Como lidar com produtos fora de estoque no e-commerce?
Como deixar o e-commerce mais seguro? Entenda aqui

O que é unboxing experience e qual a sua importância?

Publicado em: • Última Atualização:

As empresas de comércio eletrônico têm poucos pontos de contato com seu público-alvo em comparação com companhias tradicionais. Portanto, é vital aproveitar todas as oportunidades para criar uma conexão pessoal com seus clientes. Uma das melhores alternativas é investir na unboxing experience.

A entrega dos produtos é um dos momentos mais importantes para seus esforços de retenção de clientes. Mas o que exatamente é unboxing e como a embalagem pode aumentar a conexão emocional entre marcas e consumidores? Descubra a seguir as melhores práticas para oferecer uma experiência de compra memorável!

O que é unboxing?

Unboxing é a forma como os consumidores desembalam um produto de consumo e documentam o processo por meio de fotos ou vídeos. Por ser algo bastante comum em blogs e redes sociais (principalmente no YouTube), o conteúdo do unboxing se tornou uma mina de ouro para os profissionais de marketing.

O motivo é bem simples: ao incentivar os clientes a compartilhar suas experiências com o produto, a empresa recebe muita publicidade gratuita. Contudo, oferecer um bom produto é apenas o primeiro passo para conquistar o apoio dos fãs e especialistas do segmento.

Marcas conceituadas investem em embalagens únicas, modernas e que adicionam ainda mais valor ao produto. Algumas até adicionam notas pessoais de agradecimento ou selos de exclusividade. Tudo isso torna a experiência algo digno de ser compartilhado.

Existem, inclusive, canais no YouTube focados apenas em divulgar o unboxing de diversos itens — como o Unbox Therapy com mais de 16 milhões de inscritos.

Isso é uma prova de como o consumismo moderno é mais do que apenas o produto, também é sobre a experiência que envolve o ato de comprar.

Por que investir na unboxing experience?

A experiência pós-compra é uma área frequentemente negligenciada no comércio eletrônico. As embalagens personalizadas são, de fato, mais caras do que as caixas tradicionais. Por isso, muitas empresas acreditam que não vale o investimento.

Mas a verdade é que muitas empresas estão perdendo uma enorme oportunidade de influenciar a percepção da marca. Conheça algumas vantagens a seguir:

Preenche a lacuna na experiência do cliente

No comércio eletrônico, o relacionamento entre a marca e o cliente é totalmente virtual. A tangibilidade oferecida pelas lojas físicas é difícil de replicar no varejo online. É aqui que uma experiência memorável de unboxing é vital para criar uma conexão pessoal com seu cliente.

Melhora a imagem da marca

A embalagem de marca é uma ferramenta poderosa para agregar valor à compra — mostrando claramente que o cliente investiu em uma experiência de nível superior e justificando preços mais elevados. Fornecer uma experiência premium de unboxing molda a percepção dos clientes sobre sua marca.

A Apple é a principal referência dessa estratégia. Com um investimento massivo em identidade visual, experiência do cliente e branding, ela pode cobrar valores muito acima da média do mercado — mesmo oferecendo produtos semelhantes.

Como oferecer uma experiência memorável?

Uma embalagem personalizada e adequadamente projetada combina vários elementos diferentes. Aqui estão alguns fatores importantes a serem considerados para criar uma experiência fantástica de unboxing.

Aposte na funcionalidade das embalagens

Uma experiência incrível de unboxing começa com um design funcional. Sua embalagem deve servir ao seu principal objetivo: proteger os itens internos durante o transporte.

Mas, além dessa regra básica, há uma orientação importante: elimine da caixa qualquer elemento supérfluo. Isso inclui o excesso de espaço que, além de reduzir a proteção, deixa o frete mais caro.

Também é um erro pensar que a embalagem precisa de mecanismos ou formatos diferentes. A palavra-chave é simplicidade! Procure organizar de forma coesa, apenas o necessário para colocar o produto em foco.

Dicas

  • A caixa deve proteger o produto e contribuir para uma revelação visual dramática;
  • Elimine tudo o que não tem alguma função prática;
  • Invista nos materiais de embalagens mais eficazes para obter mais com menos.

Personalize cada pacote

Uma maneira de criar uma experiência memorável de unboxing é torná-la pessoal. Crie uma experiência voltada para o destinatário e faça com que seus clientes se sintam especiais. A personalização é algo incomum e se destaca em meio à uniformidade que enfrentamos todos os dias.

Dicas

  • Use o nome do destinatário sempre que possível;
  • Personalize o conteúdo da caixa para atender aos interesses de seu cliente;
  • Inclua notas de agradecimento;
  • Compartilhe informações genuínas sobre sua empresa e as pessoas por trás da compra.

Crie uma emocionante revelação

Quando as pessoas abrem um novo pacote, a curiosidade delas é despertada. Elas estão inconscientemente preparadas para uma surpresa. Você pode aproveitar essa curiosidade e encantar seus clientes, incluindo um pouco de drama no processo.

Dicas

  • Planeje o que será visto em cada etapa do unboxing;
  • Considere maneiras de usar elementos funcionais, como preenchimento ou organização, para contribuir com uma revelação passo a passo.

Tenha um design de embalagem atraente

O design atraente da embalagem motiva as pessoas a fazer escolhas impulsivas — ignorando o pensamento reflexivo e deixando o comprador com a sensação de ter sido recompensado. Ao priorizar o design da embalagem, você pode fazer com que essas influências psicológicas funcionem a seu favor.

Dicas

  • Contrate um designer de embalagens profissional;
  • O design deve representar as preferências visuais do seu público-alvo;
  • Pesquise e tenha em mente a psicologia por trás do design de embalagens.

Mantenha a identidade da marca no centro da embalagem

O processo de unboxing deve atuar como um embaixador da marca para o seu negócio. O design de embalagem e outros elementos da experiência devem refletir a identidade da marca.

Voltando ao exemplo da Apple, suas embalagens refletem a mesma proposta dos produtos: simplicidade, eficiência e qualidade. Assim, o unboxing deve priorizar a criação de uma experiência de marca consistente.

Dicas

  • A experiência deve servir como um anúncio do produto;
  • Inclua o logotipo e o nome da empresa;
  • Evidencie as cores da marca para criar uma associação subconsciente instantânea;
  • Reflita sua proposta de valor por meio do design.

Empacotar adequadamente o seu produto é como dar a alguém um presente de aniversário a cada compra. Todo esse planejamento é necessário para criar a melhor impressão possível no destinatário.

Uma experiência interessante de unboxing é uma maneira fantástica de criar um vínculo positivo com seus clientes — além de incentivar o compartilhamento e novas compras. Portanto, crie um processo que surpreenda, encante e se conecte com o seu público.

Qual empresa, em sua opinião, oferece a melhor experiência de unboxing? Conte nos comentários!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

O que é unboxing experience e qual a sua importância?
4.5 (90%) 2 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *