O que é SSL e qual é a importância dele para o meu e-commerce?

Antes da popularização e da disseminação dos e-commerces, muitas pessoas tinham medo de fazer as suas compras pela internet. Apesar de alguns […]

Antes da popularização e da disseminação dos e-commerces, muitas pessoas tinham medo de fazer as suas compras pela internet. Apesar de alguns usuários ainda se sentirem desconfiados ao comprar pela rede, esse receio é cada vez menos frequente.

O aumento da confiança em e-commerces pode ser justificado pela ampla disponibilidade de sites de compra na internet, ofertas promocionais exclusivas da rede e variedade de produtos para venda em lojas virtuais. Contudo, outro fator importante cabe ser destacado: o desenvolvimento de tecnologias de segurança em páginas web.

A preocupação com a segurança é natural para o cliente, já que, ao comprar pela internet, é necessário obrigatoriamente fornecer informações pessoais, como formas de contato, endereço e dados bancários. Logo, é fundamental para o sucesso de um e-commerce fazer com que o visitante se sinta seguro ao navegar pela página.

Por falar em segurança na internet, você sabe o que é SSL? O certificado SSL já se tornou praticamente um pré-requisito para compradores online preocupados com a sua segurança na web. No artigo de hoje, trataremos sobre o que é esse certificado e qual é a sua importância para um e-commerce. Siga lendo e boa leitura!

O que é SSL?

O certificado SSL (sigla em inglês para Secure Socket Layer — camada de soquete seguro, em tradução livre) é basicamente um tipo de proteção para manter uma conexão com a internet segura, garantindo a integridade da troca de dados entre dois sistemas.

Dessa forma, indivíduos com intenções maliciosas, como hackers, são impedidos de lerem e modificarem as informações transferidas na web. A tecnologia SSL ajuda a proteger, por exemplo, dados sigilosos de um usuário, como o seu número de cartão de crédito e senhas de login diversas.

Todos os certificados têm um prazo de validade que, depois de emitido, não permite alteração. Quando o certificado SSL expira, é preciso fazer a sua renovação, sendo necessário comprar um novo certificado e fazer uma nova instalação.

A responsabilidade pela renovação do certificado é sempre do consumidor, isto é, o dono da página. Logo, ele deve tomar as providências necessárias para tornar o seu ambiente virtual seguro para os visitantes. É recomendado adquirir um certificado pelo maior período possível e ficar atento quanto ao prazo de validade. Desse forma, é possível se precaver e não sofrer com mensagens de site não confiável prematuramente.

Em suma, um certificado SSL inibe a exposição de dados transferidos entre usuários e sites, como e-commerces. Para isso, a tecnologia SSL funciona por meio de algoritmos de criptografia, codificando os dados e impedindo que hackers tenham acesso a eles. Tal camada de proteção traz benefícios tanto para os donos de um domínio quanto para os visitantes.

Qual é a importância do certificado SSL para um e-commerce?

Muitos usuários podem não estar cientes quanto ao nome da tecnologia, porém, o serviço de proteção SSL já está bem difundido na web. As características do SSL podem ser facilmente percebidas e identificadas pelos visitantes de páginas com navegação segura. O processo de identificação de um site com certificado SSL é relativamente bem simples, uma vez que todos têm as mesmas características visuais.

Ao acessar o site que deseja checar, preste atenção na barra de endereços do navegador. Uma forma de verificar se uma página web tem o certificado SSL é conferir se o endereço disponível do site tem um “s” a mais, sendo assim alterado de “http” para “https”. O “s” vem de “secured” (seguro). Outro modo fácil de reconhecimento de autenticidade é o cadeado verde encontrado ao lado da barra de endereços.

Essa tecnologia é cada vez mais usada em e-commerces, em que são realizadas constantes transações financeiras. Isso exige a confidencialidade de dados para a segurança dos clientes. Portanto, confie apenas em páginas com o cadeado verde. Caso contrário, desconfie e tome cuidado com as informações que você disponibiliza no respectivo site. Ao comprar pela internet, é realmente necessário que a página tenha essa forma de proteção para que a compra seja segura.

Assim, o certificado SSL é importante por estabelecer ao visitante de um e-commerce, um potencial comprador, um ambiente seguro e autenticado, no qual possa fazer as suas compras com a certeza de que os seus dados estão bem protegidos. Desse modo, os clientes estreitam laços com a loja virtual, o seu e-commerce de confiança, e tornam a fazer negócios novamente com ela ao longo do tempo.

Além de oferecerem mais segurança contra golpes online, cabe destacar que páginas com o certificado SSL ativado adquirem autoridade no ranking de mecanismos de busca, como o Google, e uma melhor análise do tráfego de página.

Que impactos positivos o SSL pode causar no cliente?

O certificado SSL é uma garantia ao usuário de que ele está navegando em um ambiente digital totalmente seguro. Páginas web com a tecnologia SSL têm claros sinais visuais que notificam ao visitante que o site visitado é autêntico e confiável.

Quando um usuário visita um site, o navegador solicita ao servidor um certificado digital de forma automática. Se o certificado SSL é validado, as informações são criptografadas e é possível navegar normalmente.

Os dados só podem ser decifrados com uma chave de segurança especial. Assim, eles não podem ser interceptados no meio do caminho, tal qual um cofre de segurança que um invasor com más intenções não sabe o código para abri-lo.

Se o certificado não for validado, surge, então, na tela do internauta, uma notificação alertando-o. Dessa forma, o visitante tem a possibilidade de encerrar a sessão ou seguir navegando por sua própria conta e risco.

Como visto ao longo do texto, o certificado SSL é uma necessidade para qualquer tipo de página web profissional. No caso de um e-commerce, é imprescindível ter essa forma de autenticação para assegurar os clientes de que a loja virtual é realmente segura para compras. Além do fator de segurança, um site certificado leva vantagem no ranqueamento em mecanismos de busca.

No artigo de hoje, apresentamos o que é SSL e qual é a sua importância para um e-commerce. Quer saber mais sobre segurança na internet? Confira o nosso texto Os 7 principais desafios de segurança virtual para lojas brasileiras.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário