O que é pop-up store e quais são suas vantagens?

Está buscando diversificar as estratégias para alavancar seu e-commerce? Neste texto, queremos compartilhar uma tendência que pode transformar suas campanhas de divulgação: […]

Está buscando diversificar as estratégias para alavancar seu e-commerce? Neste texto, queremos compartilhar uma tendência que pode transformar suas campanhas de divulgação: a pop-up store.

Esse modelo de loja física é ideal para empreendimentos virtuais que querem criar um relacionamento mais próximo com o público, aproveitar a sazonalidade para vender ou, mesmo, atrair leads de forma diferenciada.

Quer entender mais sobre o tema? Então, continue a leitura.

O que é pop-up store?

O conceito de pop-up store baseia-se em uma loja física montada de forma temporária em algum local. Diferente de um empreendimento tradicional, que se planeja para estar a longo prazo em um espaço, esse modelo tem um período predefinido que costuma ser curto, como de semanas ou meses.

A ideia é chamar atenção do público que transita no local onde a loja se instala, como um shopping, uma feira de rua ou um espaço colaborativo. Em geral, a store traz um design inovador e atraente, que cria um senso de urgência e curiosidade para os consumidores que passam por perto.

O objetivo de uma loja temporária costuma ser bastante específico, como:

  • lançamento de um novo produto;
  • atração de leads da região;
  • divulgação da marca;
  • vendas em datas sazonais;
  • criação de experiências para o público;
  • teste do mercado ou de um produto.

Por isso, é fundamental que a gestão de uma loja virtual tenha um plano de ação claro antes de investir em uma loja temporária. É necessário que haja um trabalho em parceria com o marketing, tanto para explorar quais motivações são mais pertinentes quanto para pensar de que forma a campanha será realmente atrativa para o público e vai alcançar os objetivos.

Como vivemos uma expansão do comércio eletrônico, com muitos negócios sendo exclusivamente virtuais, a pop-up store se mostra como uma excelente alternativa para uma performance física de curto prazo.

Quais são as vantagens desse modelo?

A pop-up store tem se mostrado uma tendência tanto para lojas físicas quanto para as virtuais. Mas será que você conhece todos os motivos para apostar nesse tipo de estratégia? Veja algumas vantagens que separamos.

Permite aproximação do público

Uma loja exclusivamente virtual, muitas vezes, sofre com a falta de um contato mais próximo com seu público-alvo. Em diversos casos, um e-commerce demora um tempo considerável para começar a ter sucesso por conta da falta de algo palpável que transmita segurança e pessoalidade aos consumidores.

É claro que existem algumas maneiras de criar um relacionamento com o cliente. No entanto, a estratégia da pop-up store vai direto ao ponto nesse quesito. As pessoas conseguem ver de forma clara a identidade da marca, os valores que ela quer transmitir e como são os produtos.

Essa é a oportunidade ideal tanto para engajar aqueles que já compraram no e-commerce — buscando a fidelização — quanto os que já ouviram falar do seu negócio, mas ainda tinham algum receio de comprar.

Favorece captação de novos leads

Imagine passear em um shopping ou em uma feira e encontrar uma pop-up store com uma proposta criativa, um atendimento personalizado e produtos atrativos. Essa é uma das formas mais interessantes de conhecer uma marca, já que a primeira impressão é extremamente positiva.

Esse impacto nos consumidores de uma região que recebe uma loja temporária, com certeza, vai ser sentido do aumento no tráfego do seu site. As pessoas se sentem confiantes de fazer negócio e, melhor, criam uma memória afetiva do e-commerce, que gera fidelização e marketing espontâneo.

Mais um ponto interessante na captação de leads é que, com a pop-up store, esse processo se torna muito mais direcionado para um público-alvo específico que pode beneficiar seu negócio. Se sua marca procura alcançar pessoas de maior poder aquisitivo, uma iniciativa em um shopping em área nobre vai direto ao ponto. Se o objetivo é anunciar uma novidade para uma cidade do estado, aparecer naquele local alcança exatamente quem você deseja.

Mostra inovação na estratégia de marketing

Os consumidores têm buscado cada vez mais por inovação e criatividade por parte das marcas. Eles querem viver práticas diferenciadas de consumo, e a pop-up store é a chance de proporcionar experiências afetivas e sensoriais aos clientes.

Para montar uma loja temporária, que traga um resultado satisfatório e seja marcante para o público, a equipe de marketing de um e-commerce precisa investir em novidades e tendências. Oferecer interação com os produtos, compartilhar a cultura da marca e dar espaço para sugestões são algumas das ações interessantes.

A tecnologia e o design devem ter uma presença forte nesse ponto de venda, para promover o máximo engajamento. Buscar uma estratégia omnichannel também é importante, possibilitando, por exemplo, a compra de produtos na loja por meio do site e com entrega na residência.

Impulsiona as vendas em períodos específicos

Um dos caminhos mais interessantes para explorar a pop-up store é a sazonalidade. Datas específicas, como o Natal, a Black Friday e o Dia das Mães, são grandes oportunidades para todo o varejo, seja físico ou online. Que tal maximizar suas chances de lucros nesses dois espaços?

Em períodos em que todas as pessoas estão em busca de presentes diferenciados e com os melhores preços, abrir uma loja temporária com ofertas e itens mais vendidos do seu e-commerce pode impulsionar suas vendas.

Além disso, nesses momentos do ano, shoppings e feiras costumam estar ainda mais cheios, aumentando a circulação de pessoas e, consequentemente, a atração de novos leads. Isso significa que você pode ganhar clientes para o resto do ano, investindo nesse tempo específico.

Mantém o orçamento equilibrado

O orçamento de e-commerce é sempre um desafio. Afinal, trata-se de um negócio que precisa de recursos para movimentar o estoque, criar campanhas de marketing e investir em expansão. São poucos os empreendedores que pensam em transformar uma loja virtual em física, já que os custos se multiplicariam com isso.

Mas trabalhar com uma pop-up store dá a flexibilidade de se aproveitar o formato físico e suas vantagens pelo período que cabe no orçamento. Sem um contrato de meses e sem a preocupação de ter que vender muito para dar conta de um aluguel, essa iniciativa tem tudo para dar bons resultados com um planejamento sólido.

Viu como investir em uma pop-up store pode trazer benefícios extremamente atrativos para seu negócio digital? Esse é um meio inovador de performar em um ambiente físico e explorar as vantagens de um contato mais próximo com seu público.

Quer conhecer mais uma estratégia para e-commerces, que pode aumentar seu potencial de conversão? Conheça, em nosso artigo, o conceito de Mobile Commerce. Boa leitura!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário