeito justamente a isso!

Quão rapidamente o usuário consegue utilizar as ferramentas disponíveis para realizar as suas tarefas.

Facilidade de memorização

A facilidade de memorização, também conhecida como reminiscência, trata daqueles usuários que já utilizaram o seu site em algum momento, porém estão há algum tempo sem acessar.

A grande questão aqui, é saber se mesmo estando a algum tempo sem utilizar as ferramentas do seu portal, o usuário ainda consegue recordar, com alguma facilidade, como realizar as suas tarefas.

O mundo ideal é que mesmo passado o longo período sem acessar o portal, o usuário ainda recorde com facilidade, e em pouquíssimo tempo, como navegar pelo seu site.

Quanto mais tempo levar para ele se reacostumar, pior o seu portal está com relação a esse critério.

Erros

O quarto componente da usabilidade são os próprios erros, mais especificamente aqueles cometidos pelos usuários.

Para falar a verdade, uma das principais prerrogativas da usabilidade, é que os erros nunca são dos visitantes do portal, portanto, se eles ocorreram, a responsabilidade é do próprio site que levou os usuários a não tomarem as melhores decisões.

Quando esses erros ocorrem, algumas perguntas podem ser feitas para ajudar você a ter, pelo menos, um norte de como agir para buscar corrigi-los.

Quais são os erros cometidos?

Por que são cometidos?

Os usuários conseguem aprender com eles e deixar de cometê-los?

Conseguindo responder a essas perguntas, você muito provavelmente vai ter uma ideia do que você precisa alterar para melhorar os seus resultados.

Satisfação subjetiva

A satisfação é um dos componentes mais importantes dentro de todo o conceito de usabilidade.

Afinal, no fundo, a função dessa estratégia é justamente auxiliar o seu site a obter uma melhor avaliação dos seus usuários, não é mesmo?

Sendo assim, entender se a interface do seu programa, site ou ferramenta é agradável para os usuários, é um dos pontos mais importantes de se levar em consideração.

Tendo entendido esses conceitos, agora nós podemos seguir adiante para tratar de alguns pontos que você pode utilizar para melhorar a usabilidade do seu site.

Quer descobrir como fazer isso?

Então continue com a gente para conferir os 7 passos para melhorar a usabilidade do seu portal!

Como melhorar a usabilidade do site em 7 passos

Agora que você já domina o básico sobre o conceito de usabilidade, está na hora de colocarmos isso em prática para melhorar o desempenho do seu e-commerce.

É agora que nós vamos começar a discutir e entender o que pode ser feito para aprimorar o seu site, e dessa forma conseguir obter resultados ainda melhores da sua loja virtual.

É importante dizer, que essas alterações, quando bem-feitas, podem trazer ótimos resultados, melhorando consideravelmente as suas vendas.

Entretanto, isso não significa que será uma tarefa fácil, e será necessário se dedicar de verdade para alcançar os resultados esperados.

Está preparado para conhecer os 7 passos para melhorar a usabilidade do seu site?

Então continue com a gente para descobrir cada um deles!

1. Seja responsivo

O primeiro passo para melhorar a usabilidade do seu site, é garantir que ele seja tanto um site leve, como também responsivo.

Quanto mais leve ele for, mais rápido ele carregará, e acredite, para muitos usuários isso faz uma diferença significativa, uma vez que em um mundo tão rápido e dinâmico, a paciência para aguardar o carregamento de uma tela tem sido cada vez mais escassa.

Além disso, a responsividade também é um elemento crucial para garantir que a maior parte dos usuários tenha uma boa experiência em seu site.

Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, sites responsivos são aqueles onde a experiência do usuário não fica prejudicada ao optar por acessar o portal por meio de algum dispositivo mobile.

Você provavelmente já se deparou com alguma situação onde ao acessar uma página pelo celular, ela não se adequou à tela do seu celular, o que provocou uma experiência bem desagradável. Muito provavelmente você desistiu de utilizar esse site pelo celular, e talvez nem tenha lembrado de acessá-lo depois pelo computador.

É justamente para evitar esses cenários que existe o site responsivo, que consiste na criação de todo um layout preparado para garantir a melhor experiência para o usuário, independentemente do dispositivo usado.

2. Ofereça informações necessárias de primeira

Outra das dicas mais importantes que podem ser utilizadas para melhorar a usabilidade do seu site, é prestar atenção às informações que serão disponibilizadas para o usuário.

O ideal é não jogar muita coisa de uma vez na cara do cliente, o que significa que é necessário escolher quais são as informações mais importantes e colocá-las em destaque.

O ideal é que não sejam muitas, e que passem a mensagem de forma rápida, direta, e objetiva para aquele que acessa o portal.

Outras informações que não são tão importantes assim, podem ser apresentadas aos poucos, de forma a evitar deixar o visitante perdido, com tanta coisa de uma vez para se digerir.

Ou seja, no primeiro momento, foque naquilo que é o mais importante, e os demais pontos, nós vamos adicionando aos poucos.

3. Garanta uma navegação intuitiva

Após determinar quais são as informações mais importantes e colocá-las em destaque, o próximo passo é melhorar a navegação do usuário que acessa o seu portal.

No caso, nós estamos falando de tornar a experiência do seu visitante a mais intuitiva possível, fazendo com que ele não precise gastar muito tempo tendo que se preocupar em encontrar o que está procurando.

Na maior parte das vezes que alguém acessa o site do seu e-commerce, essa pessoa está em busca de algo, e garantir que ela encontre o que procura quanto antes é de extrema importância.

Para que isso seja possível, é fundamental ter as divisórias do seu site extremamente bem organizadas, e uma árvore de categorias bem estruturada para auxiliar nisso.

Lembre-se sempre que quanto menos cliques o usuário precisar para concluir o seu objetivo, menores as chances dele desistir no meio do caminho, portanto, melhor para você e a sua loja!

4. Fale a língua do seu público

O próximo passo é lembrar com quem você está se comunicando por meio do seu site, ou seja, entender qual é o seu público.

O ponto crucial aqui, é que a interface do seu portal se comunique de forma eficiente com essas pessoas, ou seja, fale a língua deles.

A interface digital é o principal meio de interação entre o usuário, o seu site, e você, por tanto, a qualidade dessa interação é fundamental.

O ideal é conseguir utilizar essa interação para cativar o seu público, e a melhor forma de fazer isso, é utilizando uma comunicação que faça sentido para eles, que soe natural, e gere alguma identificação.

5. Crie conteúdos escaneáveis

Principalmente nos casos onde há um grande conteúdo por escrito no seu site, na maioria das vezes os usuários podem não querer lê-lo por inteiro.

O mais natural, é que busquem realizar apenas uma leitura dinâmica por cima do conteúdo, para verem se o conteúdo irá interessá-los ou não, para que só então realizem uma leitura efetiva.

Isso sem falar nos casos onde o usuário pode apenas buscar uma informação específica, e para tanto, não faz sentido ler todo o conteúdo.

Para esses casos, é interessantíssimo disponibilizar um conteúdo escaneável para o leitor.

Algumas das principais práticas para produzir um conteúdo escaneável são:

  • Linguagem clara;
  • Parágrafos curtos;
  • Utilizar tópicos;
  • Usar listas enumeradas;
  • Colocar em negrito as informações mais importantes;
  • Ter um conteúdo objetivo.

6. Realize testes do seu portal

A construção de um site é algo complexo, é pode ser que nem sempre as coisas saiam exatamente como o planejado.

Justamente por isso, realizar testes periódicos para garantir que tudo está funcionando bem é algo de extrema importância.

Apenas pense comigo, imagine que você planejou tudo com muito cuidado, desde a distribuição e o destaque das informações, até toda a divisão do conteúdo e da árvore de categorias.

Tudo isso foi feito visando oferecer a melhor experiência possível para o visitante que acessar o seu site, não é mesmo?

Mas e se, na hora “h”, após o seu site começar a ser divulgado, você descobre que uma das informações, ou uma das páginas internas, não está carregando?

Convenhamos que isso joga fora quase todo o esforço e empenho que você dedicou, não é mesmo?

Justamente por isso, que antes de começar a realizar a divulgação e o compartilhamento de conteúdos online pelo seu site, é fundamental testá-lo ao máximo.

O intuito é descobrir possíveis erros, e pontos do portal que estejam com dificuldade para carregar.

7. Utilize ferramentas de acompanhamento de desempenho

Após o site estar terminado, e as pessoas começarem a utilizá-lo, é realmente importante que você entenda que o trabalho não está terminado.

Na verdade, ele está apenas começando, pois agora, o seu portal deverá ser constantemente atualizado e melhorado, para garantir sempre a melhor experiência ao usuário.

Para conseguir identificar os pontos que precisam de ajuste, é interessante estar aberto a receber feedbacks, mas também se aproveitar das ferramentas que a tecnologia nos disponibiliza.

Existem diversas delas que nos ajudam a avaliar diferentes pontos do nosso portal, e descobrir o que fazer para melhorar.

Um bom exemplo disso é a Pagespeed Insights, do Google, que analisa os componentes da sua página, e sugere alterações para melhorar a velocidade de carregamento do seu e-commerce.

Muito interessante, não é mesmo?

Enfim, a usabilidade é um dos elementos mais importantes de se atentar na construção do site do seu e-commerce se você quer evitar perder clientes para a concorrência.

Tendo 5 componentes principais, a usabilidade melhora a experiência do usuário e ajuda na fidelização dos clientes, além de reduzir tanto a taxa de rejeição quanto a de carrinhos abandonados, ajudando na sua conversão.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Aproveite agora e veja como diminuir a taxa de abandono de carrinho do seu e-commerce:

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário